Histórico

por Maíra Kiefer última modificação 07/04/2017 15h36

No dia 27 de outubro de 2014, foi lançada a Escola do Legislativo de Novo Hamburgo com o objetivo de qualificar os servidores e vereadores, e abrir as portas desta Casa Legislativa para a comunidade.

O lançamento da nossa Escola foi marcado pela presença do Presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo - ABEL, Florian Madruga, que veio de Brasília, especialmente para o evento, do diretor da Abel – Região Sul, Luiz Antonio Costa da Silva, do diretor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Porto Alegre, Hélio Panzenhagen, do diretor de Cultura, Formação e Lazer da Assembleia Legislativa, Décio Duarte, e do vice-prefeito de Novo Hamburgo, Roque Serpa. 

Madruga, servidor do Senado Federal há 41 anos, fez uma declaração de amor ao Poder Legislativo: “acredito que é realmente o poder mais democrático que existe na República, pois as portas estão sempre abertas para receber os cidadãos”. Segundo ele, com a criação de suas escolas, as câmaras municipais cumprem uma determinação da Constituição Federal. “O servidor treinado rende muito mais e está melhor preparado para atender os cidadãos”, salientou. “Mas a escola tem também um viés externo, o de trazer o cidadão para dentro da Câmara Municipal. Hoje, 95% dos professores do Ensino Fundamental não têm ideia do papel do Poder Legislativo. É a Escola do Legislativo que vai mudar essa realidade.” Madruga destacou ainda que esse desconhecimento se reflete no retrato distorcido que a mídia faz dos parlamentos. “O Poder Legislativo não é uma fábrica, sua produção não se mede pelo número de propostas apresentadas. O Poder Legislativo tem duas missões primordiais: legislar e fiscalizar o Poder Executivo.”

Desejamos que as pessoas conheçam e entendam o papel da Câmara, do Poder Legislativo, e a escola irá impulsionar este movimento de propagação do conhecimento e do exercício da cidadania.

As atividades da Escola do Legislativo começaram em junho de 2015, e já foram firmados convênios com diversas instituições, como Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), Rede Nacional de Escolas de Governo, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS) e Serviço Social do Comércio (Sesc-RS).

Quase 200 alunos participaram dos seguintes cursos e palestras, realizados entre maio a dezembro de 2015: “Jornalismo: Ética e Criatividade”, “Cidadania: uma história das ideias”, “Formação de Lideranças Sociais”, “O sentido da vida é amar”, “Estatuto da Criança e do Adolescente” e “Lei de Acesso à Informação e o Prêmio Boas Práticas na internet”.