Aprovada concessão de auxílio financeiro à Associação Amigos Carreteiros de Lomba Grande

por Maíra Kiefer última modificação 25/02/2019 23h19
25/02/2019 – Os vereadores apreciaram, em regime de urgência, nesta segunda-feira, 25 de fevereiro, o Projeto de Lei N° 9/2019, de autoria do Executivo, que autoriza a concessão de auxílio financeiro para a Associação Amigos Carreteiros de Lomba Grande. O objetivo do repasse é subsidiar despesas de custeio e administração da entidade e proporcionar a implementação de projetos e atividades de valorização da agricultura familiar, entre as quais a Carreteada de Lombra Grande, evento tradicional que chega em 2019 a sua 16ª edição e que consta no Calendário de Eventos Culturais de Novo Hamburgo.
Aprovada concessão de auxílio financeiro à Associação Amigos Carreteiros de Lomba Grande

Foto: Jaime Freitas/CMNH

O PL nº 9/2018, protocolado nesta segunda-feira, entrou na pauta de votações após pedido de urgência do Executivo. O texto estabelece prazo de 60 dias, contados a partir da liberação da verba, para que a entidade preste contas sobre a utilização do valor. Caso o recurso seja utilizado para outro fim, ou a prestação de contas seja reprovada ou apresentada fora do prazo, a entidade ficará responsabilizada pela restituição do valor transferido, acrescido de juros e correção monetária.

A XVI Carreteada de Lomba Grande ocorrerá nos próximos dias 2 e 3 de março de 2019, nas ruas de Lomba Grande, terminando com eventos culturais nas dependências da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande.

Justificativa

Na justificativa de apresentação do projeto, o Executivo defende que "a realização da Carreteada de Lomba Grande é um evento que busca o reconhecimento e o consequente fortalecimento da agricultura familiar no Município de Novo Hamburgo, gerando, além da integração entre os participantes, o resgate cultural das tradições de nossos antepassados.

O carro de bois, hoje, é muito mais que um símbolo da agricultura familiar. Sua importância remota ao início da colonização, quando foi fundamental no desempenho, não somente, da agricultura familiar, mas também da comunidade de Lomba Grande. Pelos carros de bois escoavam as riquezas produzidas pelas famílias, possibilitando o transporte da produção para a comercialização em diferentes localidades do Vale dos Sinos. Essa prática tradicional permanece até hoje na localidade, sendo importante vetor de desenvolvimento humano e econômico, assim corno manifestação cultural que marca a comunidade de Lomba Grande.

Dada sua importância Cultural, a Carreteada faz parte do calendário oficial do Município, e como forma de garantir o reconhecimento daqueles que trabalham no setor primário, vencendo as intempéries para que a população tenha alimentos em suas mesas.".

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.