Projeto estabelece apresentação anual de relatórios pela Coordenadoria de Defesa Civil

por melissa — última modificação 16/10/2020 20h02
16/02/2017 – Nesta semana, cinco matérias começaram a tramitar na Casa. O Projeto de Lei Complementar nº 2/2017, de Raul Cassel (PMDB), altera a Lei nº 1.397/2006, que criou a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. A proposta do vereador determina que o órgão apresentará anualmente, em audiência pública, relatório sobre as áreas invadidas, as áreas de risco, planejamento de prevenção de catástrofes, planejamento de ações educativas para a população, além de repasses públicos e privados.

Leia a proposta completa aqui.

O Projeto de Lei nº 12/2017, de Fernando Lourenço, altera a Lei nº 2.044/2009, que dispõe sobre a publicação de informações sobre servidores da Câmara no portal oficial, determinando que na lista de cargos e salários publicada mensalmente deverá constar também o nome de cada trabalhador.

Como é a tramitação de um projeto de lei?

Quando um projeto é protocolado na Câmara, seja por vereador ou pelo Poder Executivo, é logo publicado no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), onde pode ser acessado por qualquer pessoa. Depois, é lido no Expediente da sessão seguinte e segue para a coordenadoria Legislativa. Se tudo estiver de acordo com a Lei Federal Complementar nº 95, que dispõe sobre a elaboração, a redação, a alteração e a consolidação das leis, e não faltar nenhum documento (caso seja necessário), a proposta é encaminhada à Procuradoria da Casa e, em seguida, à coordenadoria das Comissões Permanentes.

Todas as propostas devem passar pela comissão de Constituição, Justiça e Redação. As que tratam de escolas, por exemplo, também devem passar pela Comissão de Educação. Ao todo, são oito comissões permanentes na casa, formadas por três vereadores cada: Constituição, Justiça e Redação; Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento; Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia; Meio Ambiente; Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana; Saúde; e Segurança Pública.

São os próprios vereadores que decidem quais projetos serão votados nas sessões, nas reuniões de integrantes da Mesa Diretora e de líderes das bancadas.

Projeto de Decreto Legislativo nº 2/2017, da Comissão de Competitividade, Finanças, Orçamento, Economia e Planejamento, integrada por Naasom Luciano (PTB), Nor Boeno (PT) e Enio Brizola (PT), acolhe o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado referente às contas da Prefeitura relativas ao exercício de 2012.

O Projeto de Decreto Legislativo nº 3/2017, da Mesa Diretora, trata do ponto facultativo nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2017, em decorrência das comemorações do Carnaval.

Projetos de decreto legislativo passam pelas comissões e são votados em dois turnos, mas não precisam da sanção do chefe do Poder Executivo, sendo promulgado pela presidência da Câmara.

Por fim, a Moção nº 2/2017, de Inspetor Luz (PMDB), que manifesta aplauso e reconhecimento ao promotor de Justiça do Rio Grande do Sul Eugênio Paes Amorim, convocado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para compor o Conselho Nacional de Política Criminal Penitenciária, e foi aprovada nesta quarta-feira, 15.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh

Siga a Câmara no Instagram - @camaranh