Resultado da busca

96 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item






















Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
Câmara dará encaminhamento às propostas do Vereador Mirim
por Tatiane Souza publicado 01/11/2023 última modificação 06/11/2023 20h04 — registrado em: ,
1º/11/2023 – Ao longo dos últimos meses, a quarta legislatura mirim de Novo Hamburgo trabalhou na sugestão de melhorias para suas comunidades escolares, seus bairros e o município como um todo. Foram 19 propostas construídas. Lidos e defendidos em outubro durante a sessão do Vereador Mirim, os documentos foram reapresentados esta semana com a assinatura dos 14 parlamentares que compõem a Câmara. Aprovadas em plenário nesta quarta-feira, 1º, as matérias serão agora encaminhadas aos órgãos competentes para análise e resolução. Direção e vereadores mirins da Escola Estadual de Ensino Fundamental Otávio Rosa acompanharam da tribuna de honra a votação das matérias.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Plenário volta a receber sessão do Vereador Mirim após quatro anos
por Luís Francisco Caselani publicado 19/10/2023 última modificação 19/10/2023 23h37 — registrado em: ,
19/10/2023 – A pandemia transformou os métodos de acesso a diversos espaços, inclusive a Câmara de Novo Hamburgo. Embora algumas relações tenham sido estreitadas, a partir da consolidação de ferramentas digitais, outras iniciativas precisaram ser deixadas de lado. Uma delas foi o Vereador Mirim. Sucesso em suas três primeiras edições, o projeto passou por uma longa pausa nos três anos seguintes. A retomada, no entanto, foi em grande estilo. Com novas parcerias, a versão 2023 ampliou o público-alvo e tornou o processo eleitoral mais atrativo, com a utilização de urnas eletrônicas. O trabalho desenvolvido ao longo de sete meses chegou nesta quinta-feira, 19, a seu ápice. Reunidos no Plenário da Câmara, os vereadores mirins ocuparam as bancadas, conduziram sua própria sessão e defenderam propostas de melhorias para suas comunidades, seus bairros e o município como um todo.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Sessão do Vereador Mirim será realizada nesta quinta-feira
por Maíra Kiefer publicado 17/10/2023 última modificação 17/10/2023 21h04 — registrado em: ,
17/10/2023 - Com sete meses de duração, o Projeto Vereador Mirim 2023 culminará nesta quinta-feira, 19, às 14h, na sessão especial na qual serão apreciadas as proposições apresentadas pelos estudantes nesta última etapa do processo conduzido pela Escola do Legislativo em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ao todo, os jovens parlamentares apresentaram 19 matérias legislativas: duas moções, quatro requerimentos, cinco indicações e oito pedidos de providências. A plenária exclusiva será aos moldes das realizadas pela atual legislatura hamburguense. Nesta terça, 17, ocorreu o último ensaio com os titulares e suplentes, sob o comando na Mesa Diretora composta por Vítor Werle Moeller (EEEF Otávio Rosa), Lucas Rodrigues da Cunha (Emeb Monteiro Lobato), Thayná dos Reis de Oliveira (EEEF Otávio Rosa) e Thomas Jason da Cruz Rodrigues (Emeb Martha Wartenberg).
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Vereador Mirim: jovens parlamentares elaboram proposições legislativas e elegem a mesa diretora 2023
por Tatiane Souza publicado 03/10/2023 última modificação 03/10/2023 15h32 — registrado em: ,
03/10/2023 – O Plenarinho da Câmara Municipal foi palco, na tarde da última quinta-feira, 28, da segunda oficina do Projeto Vereador Mirim, conforme o cronograma previamente estabelecido pela Escola do Legislativo Vereador Sergio Luis Hanich. Nesse encontro, o foco esteve na revisão das sugestões de proposições legislativas encaminhadas pelos participantes mirins, que envolvem, principalmente, suas escolas e comunidades. Na quinta-feira, 5, os alunos retornarão à Câmara Municipal para a sessão simulada, que incluirá a eleição da Mesa Diretora.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Vereadores mirins aprendem sobre atuação dos parlamentares e proposição de leis
por Tatiane Souza publicado 29/08/2023 última modificação 30/08/2023 16h17 — registrado em: ,
29/08/2023 – Durante a 1ª oficina do Projeto Vereador Mirim realizada na tarde desta terça-feira, 29, no Plenário da Câmara, os jovens parlamentares eleitos em 2023 aprenderam de forma mais detalhada sobre o funcionamento do Poder Legislativo, representação e atribuição dos edis e como construir um projeto de lei e demais matérias jurídicas. A partir do embasamento recebido, os estudantes têm até o dia 8 de setembro para entregar, por escola, três sugestões de proposições que estejam relacionadas aos seus educandários ou comunidade.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Diplomada IV Legislatura de vereadores mirins do Legislativo hamburguense
por Tatiane Souza publicado 16/08/2023 última modificação 21/08/2023 16h06 — registrado em: ,
16/08/2023 – Vinte jovens parlamentares, entre titulares e suplentes, da IV Legislatura do Projeto Vereador Mirim foram diplomados pela Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul em solenidade realizada no início da sessão plenária desta quarta-feira, 16. A iniciativa cumpre o Requerimento nº 1.326/2023, de autoria da Mesa Diretora da Casa. Autoridades dos Três Poderes, comunidade escolar e familiares prestigiaram o momento. A presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS), Vanderlei Teresinha Kubiak, destacou que a democracia é um dos valores mais importantes de uma sociedade organizada. “Ela se constrói dia a dia, não somente em dia de eleição e principalmente dentro de cada um de nós. Isso deve ser valorizado desde a infância”, apontou a desembargadora.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Vereadores Mirins serão diplomados pela Justiça Eleitoral do RS nesta quarta-feira
por Tatiane Souza publicado 14/08/2023 última modificação 15/08/2023 19h20 — registrado em: ,
14/08/2023 – Pela primeira vez na história do Projeto Vereador Mirim, os estudantes eleitos por suas comunidades escolares, entre titulares e suplentes, serão diplomados pela Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul. Ao todo, 20 jovens parlamentares, representantes de sete instituições de ensino de Novo Hamburgo, das redes municipal, estadual e particular, participam da cerimônia nesta quarta-feira, dia 16, às 14h, no Plenário Luiz Oswaldo Bender. A diplomação também será transmitida ao vivo pela TV Câmara NH, canal 16 da Claro, pelo Youtube da emissora e o pelo Facebook.com/camaranh. O projeto vereador Mirim é uma ação desenvolvida pela Escola do Legislativo desde 2017.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Escola de Canudos encerra eleições do Vereador Mirim
por Daniele Silva publicado 10/07/2023 última modificação 10/08/2023 18h12 — registrado em: ,
10/07/2023 – Quase 2 mil estudantes de Novo Hamburgo tiveram sua estreia com as urnas eletrônicas durante as eleições do Vereador Mirim. Este ano, a parceria da Câmara com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) trouxe mais agilidade e segurança à votação para a escolha dos representantes das escolas que participam do projeto. Os 20 jovens parlamentares eleitos por suas comunidades escolares, entre titulares e suplentes, serão diplomados durante a sessão plenária do dia 16 de agosto.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Escolas destacam o Projeto Vereador Mirim como exemplo de educação para a cidadania
por Tatiane Souza publicado 07/07/2023 última modificação 10/08/2023 17h53 — registrado em: ,
07/07/2023 – Mais quatro vereadores mirins e dois suplentes foram escolhidos nesta quinta-feira, 6. Eleição com urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS) permitiram que os nomes fossem conhecidos logo após o encerramento do pleito, assim como acontece nas eleições do Brasil. Os alunos são representantes do educandário campeão em participações no projeto, Escola de Educação Básica Monteiro Lobato, e da estreante Escola de Aplicação da Feevale. O projeto Vereador Mirim é uma iniciativa da Câmara Municipal de Novo Hamburgo e é desenvolvido desde 2017 movimentando a comunidade escolar do ensino municipal e, a partir deste ano, das redes estadual e particular.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Voto consciente marca eleições do Vereador Mirim
por Daniele Silva publicado 06/07/2023 última modificação 10/08/2023 18h09 — registrado em: ,
06/07/2023 – Com o título de eleitor na mão, estudantes do 2° ano do ensino fundamental da escola Machado de Assis aguardavam ansiosos para usar a urna eletrônica pela primeira vez, assim como os mais de 200 eleitores da instituição localizada no bairro Canudos. Nos últimos dias, eles acompanharam as campanhas para escolherem de forma consciente seus vereadores mirins. O fechamento da quadra de esportes para utilização em dias de chuva está entre as propostas que angariou o maior número de votos na instituição de ensino.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias