Alvales solicita cedência de espaço para sua biblioteca comunitária

por Luís Francisco Caselani última modificação 15/10/2019 14h53
15/10/2019 – Há quatro anos, a Academia Literária do Vale do Rio dos Sinos (Alvales) inaugurou a Biblioteca Comunitária Marieta Constante da Silva. O acervo, que conta com mais de 8 mil títulos, está sediado na rua Arthur Momberger, 1072, no bairro Diehl. No entanto, a incerteza quanto à continuidade do trabalho no atual espaço fez com que a instituição buscasse uma alternativa. Em tratativas com a Prefeitura, foi disponibilizado um imóvel no mesmo bairro. A presidente da entidade, Renate Gigel, solicita brevidade no trâmite da autorização de uso. Em reunião da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Câmara (Coedu) nesta segunda-feira, 14, o chefe de gabinete da prefeita, Lineo Baum, explicou que ainda falta a juntada de documento para dar início ao processo de cedência.
Alvales solicita cedência de espaço para sua biblioteca comunitária

Fotos: Kassiane Michel/CMNH

Acompanhado da subprocuradora Carolina Lampert, Baum ressaltou que o Município também tem a preocupação em manter o trabalho desenvolvido. O imóvel sugerido fica na rua Bernardo Dejalmo Ludwig, 190. “Não conseguimos dar andamento ao processo em razão da falta de documentos, o que já está sendo providenciado pela Alvales. Sendo feita a entrega, agilizaremos a cedência”, garantiu o chefe de gabinete. Renate apresentou o projeto encaminhado ao Executivo para reivindicar o espaço. “Queremos a preservação da nossa biblioteca”, frisou. A iniciativa conta hoje também com videoteca, geladoteca, teatro de fantoches e de customização e oficinas infantis.

Leia também: Presidente da Alvales destaca trabalhos desenvolvidos pela instituição

O presidente da Coedu, Felipe Kuhn Braun (PDT), a relatora Tita (PP) e o secretário Nor Boeno (PT) ficaram satisfeitos com os encaminhamentos e acompanharão o desenrolar do requerimento da academia.

Alvales

Fundada em 29 de julho de 1988, a Academia Literária do Vale do Rio dos Sinos é uma associação civil sem fins econômicos e de reconhecida utilidade pública. Com sede no Espaço Cultural Albano Hartz, no Calçadão Osvaldo Cruz, a entidade busca congregar escritores da região, estimular novos talentos, promover a prática literária em seus diferentes estilos e difundir o estudo da língua portuguesa. A instituição também gerencia a Biblioteca Comunitária Marieta Constante da Silva, no bairro Diehl, incentivando o acesso principalmente de jovens à leitura e à pesquisa. Em 2018, a Alvales foi escolhida a patronesse da 36ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Coedu se reúne às segundas-feiras, a partir das 15h, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.