Asbem apresenta ações sociais de formação profissional e cidadã de jovens e adolescentes

por Jaime Freitas última modificação 06/11/2019 19h53
06/11/2019 – A convite do presidente da Câmara, Raul Cassel (MDB), a responsável pelo suporte Pedagógico e Administrativo da Associação do Bem Estar da Criança e do Adolescente (Asbem), Daniela Sperb, participou da sessão plenária desta quarta-feira, 6, para apresentar o plano de trabalho da instituição. Com sede no bairro Pátria Nova, a entidade atua há mais de quatro décadas com foco no resgate social de jovens a partir de sua inserção produtiva e qualificação profissional.
Asbem apresenta ações sociais de formação profissional e cidadã de jovens e adolescentes

Foto: Kassiane Michel/CMNH

A Asbem é uma Organização da Sociedade Civil que tem o compromisso de promover ações sociais oportunizando a integração socioeducativa, formação profissional e cidadã de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A entidade luta para resgatar vidas, erradicar o trabalho infantil, prevenir à exposição dos jovens aos mais diversos tipos de violência, contribuir com o retorno ou permanência dos adolescentes e jovens na escola, fortalecer os vínculos familiares e auxiliar a construir sonhos e histórias”, disse a educadora.

Por meio do programa do Centro de Iniciação Profissional – CIP, a Asbem oferece cursos da Lei da Aprendizagem – Jovem Aprendiz e proporciona aos jovens que vivem em situação de vulnerabilidade a qualificação profissional, a inclusão produtiva no mercado de trabalho e o desenvolvimento de habilidades sociais, provocando a melhoria na qualidade de vida desses jovens, adolescentes e seus familiares desde o primeiro mês quem ingressam nos cursos.

As ações da Asbem só são possíveis com a parceria das empresas cotistas, que contratam os jovens, com o poder público municipal e estadual, com o Projetos Sócias, pessoas jurídicas e físicas, que fazem o repasse de recursos em doação no pagamento do imposto de renda”, informou Daniela Sperb.

Saiba mais sobre o trabalho da Asbem.


A Asbem

Criada em outubro de 1976, a Asbem surge a partir de um movimento comunitário preocupado com a integração socioeducativa e a formação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade. Hoje, a organização pauta sua atuação pelo resgate de vidas, erradicação do trabalho infantil, prevenção à exposição de adolescentes à violência, permanência na escola e fortalecimento de vínculos familiares.

O principal programa desenvolvido pela entidade é o Centro de Iniciação Profissional, com cursos de aprendizagem comercial destinados a pessoas de 14 a 24 anos de idade. O projeto pedagógico busca o desenvolvimento integral do jovem, a formação profissional cidadã e o aumento da empregabilidade, resgatando e construindo saberes para a vida em sociedade e o mundo do trabalho. A Asbem ainda atua com profissionais especializados nas áreas de administração, pedagogia, psicologia e serviço social.