Alunos da EMEF Salgado Filho vislumbram possibilidade de pleitear demandas para a cidade

por Luís Francisco Caselani última modificação 09/05/2019 20h55
09/05/2019 – Três turmas de 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Senador Salgado Filho participaram na tarde desta quinta-feira, 9 de maio, da primeira etapa do Projeto Vereador Mirim. Reunidos no Plenário Luiz Oswaldo Bender, eles acompanharam palestra que, entre outras coisas, apresentou o alcance da iniciativa. Além do estímulo ao conhecimento sobre política e cidadania, o projeto, desenvolvido pela Câmara em parceria com a Secretaria de Educação (Smed), tem como objetivo a eleição de representantes estudantis, jovens que poderão expor anseios de suas comunidades escolares e sugerir melhorias para a cidade.
Alunos da EMEF Salgado Filho vislumbram possibilidade de pleitear demandas para a cidade

Fotos: Tatiane Lopes/CMNH

A diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, que coordena o Vereador Mirim, repassou conceitos e exemplos práticos de cidadania, responsabilidades civis, direitos e deveres, participação política, separação dos poderes e apresentou a política como instrumento de transformação da sociedade. Ela inclusive provocou os futuros candidatos a já pensarem demandas a serem abordadas. “As propostas que vocês trarão serão protocoladas posteriormente pelos vereadores e encaminhadas para o Executivo, para que seja estudada sua viabilidade. Este é um caminho possível, um processo de debate e discussão”, reforçou.

As alunas Nathália Dias e Paloma da Silva, ambas com 11 anos de idade, demonstraram interesse em lançar suas candidaturas. Elas anteciparam que pretendem sugerir algumas reformas na escola do bairro Canudos e levantaram outros assuntos de interesse. “Sempre quis ajudar moradores em situação de rua, para deixá-los mais felizes”, comentou. Em 2018, as indicações dos vereadores mirins eleitos resultaram na elaboração de sete indicações, sete pedidos de providências, seis requerimentos e um projeto de decreto legislativo.

Participação feminina

Antes da palestra, Enio Brizola (PT) e Felipe Kuhn Braun (PDT) destacaram que as duas primeiras edições do Vereador Mirim registraram uma participação massiva das meninas, em larga vantagem na composição das legislaturas. “Precisamos aumentar a representação feminina na Câmara. As mulheres estão em várias frentes da administração pública e empresarial. E defendemos a participação delas no debate político”, pontuou Brizola.

O parlamentar também falou da importância da política para a defesa da educação e a criação de oportunidades para todos os cidadãos. “Nós legislamos e fiscalizamos o que a prefeita faz. É importante que os jovens candidatos conheçam o que querem defender, fazendo campanhas de debate e diálogo com os colegas e angariando o apoio necessário para se elegerem e estarem aqui conosco no final do ano”, completou.

Presidente da Comissão de Educação da Casa, Felipe Kuhn Braun salientou ainda o interlace da política com os diferentes aspectos do cotidiano dos cidadãos e os benefícios da multiplicação do conhecimento.Tudo da nossa vida tem a ver com política. E aqui é a oportunidade de vocês conhecerem mais sobre a Câmara, sua história, e levarem essa informação para os demais colegas, familiares, vizinhos. Vocês têm hoje uma oportunidade ímpar de ter esse conhecimento, que nunca é demais e sempre nos ajudará pessoal e profissionalmente”, reiterou.

A gerente de Ensino Fundamental da Smed, Adriane Brevia, cumprimentou os parlamentares presentes e enalteceu seu papel para a sociedade hamburguense. “As coisas que acontecem aqui na Câmara refletem em toda a cidade. A vida de todos os hamburguenses passa por aqui. Os vereadores são figuras muito destacadas no nosso Município. Eles decidem aqui, muitas vezes, coisas que estão dentro da nossa casa, na nossa rua, na nossa escola. As pessoas que trabalham aqui têm muito a ver com a nossa vida, por isso precisamos estar aqui”, ressaltou.

Após a palestra, os estudantes ainda fizeram uma visita guiada pelos setores da Casa, conheceram os gabinetes parlamentares e receberam exemplares da Revista do Vereador Mirim e da Carta de Serviços ao Cidadão, material da Câmara de Novo Hamburgo que informa como acessar serviços e quais são seus compromissos e padrões de atendimento. A EMEF Salgado Filho foi a sexta escola a iniciar sua participação no Projeto Vereador Mirim 2019. A primeira etapa será finalizada na próxima quinta-feira, dia 18, com os alunos da EMEF Presidente Prudente de Moraes, do bairro São Jorge.

Confira o cronograma da edição 2019 do Vereador Mirim.

O projeto

O Vereador Mirim foi instituído por meio do Decreto Legislativo nº 5/2017, proposto pela Mesa Diretora da época e aprovado por unanimidade pelos vereadores da atual legislatura. Inicialmente, turmas das sete escolas envolvidas participam de palestras na Câmara, conhecendo o Palácio 5 de Abril e aprendendo sobre atribuições e deveres dos parlamentares. Em seguida, material pedagógico elaborado por uma comissão de apoio formada por servidores da Casa e da Smed é trabalhado em sala de aula, culminando na eleição dos vereadores mirins. Cada escola tem autonomia para definir seu processo eleitoral e eleger seus três representantes – dois vereadores e um suplente.

Diplomados durante sessão ordinária da Câmara, os vereadores mirins participam de oficina, onde recebem orientações técnicas para a elaboração de projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências. Entregues as proposições, os estudantes se reúnem para um ensaio geral, no qual também são eleitos os integrantes da Mesa Diretora. São eles que conduzirão a terceira Sessão do Vereador Mirim no dia 29 de outubro, no Plenário Luiz Oswaldo Bender. Todas as matérias apresentadas serão protocoladas oficialmente na semana seguinte. Uma última atividade, marcada para o dia 4 de dezembro, permitirá aos jovens parlamentares acompanhar o andamento de suas proposições.

Veja a galeria das fotos do Vereador Mirim

Vereador Mirim