Resultado da busca

96 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item






















Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
Alunos da EMEF Salgado Filho vislumbram possibilidade de pleitear demandas para a cidade
por Luís Francisco Caselani publicado 09/05/2019 última modificação 09/05/2019 20h55 — registrado em: , , ,
09/05/2019 – Três turmas de 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Senador Salgado Filho participaram na tarde desta quinta-feira, 9 de maio, da primeira etapa do Projeto Vereador Mirim. Reunidos no Plenário Luiz Oswaldo Bender, eles acompanharam palestra que, entre outras coisas, apresentou o alcance da iniciativa. Além do estímulo ao conhecimento sobre política e cidadania, o projeto, desenvolvido pela Câmara em parceria com a Secretaria de Educação (Smed), tem como objetivo a eleição de representantes estudantis, jovens que poderão expor anseios de suas comunidades escolares e sugerir melhorias para a cidade.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Alunos da escola Machado de Assis aprendem sobre cidadania em palestra do Projeto Vereador Mirim
por Tatiane Souza publicado 25/04/2019 última modificação 25/04/2019 23h01 — registrado em: , ,
25/04/2019 – A aluna Maria Clara Schmitt de Souza participou na tarde desta quinta-feira, 25, no Plenário da Câmara, juntamente a outros estudantes do 6º ano da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Machado de Assis, da fase de palestras da terceira edição do Projeto Vereador Mirim, uma iniciativa da Escola do Legislativo juntamente à Secretaria Municipal de Educação (Smed). Para a estudante, de apenas 11 anos, a ação ajuda as crianças a entenderem melhor a política e o que é feito em Novo Hamburgo. “A partir de agora poderemos expressar o que acreditamos ser melhor para a cidade”, disse.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Alunos da Escola Seno Frederico Ludwig enriquecem palestra do Vereador Mirim com importantes debates
por Tatiane Souza publicado 16/05/2023 última modificação 16/05/2023 22h00 — registrado em: ,
16/05/2023 – A penúltima e maior turma de estudantes passou na tarde desta terça-feira, 16, pela fase de palestra do Projeto Vereador Mirim. Cerca de 80 alunos do Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig ouviram atentos as explicações trazidas pela diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, e pela chefe da seção de programas da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS), Débora Vicente, sobre Poder Legislativo municipal, cidadania, processo eleitoral brasileiro, prejuízos trazidos pelas fake news e a representatividade da mulher na política.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Alunos da Monteiro Lobato aprendem sobre política na palestra do Vereador Mirim
por Luís Francisco Caselani publicado 05/06/2018 última modificação 15/08/2018 18h14 — registrado em:
05/06/2018 – Cerca de 100 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Monteiro Lobato, do bairro São Jorge, participam da primeira etapa do Vereador Mirim na tarde desta terça-feira, 5. O principal objetivo do projeto é incentivar a participação do jovem na política, através da integração da Câmara com a comunidade escolar do Município. Estavam presentes o presidente da Casa, Felipe Kuhn Braun (PDT) e o vereador Professor Issur Koch (PP), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia. “Essa é a casa dos debates e da fiscalização. Hoje, vocês vão compreender melhor a diferença entre os três poderes e o papel do Legislativo. Vão aprender o que cada setor desta Casa faz”, disse o presidente.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Alunos do Projeto Vereador Mirim participam de oficina para elaboração de proposições
por Maíra Kiefer publicado 14/08/2019 última modificação 14/08/2019 20h59 — registrado em: ,
14/08/2019 - Com o objetivo de dar orientações sobre a elaboração de proposições legislativas, o Projeto Vereador Mirim retoma em 2019 o formato de oficinas preparatórias para os alunos de 6º a 9º ano de sete escolas municipais. Essa iniciativa já havia sido desenvolvida no ano passado. Acompanhados por professores responsáveis, os estudantes reunidos nesta terça-feira, dia 13, no Plenarinho da Câmara, ouviram esclarecimentos sobre indicações e pedidos de providência, requerimentos, moções, projetos de lei, de resolução e de sugestão. As explicações foram dadas pela diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, pela coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Adriane Brevia, e pela assessora do Ensino Fundamental da Região Norte da secretaria de Educação, Suellen Peres Abreu. Um outro encontro será realizado no dia 10 de setembro, no qual serão dadas respostas sobre as sugestões apresentadas.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Após um ano de trabalho, Câmara realiza terceira Sessão do Vereador Mirim
por Tatiane Souza publicado 29/10/2019 última modificação 31/10/2019 18h41 — registrado em: , , , , ,
29/10/2019 – A tarde desta terça-feira, 29 de outubro, ficará marcada na memória dos alunos de sete escolas da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo que participaram da 3ª edição do Projeto Vereador Mirim. Reunidos no Plenário da Câmara, os 14 parlamentares mirins eleitos e seus suplentes emocionaram e se emocionaram ao protagonizar uma sessão exclusiva, no mesmo formato de uma reunião ordinária do Legislativo, na qual puderam apresentar e defender propostas de melhorias para suas escolas, seus bairros e para a cidade. “Vamos levar essa experiência maravilhosa para o resto da vida. Mudou nosso ponto de vista sobre muitos assuntos, inclusive sobre o trabalho realizado aqui na Câmara. Muito obrigada por essa oportunidade e por vocês terem acreditado em nós”, destacou Vitória Natália dos Passos, vereadora eleita pela Escola Prudente de Moraes.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Apresentadas definições para 2ª edição do projeto Vereador Mirim
por Maíra Kiefer publicado 12/03/2018 última modificação 15/08/2018 18h16 — registrado em:
12/03/2018 – Foi realizada na tarde desta segunda-feira, 12, a primeira reunião oficial da 2ª edição do Projeto Vereador Mirim. O presidente da Câmara, Felipe Kuhn Braun (PDT), e a diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Hagen, receberam a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Smed) para avaliar, propor ajustes e definir como se desenvolverá a proposta ao longo desse ano. Estavam presentes a responsável pela pasta, Maristela Guasseli, a diretora de Educação, Neide Vargas, o assessor técnico pedagógico, Dionísio Hatzenberger, o coordenador técnico pedagógico, Carlos Batista Bach, e a coordenadora de Ensino Fundamental, Adriane Luísa Brevea. Também acompanhou a reunião a estagiária de Relações Públicas da Escola do Legislativo, Giulia Schmitz.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Câmara dará encaminhamento às propostas do Vereador Mirim
por Tatiane Souza publicado 01/11/2023 última modificação 06/11/2023 20h04 — registrado em: ,
1º/11/2023 – Ao longo dos últimos meses, a quarta legislatura mirim de Novo Hamburgo trabalhou na sugestão de melhorias para suas comunidades escolares, seus bairros e o município como um todo. Foram 19 propostas construídas. Lidos e defendidos em outubro durante a sessão do Vereador Mirim, os documentos foram reapresentados esta semana com a assinatura dos 14 parlamentares que compõem a Câmara. Aprovadas em plenário nesta quarta-feira, 1º, as matérias serão agora encaminhadas aos órgãos competentes para análise e resolução. Direção e vereadores mirins da Escola Estadual de Ensino Fundamental Otávio Rosa acompanharam da tribuna de honra a votação das matérias.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Câmara de Bom Princípio conhece Projeto Vereador Mirim
por Jaime Freitas publicado 11/04/2019 última modificação 11/04/2019 16h16 — registrado em: ,
11/04/2019 – Representantes da Câmara Municipal de Bom Princípio fizeram uma visita ao parlamento hamburguense na manhã desta quinta-feira, 11 de abril, com o objetivo de conhecer de perto o projeto Vereador Mirim, voltado aos alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo. A iniciativa é desenvolvida desde 2017 pela Escola do Legislativo da Câmara de Novo Hamburgo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed).
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Câmara de Novo Hamburgo empossa sua terceira legislatura mirim
por Luís Francisco Caselani publicado 07/08/2019 última modificação 14/08/2019 20h47 — registrado em: ,
07/08/2019 – Eleitos por suas comunidades escolares, os novos vereadores mirins de Novo Hamburgo foram diplomados durante a sessão plenária da Câmara desta quarta-feira, 7 de agosto. Ao todo, foram empossados 21 jovens parlamentares, alunos de 6º a 9º ano de sete escolas municipais. Os estudantes trabalharão nos próximos dois meses na elaboração de propostas de melhorias para sua comunidade, seu bairro e para a cidade. No dia 29 de outubro, eles retornam ao Plenário Luiz Oswaldo Bender para conduzirem uma sessão exclusiva, na qual apresentarão e defenderão suas proposições. A atividade será o ponto alto da terceira edição do Projeto Vereador Mirim, organizado pela Câmara, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com a Secretaria de Educação (Smed).
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias