Câmara homenageia 31 empresas na primeira edição da Honraria Júlio Redecker

por Luís Francisco Caselani última modificação 15/10/2021 02h16
14/10/2021 – O Plenário da Câmara de Novo Hamburgo reuniu na noite desta quinta-feira, 14, algumas das principais mentes empreendedoras da cidade. O motivo do encontro foi a realização da primeira sessão solene de entrega da Honraria Empresarial Júlio Redecker. Instituída pelo Legislativo há pouco menos de um mês, a premiação reconheceu em sua edição inaugural 31 pessoas jurídicas que contribuem para o desenvolvimento econômico e empresarial do município.
Câmara homenageia 31 empresas na primeira edição da Honraria Júlio Redecker

Foto: Daniele Souza/CMNH

Segundo prevê o Decreto Legislativo nº 2/2021, cada vereador pôde homenagear até três empresas. Ao todo, 11 parlamentares fizeram suas indicações. Todas as nomeações foram aprovadas em plenário. Autor do projeto que deu origem à premiação, Gustavo Finck (PP) externou sua felicidade em ver concretizada sua proposta de reconhecimento às entidades que movimentam a economia de Novo Hamburgo. “Hoje é um dia muito importante para esta Casa, por podermos homenagear quem faz acontecer no município. São empresas que estão aqui para mostrar os avanços que construíram esta cidade”, destacou Finck.

O presidente da Câmara, Raizer Ferreira (PSDB), tratou a solenidade como uma noite de lembrar legados. “Falamos de uma referência muito forte na nossa cidade e nosso estado, que foi o deputado Júlio Redecker, mas falamos também do legado que os empreendedores têm trazido a Novo Hamburgo, através da geração de emprego e renda e do bem que fazem ao nosso município”, salientou o vereador.

Júlio Redecker

Além da homenagem às empresas, a criação da honraria, aprovada no último mês de setembro, também enaltece a memória do empresário, advogado, professor e político gaúcho Júlio Redecker. Natural de Taquari, mas com forte ligação com Novo Hamburgo, Redecker exercia seu quarto mandato consecutivo como deputado federal quando se tornou uma das vítimas do acidente com o voo 3054 da Tam, em julho de 2007. Proponente da honraria, Finck justificou a escolha do nome em razão do trabalho parlamentar exercido por Redecker na defesa dos setores produtivos da região e no estímulo à consolidação de negócios em Novo Hamburgo.

No início da sessão, o vereador apresentou um vídeo recontando a história pessoal e a trajetória política do deputado. “Nós, que somos aqui de Novo Hamburgo, sabemos a importância que ele teve para o nosso município e o nosso estado. Fico muito feliz em ter proposto esta honraria e poder mencionar o nome de Júlio Redecker”, frisou Finck.

Presente à solenidade, o filho de Júlio, o também deputado federal Lucas Redecker, recebeu das mãos do vereador uma distinção especial. “Vimos a luta de meu pai para conseguir, enquanto parlamentar, ajudar o seu município e a sua região, principalmente na pauta da geração de emprego e renda. Meu pai sempre dizia que ‘pessoa que tem emprego tem dignidade’, porque, no final do mês, ela consegue colocar comida dentro de casa”, relatou Lucas.

“Esta honraria reconhecerá aquelas pessoas que trabalham, produzem, geram empregos, passam dificuldades, mas não deixam de empreender na nossa cidade. Pessoas que sabem a importância de gerar emprego para que mais famílias tenham renda e qualidade de vida. São pessoas que, além de se preocuparem com seu negócio, preocupam-se com o lado social, com as pessoas que trabalham ao lado delas. São as empresas que sustentam de fato a estrutura pública dos municípios, dos estados e da União. Não vejo, quase no pós-pandemia, momento mais oportuno para termos esta honraria. Agradeço em nome da família por esta homenagem, e que este prêmio reconheça cada vez mais a força que nós temos nos empreendedores do nosso município, que, com o seu suor, promovem de fato o desenvolvimento de Novo Hamburgo”, concluiu o deputado.

Após a manifestação, cada vereador subiu à tribuna e explicou os motivos que levaram à escolha das empresas homenageadas. Os parlamentares também aproveitaram o espaço para deixarem suas reverências à memória e ao legado de Júlio Redecker. Já no centro do plenário e com o auxílio de Lucas, os vereadores oficializaram a entrega de troféu e certificado para os representantes de cada uma das empresas indicadas.

Apenas Enio Brizola (PT), Fernando Lourenço (PDT), Sergio Hanich (MDB) e Vladi Lourenço (PSDB) não puderam comparecer à solenidade. Como Vladi havia feito suas três indicações, o vereador deve efetuar a entrega dos troféus em outro momento. Além de Redecker, a cerimônia também contou com a presença do deputado estadual e ex-vereador de Novo Hamburgo Issur Koch.

Empresas premiadas:

- Cristiano Coller (PTB): Ferga Alimentos, Grupo Wallau e Tecnolar GM Kasper

- Darlan Oliveira (PDT): AutoRede, Courocal e Gira Sol Componentes

- Felipe Kuhn Braun (PP): Broní Modas, Formóveis e Soprasinos (homenagem teve a coautoria dos vereadores Gerson Peteffi e Lourdes Valim)

- Gerson Peteffi (MDB): Cepos Mundi e Lavanderia BBC

- Gustavo Finck (PP): Colorgraf, Padaria e Confeitaria Brasil e Tintas Killing

- Ito Luciano (PTB): Madeireira Ribaczki, Matrizaria do Vale e Portal Restaurante e Pizzaria

- Lourdes Valim (Republicanos): Boutique Fruto da Fruta e Remi Auto Center

- Raizer Ferreira (PSDB): GMAD Placa Sul, Rochisa Contabilidade e RS/Tupã Indústria de Plásticos

- Ricardo Ritter (PSDB): Dispack Distribuidora, Fish TV e Flach Esquadrias

- Tita (PSDB): Centro Malhas, Móveis Eterna e Weiand Móveis

- Vladi Lourenço (PSDB): Madeireira e Construtora Irmãos Rauber, Mármores e Granitos Zampieron e Silva Auto Peças

Assista à cerimônia na íntegra: