Dezembro

por Maíra Kiefer última modificação 08/01/2021 14h09

Vermelho

Mês de prevenção ao HIV

O 1º de dezembro foi estabelecido pela Assembleia Geral da ONU e pela Organização Mundial de Saúde como uma forma de conscientizar a população sobre a doença, e é comemorada desde 1988. Aids é uma doença, até o momento, sem cura, causada por um vírus que afeta o sistema imunológico: o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Essa doença teve seus primeiros registros no início da década de 1980, sendo que, no Brasil, o primeiro registro oficial foi feito em 1982.

Apesar de conhecermos a doença por mais de 30 anos, novos casos ainda surgem, muitas pessoas morrem em decorrência de complicações dela, e as pessoas que são diagnosticadas com aids ainda enfrentam preconceito e discriminação. Sendo assim, o Dia Mundial de Luta Contra a Aids é um momento para falarmos sobre prevenção, tratamento e amor ao próximo (Brasil Escola). Proteja-se e Viva com saúde!

TV Câmara NH




As Infecções Sexualmente Trasnmissíveis (IST's), como sífilis, gonorréia, clamídia, hepatite, herpes, HPV e HIV continuam bem vivas, infelizmente. E atingem, em cheio, jovens e a terceira idade. Neste contexto, a médica infectologista do município, Fábia Rafaela Corteletti, participou do programa Vitalidade para falar, dentre outros assuntos, que o uso da camisinha - feminina ou masculina - é fundamental.

Laranja

Prevenção ao câncer de pele 

Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja, iniciativa que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Desde então, sempre no último mês do ano, são realizadas diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas para informar a população sobre as principais formas de prevenção e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento. O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.

TV Câmara NH




Programa sobre saúde e qualidade de vida veiculado na TV Câmara, canal 16 da NET. O cirurgião oncológico, Dr. Carlos Antonello, fala sobre o câncer, especialmente o de pele, e traz informações também sobre causa e cura. Apresentação é da jornalista Tatiane Lopes. Produção: Assessoria de Comunicação da Câmara.