Aberto oficialmente o 1º Acampamento Farroupilha de Canudos

por Maíra Kiefer última modificação 17/09/2018 16h29
17/09/2018 – Foi aberto oficialmente na sexta-feira, 14, o 1º Acampamento Farroupilha de Canudos. O evento, que tem apoio da Câmara Municipal de Novo Hamburgo, CDL, Movimento Tradicionalista Gaúcho, 30ª Região Tradicionalista, Associação Cultural Tradicionalista de Novo Hamburgo (ACTNH), Fecomércio RS – Sesc/Senac e Sindilojas, ocorre no CTG Essência da Tradição até quinta-feira, dia 20.
Aberto oficialmente o 1º Acampamento Farroupilha de Canudos

Crédito: Felipe Faleiro/CMNH

O primeiro-secretário da Mesa Diretora, Enio Brizola (PT), e os vereadores Cristiano Coller (Rede), Enfermeiro Vilmar (PDT), Gerson Peteffi e Sergio Hanich (ambos do MDB) participaram da abertura. A servidora Carolyne Andersson também representou a Procuradoria Especial da Mulher.

O evento teve ainda a presença do prefeito em exercício de Novo Hamburgo, Antônio Fagan, do secretário de Cultura, Ralfe Cardoso, da consultora comercial do Senac Novo Hamburgo, Jéssica Bartikoski, e a agente de atendimento ao cliente do Sesc hamburguense, Lisiane Borchatt da Silva.

Na abertura, houve também a chegada da centelha da Chama Crioula, trazida à cerimônia por cavalarianos. O Fogo Simbólico havia sido aceso na cidade de Iraí, no último dia 10 de agosto, e, no Município, estava no CTG Terra Nativa, também em Canudos.

Discursos

Em discurso, Brizola salientou a força do evento para unir a comunidade do Município. “Gostaria de saudar o patrão, colegas vereadores presentes, por este acampamento aqui realizado. Sem dúvida, o maior orgulho é termos um CTG aberto à comunidade, e tenho certeza que o Essência realiza este trabalho. A Câmara se orgulha de apoiar este projeto e de construir uma relação sólida com os apoiadores desta ação”, comentou o primeiro-secretário.

O patrão do CTG, Edmilson Fraga, agradeceu o trabalho conjunto e a mobilização para o sucesso do evento. “Obrigado a todos que auxiliaram de alguma forma para que este sonho se tornasse realidade. Este é um evento para o povo do Essência, mas também para a comunidade de Canudos e de toda a região”, disse.

Para ele, o apoio da Câmara foi fundamental. “Tivemos o suporte total do Legislativo para a realização do Acampamento Farroupilha. É um orgulho para nós ter a Câmara como parceira nesta ação, enquanto instituição”, reforçou Edmilson.

Também em discurso, Carlos Alberto Moser, coordenador da 30ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), desejou sucesso ao Acampamento Farroupilha canudense. “Que a população prestigie esta iniciativa tão importante para a preservação de nossas tradições. Vida longa ao CTG Essência da Tradição”, afirmou.

Moser também fez um agradecimento especial a dois integrantes do Essência, e membros da Guarda de Honra da Chama Crioula em 2018, José Dias Portal e Sérgio Atanásio de Almeida.

A vice-presidente de Finanças e Patrimônio do Sindilojas Novo Hamburgo, Nelci Eliseti Horst Silva, salientou a importância do apoio prestado ao evento. “Para nós, é uma grande satisfação participar deste acampamento, que ocorre pela primeira vez. Temos certeza que foi realizado um excelente trabalho, pois a estrutura daqui é grandiosa e o evento é algo que envolve a comunidade”, ressaltou.

Após os discursos, foi realizado um jantar-baile com os grupos Marcas do Rio Grande, Campereadas, Geração Fandangueira, Essência e Zezinho do Acordeon. A programação segue até quinta-feira, 20, quando ocorre o Desfile Farroupilha (confira a seguir).

 

Segunda-feira (17)

9h30min às 11h – Demonstração de artigos campeiros para escolas

13h30min às 16h – Danças tradicionais para escolas

20h30min – Tertúlia com Talentos da Casa

 

Terça-feira (18)

09h às 11h e 13h30min às 16h – Recreação para crianças de escolas (Sesc)

20h – Trova, causos e poesias – Jantar no Acampamento

 

Quarta-feira (19)

09h às 11h – Oficina de Vaca Parada para escolas

13h30min às 16h30min – Danças tradicionais para escolas

20h30min – Jantar no Acampamento, com organização do Grupo de Cavalgada

21h30min – Música ao vivo no Galpão do CTG

 

Quinta-feira (20)

Manhã – Participação no Desfile Farroupilha

12h – Almoço (churrasco) a preços populares

14h30min – Música ao vivo

18h – Extinção da Chama Crioula e encerramento dos festejos