Após remodelação, estúdio da TV Câmara NH recebe nome do repórter Antônio Mendes

por Tatiane Souza última modificação 19/12/2019 13h36
18/12/2019 – Onze anos após a sua inauguração, o estúdio da TV Câmara NH receberá o nome do radialista, repórter, comentarista esportivo e apresentador Antônio Mendes. A homenagem ao profissional que atuou como assessor de comunicação do Parlamento hamburguense durante a década de 1980 ocorreu nesta quarta-feira, dia 18, para marcar a reformulação de parte das instalações da emissora. Mendes faleceu no último dia 15 de julho aos 82 anos.
Após remodelação, estúdio da TV Câmara NH recebe nome do repórter Antônio Mendes

Foto: Daniele Souza

A Resolução nº 3/2019, que define a denominação do local, foi idealizada pela Mesa Diretora do Legislativo, composta pelo presidente Raul Cassel (MDB), o vice Gerson Peteffi (MDB) e os secretários Gabriel Chassot e Cristiano Coller (ambos da Rede). Aprovada em segundo turno no dia 21 de outubro, a peça normativa determina que o novo nome permaneça exposto em quadro na entrada do ambiente de gravação. Localizado no quinto andar do Palácio 5 de Abril, o estúdio recebe a estrutura do canal institucional de televisão da Câmara de Novo Hamburgo.

Além de Cassel, estavam presentes os vereadores Chassot, Enio Brizola (PT) e Semilda dos Santos – Tita (PP) na atividade. O presidente destacou que a homenagem recebeu o aval de todos os parlamentares. “É um prazer conceder esse reconhecimento a uma pessoa benquista pela cidade, que foi representativo em seu tempo e que teve atuação no rádio, no jornal, no esporte, principalmente no nosso querido varzeano”, ressaltou o presidente. 

Os filhos Adilson, Ariel e Nilson, os irmãos Angenor e Nicanor e o sobrinho João Francisco Mendes acompanharam a solenidade de descerramento da placa. “Meu pai deixou um legado para Novo Hamburgo. Nos ensinou sobre ética e moral. Independente da ideologia política, todos o queriam bem e esse é o segredo da vida: conviver com as divergências e ser verdadeiro. Agradeço por essa homenagem com muita emoção”, ressaltou Adilson Osvaldo Mendes. Antônio também é pai de Edilson, Elmar e Tiago Muriel. 

A emissora é responsável pela transmissão das sessões plenárias e por divulgar ações realizadas pelo Legislativo. A programação pode ser assistida às segundas, terças e quintas-feiras, das 17h às 22h, e às quartas e sextas, das 13h às 20h, pelo canal 16 da Net e pelo portal.camaranh.rs.gov.br. Os conteúdos também são disponibilizados nas páginas oficiais da TV Câmara no Facebook, desde 2017, e no YouTube, há mais de oito anos. No endereço youtube.com/tvcamaranh, a população tem acesso a reportagens institucionais e programas produzidos pelo canal do Legislativo, que também abordam outros assuntos de interesse público envolvendo educação, saúde e cidadania. 

Histórico

Iniciada em 11 de abril de 1996, na administração do então presidente Luiz Carlos Schenlrte, a TV Câmara de Novo Hamburgo foi pioneira no estado. Nos primeiros tempos, as sessões eram gravadas e, posteriormente, transmitidas pela Net. Em 2002, as reuniões dos vereadores em plenário passaram a ser transmitidas ao vivo, o que ocorre até hoje. A partir de 2005, a TV Câmara passou a desenvolver sua própria grade, com entrevistas, programas culturais e reportagens sobre assuntos de interesse da comunidade. Em maio de 2011, além da exibição no canal por assinatura, a TV do Legislativo hamburguense passou a ser transmitida também pela internet, no portal da Câmara. Desde novembro deste ano, as exibições ao vivo são feitas via YouTube.

 Repaginação dos cenários

Para a reformulação dos cenários, foi despendida uma soma de R$ 8.094,56, contando a contratação de marcenaria para a criação e execução de painel de MDF móvel, que pode ser utilizado em feiras e eventos externos, e de seis estruturas de encaixe para colocação de imagens, além de ajustes na mesa do estúdio. Nesse valor, está incluída também a impressão de adesivos de grande formato e a compra de tinta para chroma key. As imagens e as artes foram produzidas pela equipe de comunicação da Casa, não gerando custos extras aos cofres do Legislativo. 

Logo

Em outubro de 2018, a emissora inaugurou sua nova identidade visual. Com aspecto mais contemporâneo, com linhas simples e sem excessos, o logo faz referência ao Monumento ao Sapateiro, obra do artista Flávio Scholles em homenagem aos funcionários da indústria calçadista e um dos principais ícones da cidade. Para a criação do novo símbolo da emissora, também não houve necessidade de contratação de agência ou de profissionais externos. 

Concebido por funcionários da Assessoria de Comunicação, essa é a terceira marca adotada pela TV Câmara desde sua fundação. O canal começou a funcionar com um logo fortemente identificado com o Parlamento. Uma representação de vereadores, obra do artista Luís Carlos Ribeiro, exposta na fachada do prédio da Câmara, inspirou a criação da primeira identidade visual. Após 12 anos, foi substituído por um logo com uma relação maior com a cidade de Novo Hamburgo, no qual apareciam prédios e o vale, com a utilização de mais cores.