Resultado da busca

96 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item






















Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
Câmara de Bom Princípio conhece Projeto Vereador Mirim
por Jaime Freitas publicado 11/04/2019 última modificação 11/04/2019 16h16 — registrado em: ,
11/04/2019 – Representantes da Câmara Municipal de Bom Princípio fizeram uma visita ao parlamento hamburguense na manhã desta quinta-feira, 11 de abril, com o objetivo de conhecer de perto o projeto Vereador Mirim, voltado aos alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Novo Hamburgo. A iniciativa é desenvolvida desde 2017 pela Escola do Legislativo da Câmara de Novo Hamburgo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed).
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Estudantes aprendem sobre as diferentes manifestações de cidadania em palestra do Vereador Mirim
por Luís Francisco Caselani publicado 16/04/2019 última modificação 16/04/2019 20h13 — registrado em: , , ,
16/04/2019 – Participação política para além do voto. Foi trabalhando essa temática que 86 alunos de 6º e 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Reus, do bairro Santo Afonso, reuniram-se na tarde desta terça-feira, 16 de abril, com servidores da Câmara e da Secretaria de Educação (Smed) para a segunda palestra da nova edição do Projeto Vereador Mirim. O encontro é a etapa inicial de um processo que culminará com representantes estudantis conduzindo e participando de uma sessão plenária exclusiva, na qual poderão expor anseios de suas comunidades escolares e sugerir melhorias para a cidade.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Alunos da escola Machado de Assis aprendem sobre cidadania em palestra do Projeto Vereador Mirim
por Tatiane Souza publicado 25/04/2019 última modificação 25/04/2019 23h01 — registrado em: , ,
25/04/2019 – A aluna Maria Clara Schmitt de Souza participou na tarde desta quinta-feira, 25, no Plenário da Câmara, juntamente a outros estudantes do 6º ano da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Machado de Assis, da fase de palestras da terceira edição do Projeto Vereador Mirim, uma iniciativa da Escola do Legislativo juntamente à Secretaria Municipal de Educação (Smed). Para a estudante, de apenas 11 anos, a ação ajuda as crianças a entenderem melhor a política e o que é feito em Novo Hamburgo. “A partir de agora poderemos expressar o que acreditamos ser melhor para a cidade”, disse.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Alunos da EMEF Salgado Filho vislumbram possibilidade de pleitear demandas para a cidade
por Luís Francisco Caselani publicado 09/05/2019 última modificação 09/05/2019 20h55 — registrado em: , , ,
09/05/2019 – Três turmas de 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Senador Salgado Filho participaram na tarde desta quinta-feira, 9 de maio, da primeira etapa do Projeto Vereador Mirim. Reunidos no Plenário Luiz Oswaldo Bender, eles acompanharam palestra que, entre outras coisas, apresentou o alcance da iniciativa. Além do estímulo ao conhecimento sobre política e cidadania, o projeto, desenvolvido pela Câmara em parceria com a Secretaria de Educação (Smed), tem como objetivo a eleição de representantes estudantis, jovens que poderão expor anseios de suas comunidades escolares e sugerir melhorias para a cidade.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Para educadora, principal conquista do Projeto Vereador Mirim é promover a democracia
por Tatiane Souza publicado 23/05/2019 última modificação 24/05/2019 13h39 — registrado em: , , ,
23/05/2019 – A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Prudente de Moraes, do bairro São Jorge, participou da última palestra da terceira edição do Projeto Vereador Mirim. Realizada na tarde desta quinta-feira, 23, no Plenário Luiz Oswaldo Bender, ela reuniu 65 alunos do 6º, 7º e 8º anos da instituição. Uma das responsáveis pelo trabalho pedagógico que acontecerá a partir de agora nas escolas, a professora de Informática Caroline Pannebecker acredita que o projeto contribui para a construção de uma sociedade mais democrática, porque estimula os jovens a se envolverem ativamente na política. “Percebemos muitas reclamações e críticas feitas em mídias sociais, pela internet, mas aqui, hoje, eles aprenderam como realmente podem fazer para lutar por seus direitos. Plantamos uma sementinha de democracia, e isso é muito importante porque esses estudantes são o nosso futuro”, afirmou.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Primeira edição do Vereador Mirim é concluída com sessão plenária e apresentação de matérias
por Luís Francisco Caselani publicado 28/11/2017 última modificação 15/08/2018 18h24 — registrado em:
28/11/2017 – Ao longo do ano, alunos de sete escolas municipais de Novo Hamburgo se empenharam em um projeto diferente. O Vereador Mirim, idealizado pela Câmara e organizado pela Escola do Legislativo em parceria com a Secretaria de Educação (Smed), mobilizou os estudantes em uma jornada de conhecimento sobre a separação de poderes, a função legislativa e os direitos e deveres de cidadãos e agentes políticos. O encerramento da primeira edição do projeto ocorreu na tarde desta terça-feira, 28 de novembro, da maneira mais esperada: uma sessão ordinária exclusiva, com os estudantes ocupando as tribunas do Plenário Luiz Oswaldo Bender e apresentando seus projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências solicitando melhorias para suas escolas, seus bairros e o Município como um todo.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Estudantes se familiarizam com os conceitos de cidadania e política em palestra do Vereador Mirim
por Luís Francisco Caselani publicado 21/06/2018 última modificação 15/08/2018 18h14 — registrado em:
21/06/2018 – Ao longo do ano, sete escolas municipais trabalharão em sala de aula, a partir de uma iniciativa conjunta da Câmara de Novo Hamburgo com a Secretaria de Educação (Smed), material didático voltado para o fortalecimento da cidadania e da participação política da comunidade escolar. A primeira etapa do Projeto Vereador Mirim, que chega em 2018 a sua segunda edição, compreende uma palestra no Plenário da Câmara, seguida de visitação guiada pelos diferentes ambientes do Palácio 5 de Abril, estreitando os laços entre os jovens e o Legislativo hamburguense. Nesta quinta-feira, 21 de junho, foi a vez dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Eugênio Nelson Ritzel, do bairro Diehl.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Duas escolas participam esta semana do Vereador Mirim
por Luís Francisco Caselani publicado 25/06/2018 última modificação 15/08/2018 18h13 — registrado em:
25/06/2018 – A primeira etapa do Projeto Vereador Mirim em 2018, que reúne estudantes em palestras sobre a estruturação dos poderes no Brasil e a participação cidadã na política, continua esta semana com turmas de mais duas escolas. Na terça-feira, 26 de junho, um grupo de 45 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São João, do bairro Guarani, acompanhará a atividade, realizada no Plenário da Câmara e que envolve ainda visitação guiada pelos diferentes ambientes do Palácio 5 de Abril. Já na sexta-feira, dia 29, será a vez de cerca de 70 alunos da EMEF Martha Wartenberg, escola do bairro Canudos. Ambas as palestras iniciam às 14 horas.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Começam as eleições dos vereadores mirins nas escolas
por Tatiane Souza publicado 17/08/2018 última modificação 17/08/2018 17h26 — registrado em:
17/08/2018 – Na próxima terça-feira, 21, mais uma etapa do Projeto Vereador Mirim se inicia: as eleições. De acordo com a Diretora da Escola do Legislativo da Câmara, Maria Carolina Pietzsch Seitenfus Hagen, cada escola teve autonomia para definir seu processo eleitoral e eleger dois vereadores e um suplente. De um contingente de 20 instituições da rede municipal que possuem o 9º ano, sete participam da 2ª edição do projeto.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Estudantes da EMEF Martha Wartenberg vão às urnas no Projeto Vereador Mirim
por Daniele Silva publicado 22/08/2018 última modificação 23/08/2018 19h49 — registrado em:
22/08/2018 – Cerca de 350 estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg, em Canudos, foram às urnas para escolher seus vereadores mirins nesta quarta-feira, dia 22. Ao todo, nove candidatos concorreram a duas vagas de titular e uma de suplente. O presidente da Câmara, Felipe Kuhn Braun (PDT), esteve na instituição para prestigiar o pleito. Para o vereador, o projeto se destaca por fomentar a participação política e o exercício da cidadania. “Esta é apenas uma das etapas, pois ser cidadão não se resume ao momento do voto.”
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias