Associação de moradores reivindica melhorias para o bairro São Jorge

por Luís Francisco Caselani última modificação 04/06/2019 00h02
03/06/2019 – Recentemente eleito presidente da Associação de Moradores Bem Comum do Bairro São Jorge, Eliseu Raimundo utilizou a tribuna da Câmara durante a sessão desta segunda-feira, 3 de junho, para apresentar a nova equipe diretiva e externar aos vereadores reivindicações e demandas da região. O cidadão também convidou os parlamentares a participarem de um momento de conversa com os moradores no dia 20 de julho, a partir das 9h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Prudente de Moraes.
Associação de moradores reivindica melhorias para o bairro São Jorge

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Raimundo destacou a transparência do processo de criação da associação, em ideia fomentada a partir de um grupo de WhatsApp voltado para as questões de segurança. “Já começa a se formar uma equipe para representar os anseios do bairro”, salientou o presidente, que enumerou as principais reivindicações levantadas nas primeiras reuniões. A prioridade relatada pelos moradores é o retorno dos atendimentos de saúde da família na antiga sede da USF São Jorge. O principal motivo seria a dificuldade no acesso de pessoas idosas e com mobilidade reduzida.

A vereadora Patricia Beck (PPS) contou ter recebido retorno a requerimento de informações de que a Secretaria de Saúde estaria estudando colocar o posto de saúde no local anterior. “Também sugerimos que o bairro contasse com um posto-modelo, com atendimento até as 22h e equipado com pediatra, ginecologista e dentista”, afirmou. Enfermeiro Vilmar (PDT) criticou a ausência de diálogo com os moradores quando se pensou a realocação da unidade de saúde. “O local onde hoje está a USF Kraemer dificultou especialmente para as pessoas idosas”, reforçou.

Melhorias no bairro

O presidente da associação ainda elencou a necessidade de segurança mais efetiva no bairro, melhorias na rua Rosalina Gerhardt, lombada na rua Germano Gerhardt, implantação de uma academia de rua e serviço de desassoreamento e canalização no arroio Luiz Rau. “Nossa peregrinação por melhorias no bairro será incessante. Teremos uma agenda oficial com a prefeita nos próximos dias”, antecipou Raimundo. Patricia Beck também indicou a necessidade de desassoreamento ao longo de todo o trecho do arroio Pampa no bairro e lembrou que os parlamentares sempre recebem negativas para pedidos de lombada. “Mas é importante essa soma de uma comunidade reunida”, comemorou.

O vereador Felipe Kuhn Braun (PDT) disse que muitos de seus encaminhamentos são referentes ao São Jorge. “Muitas dessas demandas ficam apenas na expectativa”, lamentou. Os colegas de MDB Raul Cassel e Sergio Hanich elogiaram a iniciativa de formação da associação de moradores. Cassel ainda destacou a capacidade de Eliseu em concatenar pessoas em prol de um projeto e apresentou uma situação que torna o São Jorge alvo de criminosos. “Há muitas rotas de fuga, então se torna um bairro interessante para o furto de veículos. Uma das coisas que foram feitas foi a colocação de câmeras de controle, instaladas em parcerias com entidades privadas”, apontou o presidente da Câmara.

Canudos

Frequentador assíduo das sessões da Câmara, o líder comunitário Pedrinho de Oliveira também fez uso do expediente da Tribuna Popular nesta segunda-feira para apresentar atividades sociais, culturais e esportivas desenvolvidas pela Sociedade Novos Talentos, a qual integra, e destacar o avanço de obras públicas no bairro Canudos. Ele também indicou intervenções que julga necessárias para a melhor ligação entre as diferentes localidades do bairro e agradeceu homenagem recebida da comunidade escolar da EMEF Vereador Arnaldo Reinhardt.



Tribuna Popular

Durante as sessões ordinárias, pessoas previamente inscritas também têm direito à fala, por meio do expediente da Tribuna Popular. As inscrições devem ser feitas junto à Secretaria da Casa, no terceiro andar, a partir do preenchimento de uma solicitação. As datas serão estabelecidas conforme disponibilidade de agenda.