Antiga estrada dos Diehl se chamará Irineu Müller

por Tatiane Souza última modificação 28/09/2022 23h54
28/09/2022 – Os vereadores hamburguenses voltaram a aprovar por unanimidade nesta quarta-feira, 28, projeto de lei assinado por Gustavo Finck (PP) que dá o nome de rua Irineu Müller à via pública conhecida popularmente como a “antiga estrada dos Diehl”, em Lomba Grande. Com a decisão favorável em segundo turno, a proposta segue agora para avaliação do Executivo. Natural de Novo Hamburgo, Müller teve papel de destaque na consolidação da Carreteada de Lomba Grande, evento anual que chegou à sua 18ª edição em abril.
Antiga estrada dos Diehl se chamará Irineu Müller

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Nascido em 27 de julho de 1953, Irineu dedicou sua vida à agricultura, herança de seu pai, e à família. Casado com Dione, teve duas filhas e quatro netos. Além do trabalho na lavoura, foi figura importante para a preservação de tradições rurais no município. Um dos fundadores da Associação dos Amigos Carreteiros de Lomba Grande, ajudou a transformar a Carreteada em parte representativa da cultura e identidade locais, resgatando a história dos primeiros colonos e criando um ambiente festivo para a comunidade. 

O autor Gustavo Finck (PP) usou a tribuna para pedir novamente a aprovação da matéria. Em sessão especial realizada no dia 19 de setembro na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, o projeto havia sido aprovado em primeiro turno, com a presença das filhas do homenageado, Irineu Müller.

Saiba mais: Câmara aprova Carreteada de Lomba Grande como patrimônio histórico-cultural da cidade 

Irineu faleceu no dia 14 de agosto de 2021, aos 68 anos. “O homem sem camisa e de chapéu de palha não anda mais pelas estradas do Taimbé, localidade de Lomba Grande onde viveu, mas seu legado de simplicidade, trabalho, honra e amor à família segue forte com as filhas, os genros e os netos”, sublinha Gustavo Finck. 

Localização da rua

A estrada dos Diehl, que deve se tornar rua Irineu Müller, tem início na estrada da Integração Leopoldo Petry e segue em direção norte até encontrar a estrada Porto das Tranqueiras. 

Leia na íntegra o Projeto de Lei nº 71/2022. 

Para o projeto virar lei

Para que um projeto se torne lei depois de aprovado em segunda votação, ele deve ser encaminhado à Prefeitura, onde poderá ser sancionado e promulgado (assinado) pela prefeita. Em seguida, o texto deve ser publicado, para que todos saibam do novo regramento. Se o documento não receber a sanção no prazo legal, que é de 15 dias úteis, ele volta para a Câmara, que fará a promulgação e ordenará sua publicação. Quando isso ocorre, é dito que houve sanção tácita por parte da prefeita. 

Há ainda a possibilidade de o projeto ser vetado (ou seja, rejeitado) parcial ou totalmente pela prefeita. Nesse caso, o veto é analisado pelos vereadores, que podem acatá-lo, e então o projeto não se tornará lei, ou derrubá-lo, quando também a proposta será promulgada e publicada pela Câmara. 

registrado em: