Aprovado nome de Jayme Correa Francisco para rua em Canudos

por Luís Francisco Caselani última modificação 22/06/2022 19h05
22/06/2022 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 22, a nova denominação da rua 4 do loteamento Excel, no bairro Canudos. Proposta assinada pelo vereador Ito Luciano (PTB) sugere homenagem ao funcionário público Jayme Correa Francisco, que atuou como fiscal na Prefeitura entre as décadas de 1960 e 1990. Apesar da aprovação unânime, o Projeto de Lei nº 24/2022 ainda passará por nova votação na próxima segunda, 27, antes de ser enviado para análise do Executivo.
Aprovado nome de Jayme Correa Francisco para rua em Canudos

Foto: Moris Mozart Musskopf/CMNH

Nascido em 24 de janeiro de 1928, no município de General Câmara, Jayme consolidou sua vida pessoal e profissional em Novo Hamburgo. Conheceu na cidade sua esposa Lezi, com quem teve seis filhos, dez netos e seis bisnetos. Na Prefeitura, trabalharia durante 34 anos, entre 1961 e 1995. De bom convívio com seus colegas, deixou a Administração sob o apelido carinhoso de Tio Jayme. Após a aposentadoria, aproveitou os últimos meses de vida ao lado da família. Jayme faleceu na véspera do Natal de 1997, perto de completar 70 anos.

A rua 4 do loteamento Excel, que deve ser batizada em homenagem ao servidor público, é uma via sem saída com início na rua América, entre as ruas Samuel Morse e Santo André.

Leia na íntegra o PL nº 24/2022.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

registrado em: