Boa Saúde recebe primeira edição do Domingo por Elas no dia 28

por Luís Francisco Caselani última modificação 29/07/2019 18h46
24/07/2019 – Aproximar-se das mulheres e famílias que vivem a realidade da violência caladas é o principal desafio da Rede Integrada Laço Lilás. Para isso, o grupo idealizou um evento itinerante que ofertasse à comunidade hamburguense serviços gratuitos e, principalmente, informação sobre os caminhos de atendimento. Com essas características, será promovida no dia 28 de julho a primeira edição do Domingo por Elas. A atividade ocorrerá das 14h às 17h no Centro de Artes e Esportes Unificados, mais conhecido como Praça CEU, na rua do Bosque, sem número, no bairro Boa Saúde. A programação seguirá inalterada mesmo com chuva.
Boa Saúde recebe primeira edição do Domingo por Elas no dia 28

Kassiane Michel/CMNH

Para convidar os parlamentares e a comunidade, a vereadora Tita (PP), procuradora especial da Mulher, fez uso da tribuna durante a sessão desta quarta-feira, dia 24. Ela destacou que o evento contará com profissionais voluntários que oferecerão orientações sobre os procedimentos em caso de violência doméstica, dicas sobre saúde bucal para adultos e crianças, cortes de cabelo gratuitos, brinquedos, brechó solidário e atendimentos básicos de saúde.

Apresentaremos a rede de atendimento levando o nosso trabalho para as comunidades, porque sabemos da dificuldade diária das cidadãs em procurar os serviços. Em vez de elas precisarem vir, nós iremos até elas. Também distribuiremos panfletos com todas as informações sobre a rede de atendimento para vítimas de violência doméstica, alcançando mulheres e vulneráveis”, explicou. Presidente da Câmara no ano de criação da Procuradoria Especial da Mulher, Felipe Kuhn Braun (PDT) parabenizou a atuação da vereadora. “Não fazemos a ideia do número de mulheres que precisam desse apoio e desse cuidado”, frisou.

Primeira procuradora da Mulher, Patricia Beck (sem partido) também enalteceu a continuidade do trabalho realizado. “Cada vez mais nos fortalecemos e nos tornamos um espaço de acolhimento para essas mulheres. Que bom que a vereadora veio com esse espírito de levar o atendimento e informações para os bairros. É importante as cidadãs se sentirem valorizadas e saberem que existem inúmeras portas abertas para recebê-las”, salientou. A ideia é que futuras edições do Domingo por Elas contemplem também os bairros Santo Afonso, Canudos e Diehl, localidades com os piores índices de agressão no Município.

Local da atividade

Situado na rua do Bosque, s/nº, o CEU possui quadras esportivas, área de jogos, salão, playground, equipamentos de ginástica e quadra coberta. Ele integra, em um mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.

Laço Lilás

Criada em 2017, a Rede Integrada Laço Lilás reúne entidades voltadas para o atendimento a vítimas de violência de gênero. O grupo tem como meta fazer Novo Hamburgo recuar na lista de líderes de ocorrências no Estado. Com encontros promovidos na sede do Legislativo e organizados pela Procuradoria Especial da Mulher, a rede é composta pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Brigada Militar, Patrulha Maria da Penha, Centro de Referência e Atendimento Creas/Viva Mulher, Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (Nadim) e  Laços de Vida, ambos da Feevale, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher (Comdim) e dos Direitos e Cidadania do Idoso (CMDCI), Comissões da Mulher e da Criança e Adolescente da OAB/NH, Conselho Tutelar, Guarda Municipal e coletivos femininos. O evento deste domingo contará ainda com o apoio do Sesc/Fecomércio, Sorrifácil e Secretaria Municipal da Saúde.