Setembro

por Maíra Kiefer última modificação 21/09/2022 18h27

 

Calendário Pró-Saúde – Câmara promove informações sobre campanhas de prevenção e combate a diversas doenças

Laranja


Mês de Conscientização sobre a Obesidade Infantil



Segundo o Ministério da Saúde, a obesidade afeta 3,1 milhões de crianças menores de 10 anos no Brasil. Outras 6,4 milhões têm sobrepeso. O órgão também alerta sobre a relevância de manter hábitos saudáveis e alimentação balanceada desde cedo para prevenir doenças.

A obesidade infantil deve ser levada a sério. Identificá-la precocemente é importante para evitar que a criança persista com esse problema na vida adulta e sofra com outras doenças, como diabetes, colesterol e triglicerídeos.

Confira algumas dicas: ✔️ Quanto maior o número de refeições em família, menor a probabilidade de a obesidade ganhar terreno; ✔️ não deixe alimentos calóricos acessíveis; ✔️ enfatize o que ela pode comer ao invés de reforçar o que ela não pode; ✔️ não critique a criança durante as refeições para que ela não desconte as frustrações no prato de comida; ✔️ use pratos menores; ✔️ coloque grandes quantidades de alimentos de baixo valor calórico (saladas): a criança terá a impressão que está comendo mais; ✔️ ofereça os alimentos separadamente para a criança aprender a identificar as cores e sabores!


 Lilás

Mês de Conscientização sobre o Mal de Alzheimer

 
O dia 21 de setembro é considerado o Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença de Alzheimer, por isso ao longo de todo o mês diversos órgãos e instituições do Brasil realizam a campanha #SetembroLilás, caracterizada por integrar várias ações que visam promover os cuidados com a saúde dos idosos e informar sobre a Doença de Alzheimer.

TV Câmara NH 








Azul

Valorização da Cultura Surda

A Comunidade Surda Brasileira comemora em 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. Esse é um mês para celebrarmos a comunidade surda e pensarmos mais sobre a inclusão dos surdos na sociedade. #SetembroAzul

Setembro Azul busca trazer visibilidade para a comunidade surda brasileira

TV Câmara NH 

TV Câmara – Conscientização sobre surdez e inclusão são tema do Vitalidade

Dourado

Mês de Conscientização sobre o Câncer Infantojuvenil

Para intensificar o movimento de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, o mês de setembro é tradicionalmente conhecido por representar a causa, que leva como símbolo o laço dourado.
O câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença entre crianças e jovens de 1 a 19 anos, atingindo uma média de 9000 novas vítimas por ano no Brasil. Por não ter relação com hábitos de vida, sua prevenção é um desafio.
 #SetembroDourado

TV Câmara NH 





Roxo

Mês de Conscientização da Fibrose Cística



 O #SetembroRoxo é o mês de conscientização da Fibrose Cística, doença genética que não tem cura, porém se identificada e tratada precocemente proporciona ao paciente uma maior qualidade de vida.

A doença foi tema do Vitalidade com a professora de Medicina da Universidade Feevale, a pneumologista Cynthia Rocha Dullius, que é especialista no assunto.

TV Câmara NH 

TV Câmara – Pneumologista traz esclarecimentos sobre a Fibrose Cística

Amarelo

Mês de Conscientização ao Suicídio e pela Valorização da Vida

 No Brasil, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais.

A campanha #SetembroAmarelo 💛 foi criada com o objetivo de prevenir e reduzir estes números e conscientizar a população dessa triste realidade.

Saiba mais em: setembroamarelo.com

TV Câmara NH 

TV Câmara - Rio Grande do Sul é terceiro estado com mais casos de suicídios no Brasil


TV Câmara – Setembro Amarelo é símbolo da luta contra o suicídio e pela valorização da vida

TV Câmara – Estudantes da rede municipal falam sobre a criação de grupo de apoio emocional

TV Câmara – Vitalidade abordou o luto e as formas de lidar com a morte

TV Câmara - Entrevista sobre suicídio na terceira idade fecha debates sobre Setembro Amarelo

A jornalista Tatiane Lopes conversou com o porta-voz nacional do Centro de Valorização da Vida, Anildo Fernandes, sobre o trabalho do CVV e suicídio.


Verde

Mês de Conscientização sobre a Doação de Órgãos




 
O mês de setembro convida toda a população para uma campanha importante e que tem como objetivo salvar vidas. O #SetembroVerde visa conscientizar e alertar a população sobre a necessidade da doação de órgãos e tem ações em todo Brasil. Hoje, 27, é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. A data visa conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto.


TV CÂMARA NH

TV Câmara - Doação de órgãos e transplante são assuntos debatidos pelo programa Vitalidade


TV Câmara – Pesquisa com o objetivo de tornar o transplante mais acessível no Brasil é tema do Vitalidade desta semana


Vermelho

Mês de Combate às Doenças Cardiovasculares

No dia 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração, e durante todo o mês, ocorre a campanha #SetembroVermelho. ONGs e entidades médicas concentram esforços para falar sobre o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, os principais fatores de risco e como mudar hábitos para levar uma vida mais saudável.

TV Câmara NH