Notícias

por Interlegis — última modificação 16/07/2019 18h38
Banco de notícias desta Casa Legislativa.
Secretário estadual da Saúde é convidado a prestar esclarecimento sobre greve de terceirizados do Samu

Secretário estadual da Saúde é convidado a prestar esclarecimento sobre greve de terceirizados do Samu

por Luís Francisco Caselani — última modificação 15/08/2018 20h45

15/08/2018 – O secretário da Saúde do Estado, Francisco Paz, e o coordenador médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) metropolitano, Roberto Schlindwein, foram convidados a participar da sessão ordinária da Câmara de Novo Hamburgo da próxima segunda-feira, 20 de agosto. O motivo é a paralisação de telefonistas e radio-operadores, vinculados a empresa terceirizada, que trabalham na central de regulação do serviço. O requerimento solicitando o comparecimento, apresentado por Enfermeiro Vilmar (PDT) e assinado por outros 12 parlamentares, foi aprovado durante a sessão desta quarta, dia 15.

Secretário estadual da Saúde é convidado a prestar esclarecimento sobre greve de terceirizados do Samu - Leia mais…

Câmara reconhece utilidade pública da Associação Amigos do Primavera

Câmara reconhece utilidade pública da Associação Amigos do Primavera

por Luís Francisco Caselani — última modificação 15/08/2018 20h47

15/08/2018 – Por unanimidade, os vereadores hamburguenses aprovaram na sessão desta quarta-feira, 15 de agosto, o Projeto de Lei nº 55/2018, que reconhece de utilidade pública a Associação Amigos do Primavera, entidade sem fins lucrativos localizada na rua Nova Friburgo, 188. O proponente Felipe Kuhn Braun (PDT) justifica a medida em razão do trabalho desenvolvido de fomento à união familiar e de reivindicação de direitos e melhorias. O projeto retorna à pauta de votações na próxima segunda-feira, dia 20, para decisão final em segundo turno.

Câmara reconhece utilidade pública da Associação Amigos do Primavera - Leia mais…

Comissão de Obras aprova trâmite de sete projetos de lei

Comissão de Obras aprova trâmite de sete projetos de lei

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/08/2018 20h10

15/08/2018 – A Comissão de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (Coosp) da Câmara de Novo Hamburgo reuniu-se no início da tarde desta quarta-feira, 15 de agosto, para a análise de oito projetos de lei. O presidente Sergio Hanich (MDB) e o relator Fernando Lourenço (SD) concordaram nos pareceres e promoveram o prosseguimento do processo legislativo de sete das matérias. Com o aval, dois projetos já estão aptos para apreciação em plenário. O secretário Gerson Peteffi (MDB) não pôde participar da reunião.

Comissão de Obras aprova trâmite de sete projetos de lei - Leia mais…

Comissão acompanha impasse de terreno onde pode ser construído espaço para pessoas com síndrome de Down

Comissão acompanha impasse de terreno onde pode ser construído espaço para pessoas com síndrome de Down

por Tatiane Souza — última modificação 17/08/2018 20h10

15/08/2018 – Os vereadores Enio Brizola (PT) e Professor Issur Koch (PP), respectivamente presidente e relator da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor (Codir), acompanharam a cidadã Gecy Klauck em uma visita a um terreno de sua propriedade no bairro Operário na manhã desta quarta-feira, 15. A integrante do conselho deliberativo da Associação dos Familiares e Amigos do Down Vinte e Um (Afad-21) deseja construir no local um instituto voltado ao atendimento a pessoas com síndrome de Down e seus familiares, mas o local está habitado de forma irregular por um cidadão que pleiteia usucapião da área. Gecy luta pela retomada do terreno, que possui 647,56 metros quadrados.

Comissão acompanha impasse de terreno onde pode ser construído espaço para pessoas com síndrome de Down - Leia mais…

Comissão de Constituição, Justiça e Redação analisou 95 projetos desde fevereiro

Comissão de Constituição, Justiça e Redação analisou 95 projetos desde fevereiro

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/08/2018 20h10

14/08/2018 – Todos os projetos que tramitam pela Câmara de Novo Hamburgo passam, necessariamente, pela análise técnica da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur). Por essa razão, o grupo parlamentar, composto em 2018 pela presidente Patricia Beck (PPS), o relator Raul Cassel (MDB) e o secretário Cristiano Coller (Rede), costuma ser a comissão permanente que contabiliza o maior número de reuniões ao longo do ano. Desde fevereiro, mês que marca a retomada das atividades legislativas, já foram realizados 23 encontros, nos quais foram analisadas 95 proposições. Na reunião dessa segunda-feira, 13 de agosto, foram nove matérias apreciadas.

Comissão de Constituição, Justiça e Redação analisou 95 projetos desde fevereiro - Leia mais…

Aprovação da Comissão de Direitos Humanos encaminha três projetos a plenário

Aprovação da Comissão de Direitos Humanos encaminha três projetos a plenário

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/08/2018 20h09

14/08/2018 – Três projetos de lei encerraram seu trâmite pelas comissões permanentes da Câmara com o aval da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor (Codir) durante reunião na tarde de segunda-feira, 13 de agosto. Com isso, as matérias estão aptas para análise em plenário, onde serão votadas em dois turnos por todos os parlamentares – o presidente Felipe Kuhn Braun (PDT) se manifesta apenas em caso de empate.

Aprovação da Comissão de Direitos Humanos encaminha três projetos a plenário - Leia mais…

Integrante do Coletivo Feminista Desperta defende a descriminalização do aborto

Integrante do Coletivo Feminista Desperta defende a descriminalização do aborto

por Tatiane Souza — última modificação 15/08/2018 14h53

13/08/2018 – A integrante do Coletivo Feminista Desperta, Caroline Luiza Willig, usou a tribuna na noite desta segunda-feira, 13, para contrapor a Moção nº 21/2018, de autoria do presidente da Casa, Felipe Kuhn Braum, que manifestou repúdio a descriminalização do aborto. “Nossa principal luta é pelo fim da violência contra a mulher”, disse a ativista, ao defender que a pauta é feminina.

Integrante do Coletivo Feminista Desperta defende a descriminalização do aborto - Leia mais…

Enfermeiro responsável pelo setor de imunização  faz esclarecimentos sobre vacinação contra poliomielite e sarampo

Enfermeiro responsável pelo setor de imunização faz esclarecimentos sobre vacinação contra poliomielite e sarampo

por Tatiane Souza — última modificação 14/08/2018 00h46

13/08/2018 - O responsável pelo setor de Imunizações do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo, enfermeiro Edson Silva, falou sobre a Campanha Nacional contra o Sarampo e a Poliomielite (paralisia infantil) que está sendo realizada de 6 a 31 de agosto. Em Novo Hamburgo, segundo ele, são 26 unidades de saúde a espera de crianças de um a menos de cinco anos, para a vacinação. “Nossa meta é imunizar 11.906 mil crianças no Município”, esclareceu.

Enfermeiro responsável pelo setor de imunização faz esclarecimentos sobre vacinação contra poliomielite e sarampo - Leia mais…

Gerente de Saúde Mental explica fluxo de atendimentos no Município

Gerente de Saúde Mental explica fluxo de atendimentos no Município

por Tatiane Souza — última modificação 14/08/2018 17h16

13/08/2018 – O gerente de Saúde Mental da secretaria Municipal da Saúde de Novo Hamburgo, psicólogo Leandro Dieter, compareceu à sessão desta segunda-feira, 13 de agosto, para falar sobre as políticas públicas adotadas e a estrutura da saúde no que se refere ao atendimento psicológico e psiquiátrico em Novo Hamburgo. Convidado a partir de requerimento apresentado por Professor Issur Koch (PP), assinado também pelos vereadores Enio Brizola (PT) e Patricia Beck (PPS), o servidor explicou que os transtornos mentais representam a terceira demanda no Brasil, atrás somente das doenças cardiovasculares e de determinados tipos de câncer.

Gerente de Saúde Mental explica fluxo de atendimentos no Município - Leia mais…

Câmara manifesta repúdio à ameaça de corte de verba para bolsistas da Capes

Câmara manifesta repúdio à ameaça de corte de verba para bolsistas da Capes

por Tatiane Souza — última modificação 14/08/2018 00h40

13/08/2018 – Os vereadores hamburguenses aprovaram por unanimidade durante a sessão desta segunda-feira, 13 de agosto, moção de repúdio à possibilidade de quase 200 mil estudantes, pesquisadores e professores perderem suas bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a partir de agosto de 2019. A ameaça de corte de verbas foi apontada pelo Conselho Superior da entidade em ofício encaminhado ao Ministério da Educação no início do mês. Segundo o documento, o motivo seria a limitação do orçamento previsto para o próximo ano. Proposta por Enio Brizola (PT), a moção foi aprovada por unanimidade.

Câmara manifesta repúdio à ameaça de corte de verba para bolsistas da Capes - Leia mais…

Rua na Vila Palmeira levará o nome do professor Elvino Sartori

Rua na Vila Palmeira levará o nome do professor Elvino Sartori

por Tatiane Souza — última modificação 14/08/2018 00h43

13/08/2018 – O Legislativo hamburguense voltou a aprovar por unanimidade na noite desta segunda-feira, 13 de agosto, o Projeto de Lei nº 58/2018, proposto pelo vereador Gerson Peteffi (MDB), que denomina Elvino João Sartori uma via pública na Vila Palmeira, no bairro Santo Afonso. A via, arruamento do processo de regularização fundiária da área, tem início na rua Primavera, seguindo em direção leste até encontrar a rua Itati. Com a aprovação em segundo turno, o texto segue agora ao Executivo para análise, podendo a prefeita Fátima Daudt sancioná-lo ou manifestar veto dentro de 15 dias úteis.

Rua na Vila Palmeira levará o nome do professor Elvino Sartori - Leia mais…

Em vista proposta que altera Estatuto do Servidor e possibilita diminuição de carga horária mediante redução salarial

Em vista proposta que altera Estatuto do Servidor e possibilita diminuição de carga horária mediante redução salarial

por Tatiane Souza — última modificação 15/08/2018 17h49

13/08/2018 – Os vereadores Enio Brizola (PT) e Patricia Beck (PPS) pediram adiamento da votação em 10 dias do Projeto de Lei Complementar nº 1/2018, que altera disposições do Regime Jurídico Estatutário dos Servidores Públicos Municipais quanto à jornada de trabalho. A decisão aconteceu na sessão desta segunda-feira, 13, e tem como objetivo discutir melhor a proposta e esclarecer possíveis dúvidas dos servidores. A principal modificação está na possibilidade de redução da carga horária mediante proporcional alteração remuneratória. O Executivo justifica que as mudanças garantem maior respaldo jurídico, atualizando a redação de dois artigos a novas disposições legais. Encerrado o prazo de vista, a matéria retorna ao plenário para apreciação dos vereadores.

Em vista proposta que altera Estatuto do Servidor e possibilita diminuição de carga horária mediante redução salarial - Leia mais…

Protocolo de intenções deverá ser feito para implantação de projeto-piloto de posto da Delegacia da Mulher em Novo Hamburgo

Protocolo de intenções deverá ser feito para implantação de projeto-piloto de posto da Delegacia da Mulher em Novo Hamburgo

por Maíra Kiefer — última modificação 14/08/2018 19h23

13/08/2018 - Em reunião realizada nesta segunda-feira, dia 13, no Palácio da Polícia, em Porto Alegre, foi debatido com o Chefe da Polícia Civil, delegado Emerson Wendt, o projeto-piloto para implantação de posto voltado a vulneráveis da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) na estação de trem Novo Hamburgo. A iniciativa envolve ainda a Trensurb e a Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo hamburguense. A partir da conclusão da proposta-modelo serão procurados apoiadores financeiros que viabilizem a implantação.

Protocolo de intenções deverá ser feito para implantação de projeto-piloto de posto da Delegacia da Mulher em Novo Hamburgo - Leia mais…

Projeto que determina transmissão ao vivo de licitações será analisado em plenário

Projeto que determina transmissão ao vivo de licitações será analisado em plenário

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/08/2018 20h09

13/08/2018 – O segundo substitutivo apresentado pelo autor Raul Cassel (MDB) ao Projeto de Lei nº 16/2018, que trata da transmissão via internet de procedimentos licitatórios, recebeu parecer favorável da Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento (Cofin) durante reunião nesta segunda-feira, 13 de agosto. Com isso, a matéria encerra seu ciclo pelas comissões permanentes da Casa e está apta para apreciação em plenário. O projeto deverá ser analisado em dois turnos, prevalecendo a decisão da última votação.

Projeto que determina transmissão ao vivo de licitações será analisado em plenário - Leia mais…

Proposta parlamentar impõe cobrança de multa por maus-tratos a animais

Proposta parlamentar impõe cobrança de multa por maus-tratos a animais

por Luís Francisco Caselani — última modificação 13/08/2018 21h37

10/08/2018 – Entrou em tramitação esta semana o Projeto de Lei nº 68/2018, assinado pelo vereador Professor Issur Koch (PP), que estabelece multas a quem praticar atos de maus-tratos e abandono, bem como não fornecer o atendimento necessário a animais domésticos. Os valores serão aplicados conforme a gravidade da conduta em uma escala de 100 a 900 Unidades de Referência Municipal (URMs), o que equivale, em 2018, a uma variação entre R$ 331,91 e R$ 2.987,19. Lido durante o expediente da sessão de quarta-feira, 8 de agosto, o projeto ainda passará pela análise das comissões pertinentes antes de poder seguir a plenário para votação.

Proposta parlamentar impõe cobrança de multa por maus-tratos a animais - Leia mais…

Comitesinos rejeita recategorização da bacia do Rio dos Sinos

Comitesinos rejeita recategorização da bacia do Rio dos Sinos

por Jaime Freitas — última modificação 10/08/2018 18h49

10/08/2018 – A quarta plenária de 2018 do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), que reuniu na quinta-feira, 9 de agosto, usuários da água, representantes da população da bacia e de órgãos da administração direta estadual e federal, deliberou sobre vários assuntos, dentre eles a proposta de recategorização da bacia do Rio dos Sinos. O evento aconteceu na Unisinos e contou com a presença do vereador Sergio Hanich (MDB), representante do Legislativo hamburguense.

Comitesinos rejeita recategorização da bacia do Rio dos Sinos - Leia mais…

Seminário avalia situação da rede de proteção à mulher em Novo Hamburgo

Seminário avalia situação da rede de proteção à mulher em Novo Hamburgo

por Maíra Kiefer — última modificação 14/08/2018 19h04

09/08/2018 – Passados 12 anos da implantação da Lei Federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, a violência contra a mulher continua sendo uma terrível realidade nos lares e ruas do país. Contudo, avanços foram alcançados, tais como a expedição de medida protetiva, delegacias especializadas e a Patrulha Maria da Penha. Para tratar das conquistas e dos obstáculos que precisam ser transpostos, foi realizado na quarta-feira, 8, o 3º Seminário Lei Maria da Penha – Rede Fortalecida: Segurança para o Cumprimento da Legislação, no Campus 2 da Universidade Feevale. A atividade, promovida pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com o projeto de extensão Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (Nadim), foi acompanhada pela procuradora especial da Mulher, Patricia Beck (PPS).

Seminário avalia situação da rede de proteção à mulher em Novo Hamburgo - Leia mais…

Câmara sediará debate sobre técnica legislativa e os limites da iniciativa parlamentar

Câmara sediará debate sobre técnica legislativa e os limites da iniciativa parlamentar

por Luís Francisco Caselani — última modificação 15/08/2018 13h37

09/08/2018 – Com temas como o papel e as demarcações da atuação parlamentar, o protagonismo dos municípios no amparo aos diretos constitucionais e noções sobre técnica e processo legislativo, o Plenário da Câmara de Novo Hamburgo reúne na próxima quinta-feira, 16 de agosto, advogados, pesquisadores e juristas para uma tarde de palestras. Com início às 14h, o Seminário de Técnica e Processo Legislativo englobará, ao todo, cinco exposições sobre as diferentes temáticas. As inscrições são gratuitas e podem ser formalizadas pelo e-mail escoladolegislativo@camaranh.rs.gov.br, informando nome completo, instituição e telefone.

Câmara sediará debate sobre técnica legislativa e os limites da iniciativa parlamentar - Leia mais…

TV Câmara: Novo Hamburgo deve vacinar 12 mil crianças na campanha contra poliomielite e sarampo

TV Câmara: Novo Hamburgo deve vacinar 12 mil crianças na campanha contra poliomielite e sarampo

por Tatiane Souza — última modificação 09/08/2018 16h34

09/08/2018 – Novo Hamburgo está engajada na Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo e poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, que será realizada durante todo o mês de agosto e deve imunizar mais de 11 milhões de crianças entre um e cinco anos incompletos em todo o Brasil. O enfermeiro Edson Silva, responsável pelo setor de Imunizações do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo, entrevistado pelo programa Vitalidade, da TV Câmara, destaca a importância de se manter a carteira de vacinação em dia em todas as faixas etárias.

TV Câmara: Novo Hamburgo deve vacinar 12 mil crianças na campanha contra poliomielite e sarampo - Leia mais…

Comissão de Segurança pede reforço no policiamento junto à antiga rodoviária

Comissão de Segurança pede reforço no policiamento junto à antiga rodoviária

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/08/2018 20h08

09/08/2018 – A Comissão de Segurança Pública da Câmara de Novo Hamburgo encaminhará ofícios à Guarda Municipal e Brigada Militar solicitando a presença de policiamento ostensivo na esquina das ruas Borges de Medeiros e Teixeira de Freitas, no bairro Rio Branco, próximo ao antigo terminal rodoviário. A decisão foi tomada durante reunião com representantes da comunidade local no início da tarde de quarta-feira, 8 de agosto. A ideia é intensificar a abordagem e o trânsito de viaturas no intuito de coibir ações criminosas.

Comissão de Segurança pede reforço no policiamento junto à antiga rodoviária - Leia mais…

Veto total à divulgação de lista de espera de pacientes irá a plenário

Veto total à divulgação de lista de espera de pacientes irá a plenário

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/08/2018 20h07

08/08/2018 – No final da tarde de segunda-feira, 6 de agosto, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur) apreciou e autorizou o trâmite de cinco matérias. Entre elas, o veto integral apresentado pelo Executivo ao Projeto de Lei nº 120/2017, que propõe a divulgação no site da Prefeitura da lista de espera por consultas, exames e cirurgias na rede municipal de saúde. A comissão, contudo, exarou parecer discordando dos argumentos reunidos, que circundam a tese de quebra do princípio constitucional da separação dos poderes. O veto só poderá ser rejeitado pelo voto de oito vereadores.

Veto total à divulgação de lista de espera de pacientes irá a plenário - Leia mais…

Vereador de Campo Bom defende aproximação entre casas legislativas

Vereador de Campo Bom defende aproximação entre casas legislativas

por Jaime Freitas — última modificação 08/08/2018 21h14

08/08/2018 – O vereador João Paulo Berkembrock (MDB), que ocupa a primeira-secretaria da Mesa Diretora da Câmara de Campo Bom, participou da sessão plenária desta quarta-feira, 8 de agosto. Na oportunidade, defendeu na tribuna uma aproximação entre os Poderes Legislativos da região do Vale do Rio dos Sinos.

Vereador de Campo Bom defende aproximação entre casas legislativas - Leia mais…

Vereadores aprovam moção que manifesta repúdio à descriminalização do aborto

Vereadores aprovam moção que manifesta repúdio à descriminalização do aborto

por Jaime Freitas — última modificação 08/08/2018 21h08

08/08/2018 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou durante a sessão desta quarta-feira, 8 de agosto, por unanimidade, moção apresentada pelo presidente Felipe Kuhn Braun (PDT) que manifesta repúdio à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442. Ajuizada junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), a ação pede a revisão dos artigos 124 e 126 do Código Penal, que tornam crime contra a vida o aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento.

Vereadores aprovam moção que manifesta repúdio à descriminalização do aborto - Leia mais…

Aprovada moção de apoio à proposição que exige capacitação para primeiros socorros em escolas

Aprovada moção de apoio à proposição que exige capacitação para primeiros socorros em escolas

por Jaime Freitas — última modificação 08/08/2018 21h09

08/08/2018 – Por unanimidade, foi aprovada nesta quarta-feira, dia 8, a Moção n° 20/2018, de autoria de Raul Cassel (MDB), que manifesta apoio para que seja acolhido o Projeto de Lei nº 9.468/2018, dos deputados federais Ricardo Izar (PP/SP) e Pollyana Gama (PPS/SP), que institui a obrigatoriedade de estabelecimentos públicos e privados voltados ao ensino ou recreação infantil e fundamental a capacitarem seu corpo docente e funcional em noções básicas de primeiros socorros. A matéria já foi aprovada pelo plenário da Câmara Federal no dia 20 de março e remetida ao Senado Federal.

Aprovada moção de apoio à proposição que exige capacitação para primeiros socorros em escolas - Leia mais…

Tradicionalista cobra apoio aos CTGs e pede parceria com escolas

Tradicionalista cobra apoio aos CTGs e pede parceria com escolas

por Luís Francisco Caselani — última modificação 08/08/2018 21h18

08/08/2018 – A convite do vereador Professor Issur Koch (PP), o tradicionalista Cláudio Gomes participou da sessão da Câmara de Novo Hamburgo desta quarta-feira, 8 de agosto, a fim de expor seu trabalho de palestras realizadas em todo o Estado de incentivo à cultura sul-rio-grandense e à formação de grupos de resgate e preservação dos costumes gaúchos. Gomes também defendeu o incentivo financeiro do Município à participação de seus Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) em eventos e a formalização de convênios para o intercâmbio junto às escolas municipais por meio de atividades em contraturno.

Tradicionalista cobra apoio aos CTGs e pede parceria com escolas - Leia mais…

Legislativo aprova alterações no Estatuto do Servidor quanto à jornada de trabalho

Legislativo aprova alterações no Estatuto do Servidor quanto à jornada de trabalho

por Jaime Freitas — última modificação 08/08/2018 19h40

08/08/2018 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 8 de agosto, em primeira votação, o Projeto de Lei Complementar nº 1/2018, que altera disposições do Regime Jurídico Estatutário dos Servidores Públicos Municipais quanto à jornada de trabalho. A principal modificação está na possibilidade de redução da carga horária mediante proporcional alteração remuneratória. O Executivo justifica que as mudanças garantem maior respaldo jurídico, atualizando a redação de dois artigos às novas disposições legais. O texto volta à análise dos parlamentares na sessão da próxima segunda-feira, dia 13.

Legislativo aprova alterações no Estatuto do Servidor quanto à jornada de trabalho - Leia mais…

Vereadores nomeiam rua na Vila Palmeira em homenagem ao professor Elvino Sartori

Vereadores nomeiam rua na Vila Palmeira em homenagem ao professor Elvino Sartori

por Jaime Freitas — última modificação 08/08/2018 20h59

08/08/2018 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 8 de agosto, o Projeto de Lei nº 58/2018, proposto pelo vereador Gerson Peteffi (MDB), que denomina Elvino João Sartori uma via pública na Vila Palmeira, no bairro Santo Afonso. A via, que tem início na rua Primavera, seguindo em direção leste até encontrar a rua Itati, trata-se de arruamento do processo de regularização fundiária da área. O texto volta à apreciação dos vereadores para decisão final na próxima segunda-feira, dia 13.

Vereadores nomeiam rua na Vila Palmeira em homenagem ao professor Elvino Sartori - Leia mais…

Legislativo homenageia os 10 anos da Escola de Música Efraim

Legislativo homenageia os 10 anos da Escola de Música Efraim

por Luís Francisco Caselani — última modificação 08/08/2018 19h18

08/08/2018 – A Escola de Música Efraim, instituição com sede no bairro Jardim Mauá, completou 10 anos de atuação nesta quarta-feira, 8 de agosto. Para comemorar a data, a Câmara de Novo Hamburgo dedicou o início da sessão ordinária em um momento de homenagem. Por iniciativa da bancada do PDT, composta por Enfermeiro Vilmar e Felipe Kuhn Braun, os vereadores exaltaram o trabalho realizado com jovens e adultos e desejaram longevidade à instituição.

Legislativo homenageia os 10 anos da Escola de Música Efraim - Leia mais…

Desafetação de terreno possibilitará construção de nova escola em Canudos

Desafetação de terreno possibilitará construção de nova escola em Canudos

por Jaime Freitas — última modificação 08/08/2018 21h32

08/08/2018 – Os vereadores hamburguenses aprovaram por unanimidade na sessão desta quarta-feira, 8 de agosto, proposta do Executivo que transforma terreno do Município no loteamento Chácara Hamburguesa, no bairro Canudos, em área institucional. O imóvel, com 5.424,51 metros quadrados, será utilizado para a edificação de uma nova escola municipal de educação infantil, em obra a ser realizada pela construtora MRV Engenharia. Com a aprovação em votação final, o projeto segue agora ao Executivo para sanção e publicação.

Desafetação de terreno possibilitará construção de nova escola em Canudos - Leia mais…

Projeto entre Delegacia da Mulher e Trensurb é apresentado a diretor da Polícia Regional Metropolitana

Projeto entre Delegacia da Mulher e Trensurb é apresentado a diretor da Polícia Regional Metropolitana

por Tatiane Souza — última modificação 14/08/2018 18h58

08/08/2018 – Mais um passo foi dado para a concretização do projeto-piloto que objetiva reduzir a violência a vulneráveis, envolvendo a Trensurb, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. A proposta foi apresentada na manhã desta quarta-feira, 8, ao diretor da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, delegado Rosalino Constante Seara, em São Leopoldo. Participaram a delegada Raquel Peixoto, o gerente de Projetos Especiais da Trensurb, Paulo Ricardo Lima Lomando, a procuradora Patricia Beck (PPS) e a servidora Carolyne Andersson.

Projeto entre Delegacia da Mulher e Trensurb é apresentado a diretor da Polícia Regional Metropolitana - Leia mais…

Ações do documento