Artistas vencedores do Festival Ronco do Bugio são de Novo Hamburgo

por Tatiane Souza última modificação 10/09/2019 16h27
09/09/2019 – Os ganhadores do 28º Festival Ronco do Bugio, realizado em São Francisco de Paula, nos dias 30 e 31 de agosto, Paulo Moraes Trentin, compositor da música Campo Galponeiro, e Carlos Moller, autor da melodia, ocuparam a tribuna na sessão desta segunda-feira, 9, a convite do vereador Fernando Lourenço (Solidariedade). Trentin agradeceu o reconhecimento do Legislativo em prol da cultura gaúcha.
Artistas vencedores do Festival Ronco do Bugio são de Novo Hamburgo

Foto: Daniele Souza/CMNH

“É uma honra levar a bandeira de Novo Hamburgo pelas nossas andanças. Momentos assim nos motivam a continuar realizando obras como essa vencedora do Ronco do Bugio, um dos maiores festivais nativistas do Estado”, completou. 

Fernando Lourenço parabenizou os artistas. Raul Cassel (MDB) pediu que cantassem o hino rio-grandense, já que o momento antecede a Semana Farroupilha. 

O Ronco do Bugio

O evento é realizado desde 1986 e conta com músicas concorrentes somente em ritmo de bugio – o único nascido em terras gaúchas. Segundo os vencedores, todos os anos mais de 100 composições são inscritas, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. As 12 melhores canções vão integrar a gravação do CD do festival. 

Em 1986, o ganhador do festival foi o cantor Leonardo, acompanhado pelos Monarcas. Outros grandes nomes da música regional gaúcha já passaram pelo Ronco: Albino Manique, Chico Castilhos, Grupo Os Mirins, os Serranos, entre outros.

registrado em: