TÍTULO DE CIDADÃO DE NOVO HAMBURGO GANHA NOVAS REGRAS

por admin última modificação 16/10/2020 19h58
Proposta limita número de indicados e prazo de indicação
A partir deste ano, o número de pessoas que poderá ser agraciado com a láurea de Cidadão de Novo Hamburgo foi limitado em dois, salvo em casos extraordinários ou se o homenageado for estrangeiro. Essa é a proposta, de autoria do vereador Jesus Maciel Martins, do PTB, aprovada por unanimidade na sessão do dia 10 de março, terça-feira.

A matéria também disciplina a concessão do título em outros aspectos. Segundo o projeto, que volta a ser votado em segundo turno dia 12, cada vereador pode indicar um homenageado por ano, por voto secreto. Em caso de empate, o desempate é realizado pelo Presidente da Sessão Secreta.

O Projeto do Decreto Legislativo concedendo a homenagem ao Cidadão de Novo Hamburgo deve ser protocolado até 31 de agosto de cada ano. Não fica acumulado o número de títulos para o ano seguinte, caso não seja indicado alguém para a honraria no ano em vigor.

De acordo com Jesus Martins, a intenção é que seja tomado maior cuidado para que a ação não se torne instrumento de promoção pessoal e que haja consenso na escolha do cidadão a ser homenageado. Assim, a ação seria mais valorizada e a idéia, que é tão bonita, não se banalizaria.

Ainda segundo ele, com as mudanças propostas, tanto os organizadores, quanto os homenageados terão um tempo maior de preparação. "Poderemos organizar um evento com mais zelo, mais leveza, mais divulgação e melhor preparado por todos os envolvidos".


Emenda

Também recebeu voto favorável de todos a emenda de Raul Cassel, propondo que cada vereador poderá ter apenas uma indicação aprovada por legislatura. Ito Luciano parabenizou a ação, ressaltando que em 20 anos de Casa, conseguiu homenagear somente um cidadão.


Em 1957, realizou-se a primeira entrega do título, concedido a Sebastião Adroaldo Pereira. Desde então, 33 pessoas já foram laureadas. Élio Giacomet, Luiz Flávio Baptista, Lourival de Souza Pereira e o Monsenhor Oscar João Colling foram homenageados de 2008.

No site da Câmara há uma galeria especial, onde podem ser encontrados o nome e um pequeno histórico de todos os Cidadãos de Novo Hamburgo. Clique aqui para conhecer um pouco mais dessa história.