Câmara apoiará entidades da área da saúde em campanhas de prevenção e conscientização

por Jaime Freitas última modificação 27/11/2019 21h33
27/11/2019 – Embora ainda falte a aprovação em segundo turno, o acolhimento unânime na primeira votação indica que a Câmara de Novo Hamburgo em breve contará com seu Calendário Pró-Saúde. A iniciativa, elaborada por Raul Cassel (MDB), reúne os tradicionais meses coloridos adotados por associações médicas e organizações não governamentais para designar campanhas informativas de prevenção e combate a doenças diversas. O intuito do substitutivo ao Projeto de Resolução nº 4/2019, aprovado nesta quarta-feira, 27, é aliar o Legislativo às entidades municipais, reforçando o alcance e incentivando a realização de ações alusivas. Ao todo, o calendário abrange 24 campanhas, distribuídas ao longo dos 12 meses do ano (veja tabela completa abaixo).
Câmara apoiará entidades da área da saúde em campanhas de prevenção e conscientização

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Segundo o autor da proposta, a criação do calendário pró-saúde proporciona a utilização dos meios de comunicação da Câmara para divulgar ações que sensibilizem as pessoas e causem impacto na vida do cidadão. “Assim como foi instituído o ‘Outubro Rosa’ e o ‘Novembro Azul’, nós elencamos uma série de patologias, que não estão lá apenas para ficar no calendário do município para que nada aconteça. O objetivo é que, no ano que vem, possamos explorar mais esses assuntos em forma de informação à comunidade, especialmente àquelas pessoas que acessarem os meios de comunicação da Câmara Municipal. Então, aqui estão inseridas, com cores diferentes, assim como essas que eu citei, diversas doenças como fibrose cística, câncer infanto juvenil, câncer de mama, doenças venéreas, câncer de próstata, câncer Infantil, HIV, ou seja, uma série de enfermidades que passam a ser discutidas e divulgadas pelos nossos meios de comunicação, com orientação para a população, de como devem proceder diante desses casos, de que tipo de serviço devem buscar. Um projeto bastante simples, mas uma maneira saudável de nós ocuparmos o nosso espaço qualificado de mídia”, disse Raul Cassel.

Conforme o substitutivo, a Câmara deverá atuar na divulgação de informações, na promoção de palestras, cursos ou eventos e na produção de materiais gráficos, reportagens e entrevistas com profissionais das diferentes áreas. Entre os objetivos está o intercâmbio de conhecimento com os cidadãos, a potencialização do debate político sobre temas de saúde pública e a aproximação entre Legislativo e população. A estrutura física da Câmara ficará à disposição das entidades para a realização de atividades atinentes aos meses em questão.

As ações serão pautadas pelas cores, que também iluminarão a fachada do Palácio 5 de Abril. Além da conscientização e combate a enfermidades, o calendário engloba campanhas de incentivo à doação de órgãos, sangue e medula óssea, prevenção ao suicídio, importância do aleitamento materno e segurança no trânsito e no trabalho. O substitutivo estabelece alguns temas já conhecidos, mas deixa em aberto a adesão de novas iniciativas.

 

Confira as campanhas:

Calendário pró-saúde

 

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

registrado em: