Alunos da EMEF Presidente Getúlio Vargas apresentam Grupo de Apoio Emocional

por Jaime Freitas última modificação 27/08/2019 00h16
26/08/2019 – Alunos e ex-alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Getúlio Vargas, do bairro Rincão, ocuparam a tribuna durante a sessão plenária desta segunda-feira, 26 de agosto, para apresentar o Grupo de Apoio Emocional (GAE), projeto desenvolvido por estudantes do 9º ano da escola para criar espaços onde os alunos pudessem ser ouvidos, acolhidos para compartilhar pensamentos, angústias e sonhos. O requerimento para a participação dos estudantes foi protocolado pelo vereador Enio Brizola (PT).
Alunos da EMEF Presidente Getúlio Vargas apresentam Grupo de Apoio Emocional

Foto: Daniele Souza/CMNH

A pesquisa apresentada aos parlamentares hamburguenses pelos jovens Daniel Reis (ex-aluno), Giulia Jardim (ex-aluna) e Kevylyn Schirmer (aluna) têm como objetivo entender a importância da psicologia no âmbito escolar. A partir de investigações, muitas desenvolvidas por meio de formulários do tipo “pergunta-resposta”, com a devida análise e tabulação de dados, os alunos criaram um grupo de apoio emocional em que os colegas podem ser ouvidos sobre temas que envolvem o universo adolescente. Os pesquisadores evidenciavam situações preocupantes que assolam a adolescência atual. Os encontros são mediados por professores da escola que tratam de identificar as fragilidades emocionais e propor atividades que reforcem o valor da vida e suas múltiplas possibilidades. 

Os alunos participaram em 2018, na cidade de Lima, no Peru, da Feria Internacional de Ciencia y Tecnología (Cientec). O credenciamento para a Cientec foi conquistado durante a XII Mostra Clack, de Estância Velha, quando o trabalho conquistou o 1º lugar entre as escolas visitantes. A participação na Cientec credenciou o grupo a participar da La Feria de Expociencias, em setembro de 2019 no México. Para participarem, os alunos estão arrecadando recursos por meio de uma vaquinha online.  

As professores Muriel Beatriz Rodrigues Venâncio e Carla Rosane da Silva Koch participaram da apresentação dos estudantes. A diretora da escola, Aline Vargas, e o coordenador do MOVE, Robson Almenida, ocuparam a Tribuna de Honra.

registrado em: