Notícias

por Interlegis — última modificação 16/07/2019 18h38
Banco de notícias desta Casa Legislativa.
Legislativo aprova proposta de contratação temporária de professores

Legislativo aprova proposta de contratação temporária de professores

por Luís Francisco Caselani — última modificação 02/04/2018 23h17

02/04/2018 – Atendendo a requerimento de urgência apresentado por Professor Issur Koch (PP), os vereadores hamburguenses apreciaram o Projeto de Lei nº 20/2018 nesta segunda-feira, 2 de abril, em primeiro turno. O texto, elaborado pelo Executivo, autoriza a contratação emergencial de até 155 professores para a rede municipal de ensino. Os empregos temporários supririam a vacância deixada por profissionais que estão ingressando em licenças de diferentes espécies, permitindo a continuidade do serviço público e o respeito ao calendário escolar. A matéria foi aprovada por unanimidade.

Legislativo aprova proposta de contratação temporária de professores - Leia mais…

Câmara aprova projeto que estipula normas de acessibilidade para eventos

Câmara aprova projeto que estipula normas de acessibilidade para eventos

por Luís Francisco Caselani — última modificação 02/04/2018 23h32

02/04/2018 – Os parlamentares hamburguenses voltaram a aprovar por unanimidade em segundo turno na noite desta segunda-feira, 2 de abril, o Projeto de Lei nº 131/2017, que atribui ao Executivo a competência de fiscalizar e garantir condições de acessibilidade nas estruturas temporárias arquitetadas para a realização de eventos em ruas, praças, parques ou edificações. O texto é de autoria do vereador Inspetor Luz (PMDB).

Câmara aprova projeto que estipula normas de acessibilidade para eventos - Leia mais…

Vereadores visitam área na vila Getúlio Vargas afetada por alagamento no último sábado

Vereadores visitam área na vila Getúlio Vargas afetada por alagamento no último sábado

por Jaime Freitas — última modificação 04/04/2018 19h11

02/04/2018 – Na manhã desta segunda-feira, 2 de abril, os vereadores Enio Brizola e Nor Boeno, ambos do PT, fizeram uma vistoria em todo o percurso do Arroio Pampa, para verificar a situação do escoamento das águas que passam pelo riacho e o impacto das chuvas ocorridas no final de semana. Os parlamentares foram acionados pelos moradores da vila Getúlio Vargas, no bairro Canudos, que tiveram suas casas invadidas pela água da chuva que ficou represada em um espaço paralelo ao Arroio Pampa, no encontro com o local das obras da futura Ponte da Avenida dos Municípios.

Vereadores visitam área na vila Getúlio Vargas afetada por alagamento no último sábado - Leia mais…

Documentário sobre a história da cidade abre comemorações aos 91 anos de Novo Hamburgo

Documentário sobre a história da cidade abre comemorações aos 91 anos de Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 29/03/2018 20h16

29/03/2018 – O Legislativo hamburguense prepara uma série de atividades ao longo do mês de abril para celebrar o 91º aniversário de Novo Hamburgo. Para abrir as comemorações, o Plenário Luiz Oswaldo Bender receberá na próxima terça-feira, 3 de abril, a exibição do documentário “Movimentos: 90 anos de Novo Hamburgo”. Ao final, o diretor Leonardo Peixoto e o pesquisador Felipe Kuhn Braun conversarão com o público sobre a produção do filme e a história do Município. A sessão comentada será aberta ao público e terá início às 19h30, na rua Almirante Barroso, 261, no Centro.

Documentário sobre a história da cidade abre comemorações aos 91 anos de Novo Hamburgo - Leia mais…

Projeto propõe assistência técnica gratuita para construção de habitações de interesse social

Projeto propõe assistência técnica gratuita para construção de habitações de interesse social

por Luís Francisco Caselani — última modificação 29/03/2018 19h35

29/03/2018 – Três projetos de lei assinados pelo vereador Enio Brizola (PT) entraram em tramitação esta semana na Câmara de Novo Hamburgo após a leitura de suas ementas durante as sessões plenárias. Uma de suas proposições autoriza o Município a prestar assistência técnica gratuita para elaboração de projeto, acompanhamento e execução de obras e serviços de edificação, reforma, ampliação ou regularização fundiária de habitações de interesse social. O auxílio só seria concedido, contudo, a famílias com renda mensal de até três salários-mínimos que possuam um único imóvel e residam no Município há, pelo menos, três anos.

Projeto propõe assistência técnica gratuita para construção de habitações de interesse social - Leia mais…

Comissão aprova trâmite de projeto de readequação de cargos em comissão da Fundação de Saúde

Comissão aprova trâmite de projeto de readequação de cargos em comissão da Fundação de Saúde

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/08/2018 18h54

28/03/2018 – A Comissão de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (Coosp) voltou a analisar nesta quarta-feira, 28 de março, o Projeto de Lei nº 158/2017, que concede força de lei a cargos comissionados da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) criados por resoluções do Conselho Curador da instituição. A matéria havia recebido pedido de vista dos parlamentares na última reunião, no intuito de detalhar o estudo sobre a funcionalidade de cada cargo readequado. Após nova apreciação, os vereadores Sergio Hanich (PMDB), Fernando Lourenço (SD) e Gerson Peteffi (PMDB) decidiram pela aprovação do trâmite da matéria, que já está apta para votação em plenário.

Comissão aprova trâmite de projeto de readequação de cargos em comissão da Fundação de Saúde - Leia mais…

Legislativo aprova sugestão de criação do Manual do Paciente no Hospital Municipal

Legislativo aprova sugestão de criação do Manual do Paciente no Hospital Municipal

por Luís Francisco Caselani — última modificação 28/03/2018 20h14

28/03/2018 – Os parlamentares hamburguenses apreciaram na sessão desta quarta-feira, 28 de março, o primeiro projeto de sugestão protocolado na Câmara. O expediente é utilizado para a indicação de matérias ao Executivo sobre conteúdos de iniciativa exclusiva da prefeita. O Projeto de Sugestão nº 1/2018, apresentado por Patricia Beck (PPS) e aprovado por unanimidade em plenário, tem por objetivo a divulgação de regras de atendimento, serviços prestados e outras informações necessárias a pacientes e acompanhantes do Hospital Municipal.

Legislativo aprova sugestão de criação do Manual do Paciente no Hospital Municipal - Leia mais…

Aprovado projeto que estipula normas de acessibilidade para eventos

Aprovado projeto que estipula normas de acessibilidade para eventos

por Tatiane Souza — última modificação 28/03/2018 20h17

28/03/2018 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade em primeiro turno na tarde desta quarta-feira, 28 de março, o Projeto de Lei nº 131/2017, que atribui ao Executivo a competência de fiscalizar e garantir condições de acessibilidade nas estruturas temporárias arquitetadas para a realização de eventos em ruas, praças, parques ou edificações. O texto é de autoria do vereador Inspetor Luz (PMDB).

Aprovado projeto que estipula normas de acessibilidade para eventos - Leia mais…

Câmara acolhe parecer do TCE-RS e aprova contas de 2010 da Prefeitura

Câmara acolhe parecer do TCE-RS e aprova contas de 2010 da Prefeitura

por Tatiane Souza — última modificação 28/03/2018 20h19

28/03/2018 – O Legislativo hamburguense aprovou, com voto contrário de Inspetor Luz (PMDB), na sessão desta quarta-feira, 28 de março, o Projeto de Decreto Legislativo nº 1/2018, assinado pela Mesa Diretora, que acolhe o parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) sobre as contas do Executivo referentes ao exercício de 2010, à época sob o comando do prefeito Tarcísio Zimmermann e da vice-prefeita Lorena Mayer. A decisão do órgão inclui, contudo, imposição de multa e fixação de débito ao então gestor. O projeto volta a votação na próxima segunda-feira, 2 de abril. O parecer só deixa de prevalecer por decisão de dois terços dos membros do Legislativo (dez vereadores).

Câmara acolhe parecer do TCE-RS e aprova contas de 2010 da Prefeitura - Leia mais…

Comissão acolhe demanda de moradores por mais segurança nos bairros Petrópolis e Rincão

Comissão acolhe demanda de moradores por mais segurança nos bairros Petrópolis e Rincão

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/08/2018 18h53

27/03/2018 – A Comissão de Segurança Pública da Câmara recebeu em reunião extraordinária na tarde de segunda-feira, 26 de março, um grupo de moradores dos bairros Petrópolis e Rincão, que reivindicam maior presença de agentes de segurança na zona oeste de Novo Hamburgo. Segundo eles, a região tem sido alvo recorrente de assaltos, o que motivou uma organização informal pelo aplicativo para celular WhatsApp. Hoje, cerca de 230 membros abastecem o grupo informando atitudes suspeitas.

Comissão acolhe demanda de moradores por mais segurança nos bairros Petrópolis e Rincão - Leia mais…

Secretário de Administração defende contratação de empresa para recadastramento de pessoal

Secretário de Administração defende contratação de empresa para recadastramento de pessoal

por Maíra Kiefer — última modificação 27/03/2018 01h08

26/03/2018 – Atendendo a convocação requerida pela vereadora Patricia Beck (PPS), o secretário de Administração do Município, Lineo Baum, prestou esclarecimentos durante a sessão desta segunda-feira, 26 de março, sobre o Contrato nº 3/2018, assinado pela Prefeitura junto à empresa Bernardi e Bernardi Tecnologia e Comércio Ltda-ME após realização de pregão eletrônico. Firmado no valor global de R$ 197.200,00, o acordo prevê o recadastramento de aproximadamente 3.400 servidores efetivos e comissionados do Município. O prazo de contratação é de três meses, podendo ser renovado por igual período.

Secretário de Administração defende contratação de empresa para recadastramento de pessoal - Leia mais…

Escolas municipais deverão realizar seminário antidrogas

Escolas municipais deverão realizar seminário antidrogas

por Maíra Kiefer — última modificação 27/03/2018 13h07

26/03/2018 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 26 de março, em última votação, o Projeto de Lei nº 135/2017, de autoria do vereador Inspetor Luz (PMDB), que autoriza o Município a realizar em suas escolas, durante o primeiro semestre letivo, seminários antidrogas, transmitindo aos alunos ensinamentos sobre a nocividade e as consequências do uso dessas substâncias químicas, demonstrando os prejuízos causados à pessoa, à sua família e à sociedade como um todo.

Escolas municipais deverão realizar seminário antidrogas - Leia mais…

Aprovada subvenção para realização do 17º Rodeio Nacional de Novo Hamburgo

Aprovada subvenção para realização do 17º Rodeio Nacional de Novo Hamburgo

por Maíra Kiefer — última modificação 27/03/2018 00h08

26/03/2018 – Os parlamentares hamburguenses aprovaram por unanimidade na sessão desta segunda-feira, 26 de março, em segundo turno, o Projeto de Lei nº 19/2018, que autoriza o Executivo a conceder, mediante convênio, auxílio financeiro no valor de R$ 60 mil para subsidiar a realização da 17ª edição do Rodeio Nacional de Novo Hamburgo e do 30° Entrevero Regional de Peões. A quantia será destinada ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sinuelo da Querência de Lomba, responsável pela organização dos eventos.

Aprovada subvenção para realização do 17º Rodeio Nacional de Novo Hamburgo - Leia mais…

Legislativo aprova instalação de botões de pânico em ônibus municipais

Legislativo aprova instalação de botões de pânico em ônibus municipais

por Maíra Kiefer — última modificação 26/03/2018 23h54

26/03/2018 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 26 de março, em segunda votação, o Projeto de Lei Complementar nº 7/2017, de autoria do vereador Enfermeiro Vilmar (PDT), que propõe a inclusão, entre os encargos das empresas operadoras de transporte coletivo, a obrigação de instalar botões de pânico no interior dos ônibus municipais, em local de fácil acionamento para motorista e cobrador, mas imperceptível aos passageiros. A ideia é garantir maior segurança aos profissionais e aos usuários.

Legislativo aprova instalação de botões de pânico em ônibus municipais - Leia mais…

Novo Hamburgo terá Semana Municipal de Conscientização da Psoríase

Novo Hamburgo terá Semana Municipal de Conscientização da Psoríase

por Maíra Kiefer — última modificação 27/03/2018 00h02

26/03/2018 – Os vereadores hamburguenses voltaram a aprovar na noite desta segunda-feira, 26 de março, o Projeto de Lei nº 138/2017, proposto por Professor Issur Koch (PP), que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município a Semana de Conscientização da Psoríase, doença cutânea crônica e autoimune caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas que, em casos mais graves, podem levar à incapacidade física, atingindo também articulações. Se a proposição for sancionada pela prefeita, os eventos alusivos serão realizados anualmente na quarta semana de outubro.

Novo Hamburgo terá Semana Municipal de Conscientização da Psoríase - Leia mais…

Executivo pede autorização para contratação temporária de até 155 professores

Executivo pede autorização para contratação temporária de até 155 professores

por Luís Francisco Caselani — última modificação 23/03/2018 21h07

23/03/2018 – A Prefeitura de Novo Hamburgo pleiteia a contratação emergencial de até 155 professores para a rede municipal de ensino. Os empregos temporários supririam a vacância deixada por profissionais que estão ingressando em licenças de diferentes espécies, permitindo a continuidade do serviço público e o respeito ao calendário escolar. Para isso, entretanto, o Executivo necessita autorização legislativa, o que pretende por meio do Projeto de Lei nº 20/2018. O texto estabelece a realização de processo seletivo simplificado para a qualificação dos professores, o que deverá ser acompanhado por servidores da Secretaria de Educação (Smed). As contratações terão prazo máximo de um ano, podendo ser prorrogadas por igual período.

Executivo pede autorização para contratação temporária de até 155 professores - Leia mais…

Em sessão solene, Câmara homenageia os 80 anos da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande

Em sessão solene, Câmara homenageia os 80 anos da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande

por Luís Francisco Caselani — última modificação 23/03/2018 00h25

22/03/2018 – Por uma noite, o Palácio 5 de Abril tornou-se palco do tradicionalismo sul-rio-grandense. Pilchas, músicas, danças, arremessos de laço e apresentações típicas do Estado marcaram a sessão solene da Câmara de Novo Hamburgo na noite desta quinta-feira, 22 de março, que celebrou a passagem do 80º aniversário da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande. A homenagem foi realizada a partir de requerimento apresentado pelo presidente do Legislativo, Felipe Kuhn Braun (PDT), e aprovado por todos os vereadores.

Em sessão solene, Câmara homenageia os 80 anos da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande - Leia mais…

Câmara lança Procuradoria Especial da Mulher

Câmara lança Procuradoria Especial da Mulher

por Tatiane Souza — última modificação 14/08/2018 20h04

22/03/2018 – Novo Hamburgo deu mais um importante passo em direção ao acolhimento à mulher, ao combate à discriminação de gênero e ao empoderamento feminino na vida política e social. Foi lançada na manhã desta quinta-feira, 22, a Procuradoria Especial da Mulher. Nomeada procuradora, Patricia Beck (PPS), única vereadora no parlamento municipal, destacou que o espaço será voltado a valorizar as mulheres que desejam ser ouvidas na vida pública. “Temos de avançar e eu aceito este desafio com muita honra”, disse. O ato contou com a participação da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora da Mulher do Senado. Ela ressaltou a importância das procuradorias que, além de representar, devem lutar e dar transparência aos pleitos femininos.

Câmara lança Procuradoria Especial da Mulher - Leia mais…

Comissão de Obras aprofundará análise sobre readequação de cargos em comissão da Fundação de Saúde

Comissão de Obras aprofundará análise sobre readequação de cargos em comissão da Fundação de Saúde

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/08/2018 18h52

22/03/2018 – A Comissão de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (Coosp) reuniu-se no início da tarde de quarta-feira, 21 de março, para apreciar três projetos de lei com conteúdos inerentes às temáticas de sua competência. Duas matérias receberam parecer favorável, dando continuidade a seu trâmite regular. Já o Projeto de Lei nº 158/2017, que concede força de lei a cargos comissionados da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) criados por resoluções do Conselho Curador da instituição, permanecerá por mais sete dias em análise na comissão. O pedido de vista foi realizado pelo secretário da Coosp, Gerson Peteffi (PMDB), e foi acatado pelo presidente Sergio Hanich (PMDB) e o relator Fernando Lourenço (SD).

Comissão de Obras aprofundará análise sobre readequação de cargos em comissão da Fundação de Saúde - Leia mais…

Inspetor Luz busca limpeza da praça Guilherme Bernd no bairro Boa Vista

Inspetor Luz busca limpeza da praça Guilherme Bernd no bairro Boa Vista

por Luís Francisco Caselani — última modificação 22/03/2018 17h08

22/03/2018 – O vereador Inspetor Luz (PMDB) protocolou na última semana 20 pedidos de providência, matérias que foram encaminhadas à Prefeitura para análise e execução. Em suas solicitações, o parlamentar busca a revitalização e limpeza da praça Guilherme Bernd, no bairro Boa Vista; capina e limpeza junto ao meio-fio nas ruas Jaguari, Cambará, Carlos Gomes, Eduardo Springer, São Carlos e Primeiro de Maio, nos bairros Primavera, Boa Saúde, Vila Rosa, Rio Branco e Guarani; a implementação de academia ao ar livre na Praça José Nazário, no bairro Guarani.

Inspetor Luz busca limpeza da praça Guilherme Bernd no bairro Boa Vista - Leia mais…

Legislativo aprova realização de seminário antidrogas em escolas

Legislativo aprova realização de seminário antidrogas em escolas

por Jaime Freitas — última modificação 21/03/2018 20h38

21/03/2018 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 21 de março, o Projeto de Lei nº 135/2017, de autoria do vereador Inspetor Luz (PMDB), que autoriza o Município a realizar em suas escolas, durante o primeiro semestre letivo, seminários antidrogas, transmitindo aos alunos ensinamentos sobre a nocividade e as consequências do uso dessas substâncias químicas, demonstrando os prejuízos causados à pessoa, à sua família e à sociedade como um todo.

Legislativo aprova realização de seminário antidrogas em escolas - Leia mais…

Novo Hamburgo terá programa municipal de orientação sobre Síndrome de Down

Novo Hamburgo terá programa municipal de orientação sobre Síndrome de Down

por Jaime Freitas — última modificação 21/03/2018 21h18

21/03/2018 – Nesta quarta-feira, 21 de março, data em que se celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down, os parlamentares hamburguenses aprovaram por unanimidade em segundo turno o Projeto de Lei nº 8/2018, que institui programa de orientação sobre essa alteração genética. A proposta constitui-se em ações transdisciplinares do poder público, em parceria com a sociedade civil organizada, voltadas para o combate ao preconceito e para a educação, qualidade de vida, trabalho e apoio às pessoas com a síndrome, seus familiares, educadores e agentes de saúde. O projeto também institui a Semana de Conscientização sobre Síndrome de Down, a ser realizada anualmente entre os dias 21 e 28 de março. Inicialmente proposto pela Mesa Diretora, a matéria segue ao Executivo assinada pelos 14 vereadores.

Novo Hamburgo terá programa municipal de orientação sobre Síndrome de Down - Leia mais…

Vereadores aprovam instalação de botões de pânico em ônibus

Vereadores aprovam instalação de botões de pânico em ônibus

por Jaime Freitas — última modificação 21/03/2018 21h01

21/03/2018 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade na tarde desta quarta-feira, 21 de março, em primeiro turno, o Projeto de Lei Complementar nº 7/2017, de autoria do vereador Enfermeiro Vilmar (PDT), que propõe a inclusão, entre os encargos das empresas operadoras de transporte coletivo, a obrigação de instalar botões de pânico no interior dos ônibus municipais, em local de fácil acionamento para motorista e cobrador, mas imperceptível aos passageiros. A ideia é garantir maior segurança aos profissionais e aos usuários. O projeto determina ainda que o requisito deverá ser item obrigatório na composição do objeto licitatório de concessão do transporte coletivo urbano no Município.

Vereadores aprovam instalação de botões de pânico em ônibus - Leia mais…

Plenário aprova criação da Semana Municipal de Conscientização da Psoríase

Plenário aprova criação da Semana Municipal de Conscientização da Psoríase

por Jaime Freitas — última modificação 21/03/2018 21h07

21/03/2018 – Os vereadores hamburguenses aprovaram por unanimidade na tarde desta quarta-feira, 21 de março, o Projeto de Lei nº 138/2017, proposto por Professor Issur Koch (PP), que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município a Semana de Conscientização da Psoríase, doença cutânea crônica e autoimune caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas que, em casos mais graves, podem levar à incapacidade física, atingindo também articulações. Se a proposição for aprovada em segundo turno e sancionada pela prefeita, os eventos alusivos serão realizados anualmente na quarta semana de outubro.

Plenário aprova criação da Semana Municipal de Conscientização da Psoríase - Leia mais…

Câmara aprova concessão de R$ 60 mil para realização do 17º Rodeio Nacional de Novo Hamburgo

Câmara aprova concessão de R$ 60 mil para realização do 17º Rodeio Nacional de Novo Hamburgo

por Jaime Freitas — última modificação 21/03/2018 21h14

21/03/2018 – Atendendo a requerimento de urgência apresentado pelo vereador Felipe Kuhn Braun (PDT), os parlamentares hamburguenses apreciaram na tarde desta quarta-feira, 21 de março, o Projeto de Lei nº 19/2018, que autoriza o Executivo a conceder, mediante convênio, auxílio financeiro no valor de R$ 60 mil para subsidiar a realização da 17ª edição do Rodeio Nacional de Novo Hamburgo e do 30° Entrevero Regional de Peões. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Câmara aprova concessão de R$ 60 mil para realização do 17º Rodeio Nacional de Novo Hamburgo - Leia mais…

Vereadores derrubam veto parcial a projeto de vereadora mirim

Vereadores derrubam veto parcial a projeto de vereadora mirim

por Tatiane Souza — última modificação 15/08/2018 18h08

21/03/2018 – A Câmara de Novo Hamburgo analisou e decidiu na sessão desta quarta-feira, 21 de março, pela rejeição do veto parcial apresentado pelo Executivo ao projeto de lei elaborado pela estudante Júlia Marques durante a primeira edição do Projeto Vereador Mirim, que obriga as escolas municipais a ofertarem, como tema transversal em aulas e reuniões ampliadas da comunidade escolar, o assunto da violência contra a mulher. O veto ao Projeto de Lei nº 148/2017 foi derrubado por 9 votos a 5. Com a rejeição, o projeto volta ao Executivo com sua redação integral, devendo ser promulgada pela prefeita em até 48 horas. Caso o prazo não seja respeitado, a publicação ficará ao encargo do presidente Felipe Kuhn Braun (PDT).

Vereadores derrubam veto parcial a projeto de vereadora mirim - Leia mais…

Câmara decide pela manutenção do veto total a proposta de gatilho ao ISSQN

Câmara decide pela manutenção do veto total a proposta de gatilho ao ISSQN

por Tatiane Souza — última modificação 21/03/2018 21h11

21/03/2018 – Por 9 votos a 5, o Legislativo hamburguense manteve na sessão desta quarta-feira, 21 de março, o veto integral interposto pela prefeita Fátima Daudt ao Projeto de Lei nº 86/2017, proposto conjuntamente pelos vereadores Enfermeiro Vilmar (PDT), Fernando Lourenço (SD), Professor Issur Koch (PP) e Vladi Lourenço (PP). A matéria instituía a política tributária de gatilho do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), reduzindo alíquotas de cobrança para 15 tipos específicos de serviços conforme o aumento da arrecadação. O veto só seria derrubado pelo voto de, pelo menos, oito parlamentares.

Câmara decide pela manutenção do veto total a proposta de gatilho ao ISSQN - Leia mais…

Câmara e TCE-RS planejam ampliação da oferta de cursos em Novo Hamburgo

Câmara e TCE-RS planejam ampliação da oferta de cursos em Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 21/03/2018 14h37

20/03/2018 – A Mesa Diretora da Câmara de Novo Hamburgo, representada pelo presidente do Legislativo, Felipe Kuhn Braun (PDT), e seu vice, Vladi Lourenço (PP), visitou na tarde desta terça-feira, 20 de março, o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), Iradir Pietroski. O encontro serviu para reforçar laços institucionais estabelecidos ao longo dos últimos anos com o intuito de ampliar o caráter fiscalizador e aprimorar a capacidade de gestão do Parlamento.

Câmara e TCE-RS planejam ampliação da oferta de cursos em Novo Hamburgo - Leia mais…

Câmara inaugurará Procuradoria da Mulher na próxima quinta-feira

Câmara inaugurará Procuradoria da Mulher na próxima quinta-feira

por Maíra Kiefer — última modificação 20/03/2018 22h47

20/03/2018 – A partir da próxima quinta-feira, 22 de março, Novo Hamburgo contará com mais um canal de acolhimento à mulher e de combate à discriminação de gênero. Isso porque a Câmara Municipal inaugurará a nova Procuradoria Especial da Mulher, ambiente destinado à defesa de direitos e ao incentivo à participação política das cidadãs. O evento de inauguração terá início às 11 horas, no andar térreo do Palácio 5 de Abril, na rua Almirante Barroso, 261, no Centro. O órgão será comandado pela vereadora Patricia Beck (PPS), designada pelo presidente Felipe Kuhn Braun (PDT) como a primeira procuradora especial da Mulher do Legislativo hamburguense.

Câmara inaugurará Procuradoria da Mulher na próxima quinta-feira - Leia mais…

Comissão pede esclarecimentos ao secretário da Fazenda sobre projeto de anistia de juros e multas

Comissão pede esclarecimentos ao secretário da Fazenda sobre projeto de anistia de juros e multas

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/08/2018 18h51

20/03/2018 – A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur) reuniu-se na tarde desta segunda-feira, 19 de março, para analisar seis proposições. Entre elas, o Projeto de Lei nº 11/2018, de autoria do Poder Executivo, que cria mecanismo de anistia total de juros e multas sobre quaisquer dívidas, obrigações pecuniárias ou parcelamentos administrativos e judiciais para com o Município. No entanto, a presidente da comissão, Patricia Beck (PPS), pediu vista de 15 dias para aprofundar o estudo sobre as implicações da medida. A Cojur também decidiu por convocar o secretário da Fazenda, Gilberto dos Reis, para que preste esclarecimento durante sessão plenária sobre a legalidade da renúncia de receita prevista.

Comissão pede esclarecimentos ao secretário da Fazenda sobre projeto de anistia de juros e multas - Leia mais…

Ações do documento