Câmara aprova semana voltada ao combate à obesidade infantil

por Luís Francisco Caselani última modificação 06/07/2021 00h03
05/07/2021 – Após dois pedidos de vista, os vereadores hamburguenses votaram nesta segunda-feira, 5, em primeiro turno, projeto de lei que cria a Semana do Combate à Obesidade Infantil. Proposta por Gustavo Finck (PP), a iniciativa busca estimular ações eficazes de divulgação sobre as causas, riscos e tratamentos do sobrepeso nessa faixa etária. O texto estabelece que as atividades alusivas sejam promovidas sempre na terceira semana de outubro. A matéria foi aprovada por unanimidade.
Câmara aprova semana voltada ao combate à obesidade infantil

Foto: Daniele Souza/CMNH

“O intuito primordial é pensar no futuro das crianças, jovens e adultos, conscientizando-os da importância da prática regular de exercícios físicos e o cuidado com a alimentação, melhorando a qualidade de vida e prevenindo doenças físicas e psíquicas”, explica o progressista, que apontou o aumento no índice de casos da doença no último ano.

O Projeto de Lei nº 13/2021 deve retornar à pauta na sessão desta quarta-feira, 7. Recebendo nova aprovação e a sanção da prefeita Fátima Daudt, os dispositivos que criam a semana de conscientização e enfrentamento à doença serão acrescidos à Lei nº 3.089/2018, que instituiu a Política Municipal de Combate à Obesidade.

Enio Brizola (PT) elogiou o colega pela proposição. “O projeto contribui contra uma das doenças que vêm afetando crianças e adolescentes. Quando votamos a lei original, lembro uma fala do então vereador Naasom Luciano sobre ter começado a desenvolver a obesidade ainda na infância. É uma doença da qual a família inteira precisa de tratamento”, concluiu o parlamentar.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

registrado em: