Câmara executa plano de revitalização da calçada legal

por Tatiane Souza última modificação 30/08/2019 20h45
30/08/2019 – O plano de revitalização da Calçada Legal com o plantio de árvores frutíferas e de flores começou a ser realizado na manhã desta sexta-feira, 30 de agosto. A escolha das plantas segue orientações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), conforme o que foi debatido em audiência pública realizada recentemente no Legislativo. Também fazem parte da ação a substituição de placas de trânsito, estabelecendo vaga para idosos e pessoas com deficiência, e a renovação das demarcações da rua, realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários.
Câmara executa plano de revitalização da calçada legal

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Saiba mais: 

Parlamentares conferem obras que engajam a Câmara ao Projeto Calçada Legal 

Técnicos e comunidade debatem arborização urbana e plano de manejo do Parcão

As espécies escolhidas para ornamentar as calçadas da Câmara são cerejeiras, araçá e pitangueira. O agente de fiscalização ambiental, Diego Magnos, e o técnico rural, Carlos Drumm, ambos da Semam, trouxeram as mudas até o Legislativo e auxiliaram os servidores no plantio correto. “Escolhemos árvores de médio porte, priorizando as frutíferas e de flores, nativas do Rio Grande do Sul”, disse Drumm. Magnos acrescentou que o local onde uma árvore será plantada deve sempre ser avaliado levando em conta a característica da espécie e o porte quando adulta. Segundo os profissionais, isso evita conflitos com a rede elétrica, danos a estrutura da calçada e futuro tombamento da planta. 

Drumm explicou que no entorno das árvores plantadas no Legislativo pode ser realizado um projeto de jardinagem. E destacou a importância do tamanho do canteiro para que a planta se desenvolva adequadamente. Os profissionais ainda orientaram sobre as podas das árvores e os cuidados que devem ser tomados para garantir sua integridade.