Secretário presta esclarecimento sobre coleta de lixo em Novo Hamburgo

por jaimefreitas — última modificação 16/10/2020 20h03
16/11/2016 – O Secretário do Meio Ambiente, Danilo Oliveira, foi convocado pelo ofício nº 1090/2016, de autoria do presidente da Câmara Municipal, Antonio Lucas (PDT), para, na sessão desta quarta-feira, 16, prestar esclarecimento sobre os problemas com a coleta de lixo em Novo Hamburgo. Desde o dia 7 de novembro, a empresa ART Construtora, Consultoria e Serviços, responsável pela coleta dos resíduos residenciais no município, não efetua o serviço.

O secretário Danilo Oliveira expôs aos vereadores, de forma cronológica, todos os fatos que ocorreram desde a descontinuidade do serviço da ART.“A empresa responsável pela coleta abandonou o serviço em um dia e no outro teve quatro caminhões apreendidos pela Justiça. Fizemos uma contratação emergencial de uma prestadora, que começou a atividade no dia 10 de novembro, mas, na manhã seguinte, acabou desistindo do serviço. A prefeitura colocou caminhões e pessoal próprio para minimizar os problemas de coleta. Conseguimos fazer uma nova contratação e os serviços já estão normalizados”, afirmou o secretário. O município de Novo Hamburgo tem um gasto de aproximadamente R$ 800 mil ao mês com o serviço de coleta, de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Patricia Beck (PPS) perguntou sobre as multas à ART, pela descontinuidade do serviço. Oliveira informou que a Procuradoria do Município está tomando as devidas atitudes para responsabilizar a empresa. Raul Cassel (PMDB) quis saber se houve alguma evolução na coleta de lixo seletivo e o secretário respondeu: “não avançou”. Sergio Hanisch (PMDB) perguntou sobre o número de caminhões contratados e recebeu a informação que o número atual é o mesmo do contrato anterior. Issur Koch (PP) e Naason Luciano (PTB) agradeceram a presença e os esclarecimentos do secretário Danilo Oliveira.


Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh

Siga a Câmara no Instagram - @camaranh