Audiência pública debate nesta quinta-feira o cicloturismo em Novo Hamburgo

por Maíra Kiefer última modificação 18/08/2021 23h12
18/08/2021 – O cicloturismo e seus avanços em Novo Hamburgo pautará audiência pública nesta quinta-feira, 19, às 19h. A sugestão da data, feita por Gustavo Finck (PP), ocorreu por se tratar do Dia Nacional do Ciclismo. A atividade, proposta por meio de requerimento da Comissão de Educação (Coedu), será híbrida, com a participação do público presencialmente no Plenário e de maneira remota, por meio de perguntas enviadas pelo WhatsApp 99547 2940. Os interessados poderão acompanhar a transmissão pela TV Câmara NH,vcanal 16 da Claro/Net, e YouTube da emissora legislativa.

Estão programadas as participações do deputado federal Covatti Filho; do deputado estadual Issur Koch (PP), presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Ciclista e Cicloturismo; do Diretor de Turismo, Deivid Schu; do Diretor de Trânsito, Eliseu Raimundo; e de Daniel Hunger, ciclista e empresário do ramo. A Coedu é integrada por Felipe Kuhn Braun (PP), presidente, Finck, secretário, e Ricardo Ritter - Ica (PSDB), relator.

Proposta em debate

Além do debate público, o tema consta em proposta em tramitação na Casa Legislativa. O PL nº 50/2021, de autoria de Finck, propõe que a Semana Municipal do Ciclista englobe 19 de agosto, Dia do Passeio Ciclístico, data também proposta pelo secretário da Coedu para constar no calendário do Município. A proposição entrou na ordem do dia de segunda-feira, 16, e teve pedido de vista de 15 dias, feito por Sergio Hanich – Serjão, aprovado em Plenário.

O projeto visa a promover a conscientização da atividade como instrumento de qualidade de vida e buscar soluções para a ampliação de vias exclusivas para bicicletas e desenvolver o respeito mútuo entre motoristas, ciclistas e pedestres. Para não haver datas duplicadas, a matéria ainda revoga a Lei Municipal nº 2.160/2010. Anterior à norma federal, o regramento estabelece 5 de novembro como o Dia do Ciclismo em Novo Hamburgo.