Audiência pública aborda modalidades de acolhimento de crianças e adolescentes

por Jaime Freitas última modificação 08/09/2021 17h17
08/09/2021 – A Câmara Municipal de Novo Hamburgo realiza nesta quinta-feira, 9, a partir das 19h, uma audiência pública sobre as modalidades de acolhimento de crianças e adolescentes – experiências com Casa Lar, abrigo e família acolhedora. O evento é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos (Codir) da Casa Legislativa. As vagas no plenário são restritas a 40 devido à pandemia do coronavírus, e a transmissão ao vivo ocorrerá pelo canal 16 da Claro/NET e pelo YouTube da TV Câmara NH.

Motivada pela mudança de contrato da Cecrife Querubim para modalidade Casa Lar, a atividade terá como participantes Andiara Zanella, conselheira tutelar da Microrregião 2; Andreia Herminia Alliatti, 2ª promotora de Justiça da Promotoria de Justiça Especializada de Novo Hamburgo; Angela Martini, Juíza de Direito do Juizado Regional da Infância e Juventude; Eliton Ávila, secretário municipal de Desenvolvimento Social; Fernanda Luft, procuradora-geral de Novo Hamburgo; Helio Feltes Filho, assessor jurídico do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Madalena Regina Soares, conselheira tutelar da Microrregião 1; as deputadas estaduais Sofia Cavedon Nunes (PT) e Zilá Breitenbach (PSDB). 

O vereador Enio Brizola, presidente da Codir, acredita que as inúmeras dúvidas existentes sobre o caso da Cecrife e de outras instituições podem ser esclarecidas na audiência pública, com participação da promotoria, conselho tutelar, entre outros, para munir a comunidade e as entidades com mais informações sobre as modalidades. Ele sugeriu que experiências de cidades que implantaram essas estruturas e de seus resultados sejam trazidos a público para avaliação. 

A Codir também é composta pelas vereadoras Semilda Tita (PSDB), relatora, e Lourdes Valim (Republicanos), secretária.