Câmara de Novo Hamburgo homenageia os 30 anos da 30ª Região Tradicionalista

por Luís Francisco Caselani última modificação 28/07/2021 20h14
28/07/2021 – O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) comemorou na última segunda-feira, 26, os 30 anos de fundação de sua 30ª Região Tradicionalista. O órgão é responsável pela congregação de entidades e a preservação da filosofia gaúcha em Novo Hamburgo e outras 11 cidades vizinhas. Como forma de marcar a passagem da data, a Câmara dedicou o início da sessão plenária desta quarta-feira, 28, para um momento de homenagem. O reconhecimento foi proposto pelo vereador Enio Brizola (PT).
Câmara de Novo Hamburgo homenageia os 30 anos da 30ª Região Tradicionalista

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Frequentador do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Porteira Velha, do bairro Primavera, Brizola destacou a solidariedade que permeia o trabalho das regiões tradicionalistas. “Durante a pandemia, o MTG, que congrega 1,7 mil entidades em todo o estado, arrecadou milhares de toneladas de alimentos e roupas. São 1,7 milhão de pessoas filiadas a esse movimento, que vem atuando junto ao poder público em várias frentes. O MTG também teve participação importante no incentivo às orientações de higiene e saúde pública durante a pandemia. Mas uma das maiores qualidades do movimento é receber as pessoas. Sempre somos bem acolhidos nos CTGs”, ressaltou o proponente.

Felipe Kuhn Braun (PP) frisou que o movimento tradicionalista extrapola as fronteiras do Rio Grande do Sul e do Brasil. “O tradicionalismo preserva cultura, raízes. Os jovens que passam por CTGs tornam-se mais preparados para suas vidas pessoais em razão do que lá aprendem. O que deixa o trabalho ainda mais especial é vocês fazerem tudo com carinho, amor e de forma voluntária”, pontuou o progressista. “No CTG, sentimos um clima familiar. É uma das ilhas de cultura, paz e acervo cultural do nosso país. O que vocês pregam lá dentro faz bem às pessoas. Vida longa a essa essência de trazer para um mundo conflituoso palavras de paz, harmonia, conhecimento e virtude”, complementou Gerson Peteffi (MDB).

Após a fala dos vereadores, Enio Brizola entregou um quadro comemorativo em nome da Câmara ao coordenador da 30ª Região Tradicionalista, Carlos Moser. Sua vice, Laura Callegaro, subiu à tribuna para agradecer o reconhecimento. “Esta é a mais jovem das regiões tradicionalistas, que tem buscado dia a dia, há 30 anos, ajudar cada entidade de seus 12 municípios. O tradicionalismo se faz dentro dos galpões, e a nossa região apoia cada um desses galpões. Apenas em Novo Hamburgo, são 11 entidades. Temos muito a colaborar e somos gratos pelo reconhecimento ao trabalho que fazemos”, afirmou.

Vice-presidente de Administração e Finanças do MTG, Ilva Goulart deslocou-se de Alegrete para acompanhar as atividades comemorativas da 30ª Região Tradicionalista. “Quero desejar a todos os patrões meu abraço e meu agradecimento. Este é um momento extremamente emocionante para mim, por ver nesta Casa a disponibilidade de todos os vereadores. Obrigado por terem dedicado e apoiado esta homenagem. Os senhores nos ajudam a fazer um trabalho social. Sigam confiando neste movimento tradicionalista, que deixaremos juntos uma herança de respeito e solidariedade”, finalizou.

30ª RT

A criação da 30ª Região Tradicionalista foi aprovada em convenção promovida pelo MTG no dia 26 de julho de 1991. Resultado de desmembramento da 12ª RT, o órgão foi idealizado com o objetivo de garantir maior assistência, acompanhamento, orientação e presença junto às entidades e centros tradicionalistas localizados nos municípios de Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval e Sapiranga. Desde 2005, a coordenadoria mantém sua sede jurídica junto à Estação Rodoviária Normélio Stabel.

registrado em: