Notícias

por Interlegis — última modificação 16/07/2019 18h38
Banco de notícias desta Casa Legislativa.
Vereador de Campo Bom apresenta trabalho realizado enquanto presidente da Câmara

Vereador de Campo Bom apresenta trabalho realizado enquanto presidente da Câmara

por Luís Francisco Caselani — última modificação 24/10/2018 21h13

24/10/2018 – O presidente da Câmara de Campo Bom, Victor Souza, utilizou a tribuna durante a sessão do Legislativo hamburguense desta quarta-feira, 24 de outubro, para detalhar algumas dos avanços celebrados ao longo de sua gestão. O vereador ressaltou conquistas como a descentralização das sessões plenárias, o apoio a lideranças comunitárias e a implementação de sistema de energia solar fotovoltaico para abastecer o prédio utilizado pelo Parlamento.

Vereador de Campo Bom apresenta trabalho realizado enquanto presidente da Câmara - Leia mais…

TV Câmara Novo Hamburgo apresenta novo logo

TV Câmara Novo Hamburgo apresenta novo logo

por Maíra Kiefer — última modificação 24/10/2018 21h16

24/10/2018 – A TV Câmara de Novo Hamburgo inaugurou sua nova identidade nesta quarta-feira, 24 de outubro. Com aspecto mais contemporâneo, com linhas simples e sem excessos, o logo faz referência ao Monumento ao Sapateiro, obra do artista Flávio Scholles em homenagem aos funcionários da indústria calçadista e um dos principais ícones da cidade. Para a criação do novo símbolo da emissora, não houve necessidade de contratação de agência ou de profissionais externos, não gerando custos aos cofres públicos. Concebido por funcionários da Assessoria de Comunicação da Casa Legislativa, essa é a terceira marca adotada pela TV Câmara desde sua fundação, em 11 de abril de 1996.

TV Câmara Novo Hamburgo apresenta novo logo - Leia mais…

Policial civil pede conscientização quanto à divulgação de notícias falsas

Policial civil pede conscientização quanto à divulgação de notícias falsas

por Luís Francisco Caselani — última modificação 24/10/2018 20h59

24/10/2018 – Tema recorrente de debates recentes em todo o país, as fake news têm se tornado um problema também para os órgãos de segurança. Foi o que apontou o vereador suplente e inspetor de polícia Ivan Carlos da Silva (PP) durante participação na sessão desta quarta-feira, 24 de outubro, a convite de Enfermeiro Vilmar (PDT). O agente relatou casos de violência gerados a partir da divulgação de falsas acusações pelas redes sociais, a sensação de insegurança causada por notícias inverídicas e reforçou que tanto as pessoas que produzem quanto as que compartilham os conteúdos podem ser responsabilizadas criminalmente.

Policial civil pede conscientização quanto à divulgação de notícias falsas - Leia mais…

Projeto ajusta critérios de reconhecimento de utilidade pública conforme legislação federal

Projeto ajusta critérios de reconhecimento de utilidade pública conforme legislação federal

por Luís Francisco Caselani — última modificação 24/10/2018 21h11

24/10/2018 – Será analisado na próxima segunda-feira, 29 de outubro, em última votação, projeto de lei apresentado pelo vereador Felipe Kuhn Braun (PDT) que altera condições previstas pela Lei Municipal nº 1.439/2006 para o reconhecimento de utilidade pública de entidades. O texto, aprovado por 11 votos a 1 durante apreciação em primeiro turno na tarde desta quarta, dia 24, amplia a iniciativa também para instituições com cargos remunerados de diretoria. Tanto a prefeita quanto qualquer vereador podem apresentar projeto sugerindo o reconhecimento de utilidade pública.

Projeto ajusta critérios de reconhecimento de utilidade pública conforme legislação federal - Leia mais…

Procuradoria Especial da Mulher faz palestra para estudantes da Escola João Goulart

Procuradoria Especial da Mulher faz palestra para estudantes da Escola João Goulart

por Tatiane Souza — última modificação 24/10/2018 18h27

24/10/2018 – Alunos do 6º e do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart estão desenvolvendo o projeto Você Não Precisa Ser Vítima de Nada, que pretende investigar, divulgar e conscientizar todos os tipos de violência contra a mulher. Por conta disso, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara foi convidada a dar uma palestra na instituição na manhã desta quarta-feira, 24, para explicar o trabalho e as campanhas realizados neste ano. A procuradora, vereadora Patricia Beck (PPS), e a servidora do Legislativo, Carolyne Andersson, ressaltaram aos estudantes o perfil das mulheres que buscam atendimento e que as agressões partem não somente do marido ou companheiro, mas dos filhos também.

Procuradoria Especial da Mulher faz palestra para estudantes da Escola João Goulart - Leia mais…

Cojur realiza reunião extraordinária em meio à Mostratec

Cojur realiza reunião extraordinária em meio à Mostratec

por Luís Francisco Caselani — última modificação 24/10/2018 19h15

23/10/2018 – Ao longo da semana, a Câmara de Novo Hamburgo dividirá suas atividades entre o Palácio 5 de Abril e a 33ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada nos pavilhões da Fenac. Isso porque o Legislativo manterá estande ao longo de toda a feira, recebendo autoridades e estudantes em entrevistas, reportagens e programas especiais. Além disso, o espaço servirá para a realização de algumas atividades parlamentares. Nesta terça-feira, 23 de outubro, o estande sediou reunião extraordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur).

Cojur realiza reunião extraordinária em meio à Mostratec - Leia mais…

Mostratec reúne estudantes de 22 países em Novo Hamburgo

Mostratec reúne estudantes de 22 países em Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani — última modificação 23/10/2018 22h41

23/10/2018 – Mais de 3 mil alunos de educação infantil e ensino fundamental, médio e técnico de escolas dos 27 estados brasileiros e de outros 21 países se encontram esta semana na 33ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. Considerada a maior feira do gênero na América Latina, a Mostratec, organizada pela Fundação Liberato, toma os pavilhões da Fenac com um total de 755 estandes, apresentando projetos e pesquisas em 13 diferentes áreas de conhecimento. A abertura oficial do evento ocorreu na tarde desta terça-feira, 23 de outubro, que marcou o primeiro dia de visitações. A feira está aberta ao público até quinta-feira, dia 25, sempre das 13h30min às 21h. A entrada é franca.

Mostratec reúne estudantes de 22 países em Novo Hamburgo - Leia mais…

Câmara está presente na Mostratec 2018

Câmara está presente na Mostratec 2018

por Maíra Kiefer — última modificação 24/10/2018 17h18

23/10/2018 – Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara de Novo Hamburgo está presente com estande na maior feira de iniciação científica da América Latina. O espaço institucional do Legislativo hamburguense tem por objetivo promover encontros sobre temas relacionados à educação e às atividades parlamentares, além de realizar entrevistas no estúdio da TV Câmara sediado nos pavilhões da Fenac.

Câmara está presente na Mostratec 2018 - Leia mais…

Assinatura para início do complexo de integração intermodal deve ocorrer até novembro

Assinatura para início do complexo de integração intermodal deve ocorrer até novembro

por Maíra Kiefer — última modificação 23/10/2018 20h52

23/10/2018 – Em reunião realizada nesta terça-feira, dia 23, Jorge Luiz Thomaz de Souza, chefe de gabinete da presidência da Trensurb, informou que até o final do mês deverá ser assinado junto à Prefeitura o contrato para o início dos trabalhos do complexo de integração intermodal da estação Novo Hamburgo, para o qual estão previstos um terminal de ônibus e um centro de compras. Após apontamentos do Executivo, adequações à proposta foram realizadas. As informações foram divulgadas durante encontro realizado com a vereadora e procuradora especial da Mulher, Patricia Beck (PPS), e a servidora do Legislativo Carolyne Andersson. A parlamentar foi à sede da empresa metroviária em Porto Alegre para tratar de questões referentes à campanha “Fale agora ou podem te calar para sempre” contra violência doméstica.

Assinatura para início do complexo de integração intermodal deve ocorrer até novembro - Leia mais…

Ministro da Educação recebe homenagem do Colégio 25 de Julho

Ministro da Educação recebe homenagem do Colégio 25 de Julho

por Jaime Freitas — última modificação 24/10/2018 17h19

23/10/2018 – Na manhã desta terça-feira, 23 de outubro, o presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (Coedu), o vereador Professor Issur Koch (PP) participou de uma solenidade em homenagem ao Ministro da Educação do Brasil, Rossieli Soares da Silva, no ato de revitalização do auditório do Colégio 25 de Julho, onde o ministro estudou na década de 1990.

Ministro da Educação recebe homenagem do Colégio 25 de Julho - Leia mais…

Comitê de Governança planeja aproximação entre setores público e privado para investimentos em inovação tecnológica

Comitê de Governança planeja aproximação entre setores público e privado para investimentos em inovação tecnológica

por Luís Francisco Caselani — última modificação 23/10/2018 14h27

23/10/2018 – A Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento (Cofin) da Câmara recebeu integrantes do Comitê de Governança Empresarial de Novo Hamburgo para uma reunião na tarde de segunda-feira, 22 de outubro. O grupo, criado em agosto deste ano, reúne lideranças empresariais e representantes de órgãos públicos, sob a coordenação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), no intuito de, entre outras frentes, criar um ecossistema de inovação na cidade.

Comitê de Governança planeja aproximação entre setores público e privado para investimentos em inovação tecnológica - Leia mais…

Moradores do bairro Primavera pedem por mais segurança

Moradores do bairro Primavera pedem por mais segurança

por Jaime Freitas — última modificação 23/10/2018 19h53

22/10/2018 – Integrantes da Associação de Moradores do bairro Primavera reuniram-se na Câmara Municipal de Novo Hamburgo durante a sessão plenária desta segunda-feira, 22 de outubro, para pedir por mais segurança. O grupo ocupou a tribuna em protesto ao crime que ocorreu na manhã do último sábado, dia 20, quando uma jovem de 20 anos foi roubada e estuprada às margens da BR-116, nas proximidades da passarela Oswaldo Kaiser, que fica ao lado do viaduto Ayrton Senna da Silva.

Moradores do bairro Primavera pedem por mais segurança - Leia mais…

Legislativo hamburguense premiará seis projetos durante a Mostratec

Legislativo hamburguense premiará seis projetos durante a Mostratec

por Jaime Freitas — última modificação 23/10/2018 13h59

22/10/2018 – Ano passado, a Câmara de Novo Hamburgo realizou a entrega do primeiro Prêmio Cientista Júnior, reconhecendo os dois melhores trabalhos de escolas hamburguenses na Mostratec Júnior, voltada para estudantes de ensino fundamental. Em 2018, a premiação será ampliada para seis grupos de alunos, englobando também pesquisas da categoria principal da feira de ciência e tecnologia organizada pela Fundação Liberato. A decisão foi ratificada nesta segunda-feira, 22 de outubro, com a aprovação unânime em segundo turno de dois projetos de resolução propostos pela Mesa Diretora. A Mostratec ocorre até o dia 26 nos pavilhões da Fenac.

Legislativo hamburguense premiará seis projetos durante a Mostratec - Leia mais…

Auditório da Casa das Artes se chamará Kinho Nazário

Auditório da Casa das Artes se chamará Kinho Nazário

por Jaime Freitas — última modificação 23/10/2018 00h28

22/10/2018 – Por unanimidade, os vereadores hamburguenses aprovaram, em votação final nesta segunda-feira, 22 de outubro, projeto de lei apresentado pela Prefeitura que concede o nome Kinho Nazário ao auditório da Casa das Artes, no Centro da cidade. A matéria homenageia o ator e diretor de teatro com forte atuação em Novo Hamburgo, falecido em setembro de 2017. Com capacidade para 128 pessoas, o auditório divide espaço com cafeteria e salas de exposições e reuniões no revitalizado prédio que antes abrigava a Semec II. O Projeto de Lei nº 74/2018 retorna agora ao Executivo para sanção e publicação.

Auditório da Casa das Artes se chamará Kinho Nazário - Leia mais…

Paim deverá voltar à Câmara em 2019 para debater reforma da Previdência

Paim deverá voltar à Câmara em 2019 para debater reforma da Previdência

por Daniele Silva — última modificação 23/10/2018 13h59

19/10/2018 – Reeleito para o mandato de senador no último dia 7, Paulo Paim (PT/RS) esteve na Câmara hamburguense na tarde desta sexta-feira, dia 19, para participar do programa Domínio Público, transmitido ao vivo pelo canal do Legislativo. Após a entrevista, conversou com o presidente da Casa, Felipe Kuhn Braun (PDT), e o vereador Enio Brizola (PT). No encontro, o parlamentar aceitou o convite de Brizola para vir novamente à Câmara falar à comunidade do Vale dos Sinos sobre as questões que envolvem o projeto de reforma da Previdência. O evento deverá acontecer em 2019, ano em que o Congresso voltará a debater o tema.

Paim deverá voltar à Câmara em 2019 para debater reforma da Previdência - Leia mais…

Vereadores propõem reestruturação de conselho e criação do fundo de segurança pública

Vereadores propõem reestruturação de conselho e criação do fundo de segurança pública

por Luís Francisco Caselani — última modificação 19/10/2018 20h31

19/10/2018 – Enio Brizola (PT) e Raul Cassel (MDB) apresentaram na última semana projeto de lei que cria o Fundo (Fumsep) e o Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep), órgão deliberativo e orientativo vinculado à Secretaria de Segurança. A proposta, segundo os parlamentares, apresenta-se como uma oportunidade para o Município atuar na redução dos índices criminais e promover a captação de recursos para o financiamento de ações e da adequação, modernização, aquisição e manutenção de equipamentos e viaturas. O projeto também revoga a Lei Municipal nº 1.317/2005, que estrutura o Conselho Municipal de Defesa e Segurança da Comunidade, atualmente inativo.

Vereadores propõem reestruturação de conselho e criação do fundo de segurança pública - Leia mais…

TV Câmara - Médica alerta para o crescimento de infecções sexualmente transmissíveis entre jovens e idosos

TV Câmara - Médica alerta para o crescimento de infecções sexualmente transmissíveis entre jovens e idosos

por Tatiane Souza — última modificação 19/10/2018 18h49

19/10/2018 – As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), como sífilis, gonorreia, clamídia, HIV, HPV, hepatites virais e herpes, ainda são uma realidade, e crescem entre a população jovem e da terceira idade, mesmo com as inúmeras campanhas de prevenção realizadas nas escolas e na mídia. A médica infectologista do Município Fábia Rafaela Corteletti participou do programa Vitalidade para trazer mais esclarecimentos sobre o assunto. Coordenadora da Política Municipal em IST's, Aids e Hepatites Virais, ela destacou o trabalho realizado pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE), onde é possível, por exemplo, a realização de testes rápidos para a verificação das doenças.

TV Câmara - Médica alerta para o crescimento de infecções sexualmente transmissíveis entre jovens e idosos - Leia mais…

Prefeitura e vereadores debatem andamento das obras do Centro

Prefeitura e vereadores debatem andamento das obras do Centro

por Luís Francisco Caselani — última modificação 18/10/2018 20h46

18/10/2018 – A comissão especial da Câmara formada para acompanhar as obras de revitalização do Centro de Novo Hamburgo deu prosseguimento a suas atividades na manhã desta quinta-feira, 18 de outubro, recebendo a equipe da Prefeitura responsável pela gestão e fiscalização dos serviços. Os vereadores questionaram sobre o andamento das intervenções e repassaram reivindicações e dúvidas de moradores e comerciantes. Os engenheiros que compõem a Comissão de Gestão da Obra relataram alguns dos problemas encontrados e entregaram cópias do projeto e do contrato assinado com o consórcio responsável pelas melhorias. Eles também apresentaram planilha com a evolução das obras, que aponta que 20% dos trabalhos já foram concluídos.

Prefeitura e vereadores debatem andamento das obras do Centro - Leia mais…

Grupo de apoio ao Vereador Mirim faz adequações técnicas às proposições dos alunos

Grupo de apoio ao Vereador Mirim faz adequações técnicas às proposições dos alunos

por Tatiane Souza — última modificação 18/10/2018 19h20

18/10/2018 – Na tarde desta quinta-feira, 18, nova reunião foi realizada na Câmara para tratar sobre as proposições que estão sendo feitas pelos vereadores mirins eleitos em 2018. O objetivo é analisar individualmente e fazer as adequações técnicas necessárias, preservando a ideia original do que foi proposto. Participaram a diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Hagen, a coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Adriane Brevia, o assessor técnico pedagógico da Smed, Dionísio Hatzenberger, a estagiária de Relações Públicas da Escola, Pâmela Lima, o jornalista Jaime Freitas e os oficiais legislativos Artemio Friedrich, Simara Cecatto e Álvaro Santos – integrantes do grupo de apoio ao Projeto Vereador Mirim.

Grupo de apoio ao Vereador Mirim faz adequações técnicas às proposições dos alunos - Leia mais…

Comissão de Obras busca regularização do loteamento Coopserv

Comissão de Obras busca regularização do loteamento Coopserv

por Daniele Silva — última modificação 19/10/2018 13h24

18/10/2018 – As más condições das ruas Ingá Feijão e Arueira motivaram encontro dos representantes da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (Coosp) com moradores do bairro Lomba Grande. Na manhã desta quinta-feira, dia 18, os vereadores Sergio Hanich (MDB) e Fernando Lourenço (SD) visitaram as vias, que ficam no loteamento Coopserv. Segundo Serjão, desde 2013, quando ele também presidia o grupo de trabalho, há uma questão jurídica que envolve a cooperativa habitacional, dificultando a regularização do local. A convite dos parlamentares, representantes da Prefeitura e da Comusa também participaram do encontro.

Comissão de Obras busca regularização do loteamento Coopserv - Leia mais…

Presidente representa a Câmara na Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Presidente representa a Câmara na Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

por Tatiane Souza — última modificação 18/10/2018 14h53

18/10/2018 – Crianças, adolescentes e professores de escolas públicas e particulares, representantes de ONGs e projetos sociais do poder público estão reunidos durante todo o dia de hoje, 18, na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo, onde estão sendo realizados a X Conferência e o II Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente, cujo tema central é Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências. O presidente da Câmara, Felipe Kuhn Braun (PDT), representou o parlamento no evento. Dentre outras autoridades, também prestigiaram a cerimônia de abertura o vice-prefeito Antônio Fagan, o secretário de Desenvolvimento Social, Roberto Daniel Bota, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Marcia Elisa Glaser, que também é vereadora suplente.

Presidente representa a Câmara na Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente - Leia mais…

Secretário da Fazenda detalha situação do repasse de emendas parlamentares

Secretário da Fazenda detalha situação do repasse de emendas parlamentares

por Luís Francisco Caselani — última modificação 24/10/2018 21h21

17/10/2018 – A convite do líder do governo na Câmara, Sergio Hanich (MDB), o secretário da Fazenda, Gilberto dos Reis, reuniu-se com os vereadores no Plenarinho Pedro Thön após o encerramento da sessão ordinária desta quarta-feira, 17 de outubro, para colocá-los a par do andamento dos repasses previstos por emendas parlamentares ao Orçamento do Município deste ano. Betinho relatou que a Prefeitura implantou uma força-tarefa para agilizar a liberação dos recursos. Algumas entidades já devem receber os valores a partir da próxima semana.

Secretário da Fazenda detalha situação do repasse de emendas parlamentares - Leia mais…

Câmara deverá premiar seis projetos hamburguenses na Mostratec

Câmara deverá premiar seis projetos hamburguenses na Mostratec

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/10/2018 20h57

17/10/2018 – Em 2017, a Câmara de Novo Hamburgo realizou a entrega do primeiro Prêmio Cientista Júnior, reconhecendo os dois melhores trabalhos de escolas hamburguenses na Mostratec Júnior, voltada para estudantes de ensino fundamental. Este ano, a Mesa Diretora pretende ampliar a premiação para seis grupos de alunos, englobando também pesquisas da categoria principal da feira de ciência e tecnologia organizada pela Fundação Liberato. Mais do que o reconhecimento, a iniciativa tem o objetivo de financiar a participação dos vencedores em feira nacional, através da concessão de passagens ou hospedagem para dois alunos e um professor-orientador por projeto ou ainda do pagamento da taxa de inscrição para o evento.

Câmara deverá premiar seis projetos hamburguenses na Mostratec - Leia mais…

Auditório da Casa das Artes levará o nome do ator e diretor Kinho Nazário

Auditório da Casa das Artes levará o nome do ator e diretor Kinho Nazário

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/10/2018 19h53

17/10/2018 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou, em decisão unânime na tarde desta quarta-feira, 17 de outubro, projeto de lei apresentado pela Prefeitura que concede o nome Kinho Nazário ao Auditório da Casa das Artes, localizado na rua Primeiro de Março, 59, no Centro. A matéria homenageia o ator e diretor de teatro com forte atuação em Novo Hamburgo, que faleceu em setembro de 2017. O projeto ainda passará por nova apreciação na próxima segunda-feira, dia 22.

Auditório da Casa das Artes levará o nome do ator e diretor Kinho Nazário - Leia mais…

Proposta de inspeção periódica de imóveis em Novo Hamburgo recebe novo pedido de vista

Proposta de inspeção periódica de imóveis em Novo Hamburgo recebe novo pedido de vista

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/10/2018 19h43

17/10/2018 – Os vereadores hamburguenses votariam nesta quarta-feira, 17 de outubro, em primeiro turno, projeto de lei apresentado por Raul Cassel (MDB) que obriga edificações públicas e privadas a providenciarem laudo técnico de inspeção predial sobre as condições de estabilidade, segurança, salubridade, desempenho e habitabilidade do imóvel. No entanto, Enio Brizola (PT) solicitou o adiamento da análise em plenário por 15 dias. O objetivo é aprofundar o estudo sobre a matéria e pensar na elaboração de emendas que aprimorem sua aplicação. Como o projeto já havia recebido pedido de vista do vereador Sergio Hanich (MDB) no início do mês, o texto deve ir a votação no dia 5 de novembro, sem nova possibilidade de adiamento.

Proposta de inspeção periódica de imóveis em Novo Hamburgo recebe novo pedido de vista - Leia mais…

Bueiros em ruas e calçadas de Novo Hamburgo passarão a ser nivelados

Bueiros em ruas e calçadas de Novo Hamburgo passarão a ser nivelados

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/10/2018 19h42

17/10/2018 – A Câmara aprovou por unanimidade durante o segundo turno de votações nesta quarta-feira, 17 de outubro, projeto de lei apresentado por Raul Cassel (MDB) que torna obrigatório o nivelamento de tampões, caixas de inspeção, bocas de lobo e bueiros instalados em calçadas e vias públicas simultaneamente a obras de pavimentação, reconstrução ou qualquer serviço de manutenção. A matéria segue agora para a análise da prefeita Fátima Daudt, que poderá sancionar o projeto, transformando em lei, ou apresentar veto.

Bueiros em ruas e calçadas de Novo Hamburgo passarão a ser nivelados - Leia mais…

Orçamento do Município recebe reforço de quase R$ 420 mil na área da educação

Orçamento do Município recebe reforço de quase R$ 420 mil na área da educação

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/10/2018 20h06

17/10/2018 – Os vereadores hamburguenses aprovaram por unanimidade na tarde desta quarta-feira, 17 de outubro, em segunda votação, projeto de lei do Executivo que abre crédito adicional especial no valor de R$ 419.199,33 junto às verbas destinadas à Secretaria de Educação em 2018. O recurso integra um montante total de R$ 600 milhões que serão repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a diferentes municípios brasileiros com o objetivo de superar dificuldades financeiras emergenciais.

Orçamento do Município recebe reforço de quase R$ 420 mil na área da educação - Leia mais…

Câmara homenageia os 15 anos da escola Mundo Encantado

Câmara homenageia os 15 anos da escola Mundo Encantado

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/10/2018 19h49

17/10/2018 – A Escola de Educação Infantil Mundo Encantado abriu suas portas para a comunidade hamburguense em outubro de 2003. Completando 15 anos de atividade, a instituição, com sede no Grêmio Atiradores, recebeu uma homenagem da Câmara durante a sessão desta quarta-feira, 17 de outubro. Proposto por Professor Issur Koch (PP), o reconhecimento foi endossado por todos os parlamentares, que destacaram o empenho de professores e funcionários na oferta de um espaço educativo de qualidade.

Câmara homenageia os 15 anos da escola Mundo Encantado - Leia mais…

Parecer técnico aponta irregularidades em projetos de proteção aos animais

Parecer técnico aponta irregularidades em projetos de proteção aos animais

por Luís Francisco Caselani — última modificação 16/10/2018 21h21

16/10/2018 – Dois projetos de lei apresentados pelo vereador Professor Issur Koch (PP), com temáticas voltadas para o fomento de iniciativas de proteção aos animais, foram analisados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur) no final da tarde de segunda-feira, 15 de outubro. Embora reconheçam o mérito das matérias, a presidente Patricia Beck (PPS) e o secretário Cristiano Coller (Rede) acompanharam parecer da Procuradoria-Geral da Câmara e irão notificar o autor sobre as inconstitucionalidades apuradas em ambas as matérias. O vereador terá prazo de 10 dias úteis para efetuar as correções necessárias ou contestar a decisão da Cojur.

Parecer técnico aponta irregularidades em projetos de proteção aos animais - Leia mais…

Comissão especial realiza primeira vistoria em obras do Centro

Comissão especial realiza primeira vistoria em obras do Centro

por Luís Francisco Caselani — última modificação 17/10/2018 11h57

16/10/2018 – A Comissão Especial de Acompanhamento das Obras de Revitalização do Centro de Novo Hamburgo realizou sua primeira visita de campo na manhã desta terça-feira, 16 de outubro. O grupo parlamentar fiscalizou o andamento das intervenções na Praça do Imigrante e nas ruas Cinco de Abril e Lima e Silva, conversou com comerciantes locais e tirou dúvidas pontuais junto a engenheiros e operários. As informações coletadas auxiliarão os vereadores durante reunião com o comitê gestor das obras, agendada para esta quinta, dia 18, a partir das 9 horas, na Sala Sandra Hack, no quarto andar da Câmara.

Comissão especial realiza primeira vistoria em obras do Centro - Leia mais…

Ações do documento