Resultado da busca

260 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item






















Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
Na luta contra o câncer de mama, mulheres emocionam ao percorrer as ruas de Novo Hamburgo
por Tatiane Souza publicado 19/10/2023 última modificação 19/10/2023 12h19 — registrado em: , , ,
19/10/2023 - 'Embora nas nossas vidas tenham tristezas também. Juntas, de mãos dadas, a alegria sempre vem." Essa foi uma das estrofes entoadas por cerca de 100 mulheres que participaram da 13ª Caminhada do Outubro Rosa. Ao percorrer as principais ruas de Novo Hamburgo, elas demonstraram a força, a sensibilidade e a resiliência com que encararam a doença, assim como o sol que despontava no céu nublado da manhã desta quarta-feira, 18. As participantes cantaram e emocionaram os que estavam na rua – comerciantes e cidadãos que aplaudiram a passagem da caravana das janelas e sacadas de seus apartamentos.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Comissão convocará secretarias na tentativa de retomar transporte gratuito para escola especial de surdos
por Luís Francisco Caselani publicado 24/10/2023 última modificação 24/10/2023 13h39 — registrado em: , , , , ,
24/10/2023 – A Comissão de Educação da Câmara de Novo Hamburgo (Coedu) recebeu nesta segunda-feira, 23, a diretora da Escola Estadual Especial Keli Meise Machado, Sandra Baldin. Localizada no bairro São José, a instituição atua na educação de crianças e jovens com deficiência auditiva. A pauta da reunião foi a ausência de transporte público escolar que atenda os alunos moradores da cidade. A inexistência do serviço, descontinuado pela Prefeitura no ano passado, reduziu o número de estudantes hamburguenses em mais da metade. Com o objetivo de entender a situação e buscar soluções, a comissão planeja convocar para uma sessão plenária representantes das secretarias de Educação (Smed) e de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh).
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Domingo por Elas será realizado no dia 29 no bairro Santo Afonso
por Maíra Kiefer publicado 26/10/2023 última modificação 26/10/2023 20h32 — registrado em: , ,
26/10/2023 – A ação Domingo por Elas, liderada pela Procuradoria Especial da Mulher e Rede Integrada Laço Lilás, cujo objetivo é divulgar alternativas para as vítimas de violência doméstica e de gênero, será retomada no próximo dia 29, das 14h às 17h. O espaço escolhido para abrigar a quinta edição é a Associação Comunitária do bairro Santo Afonso, na rua Manágua, 178. No local, estarão entidades que acolhem e orientam tanto as cidadãs quanto seus familiares. Os atendimentos e serviços serão gratuitos.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Aprovada criação de semana de combate a relacionamentos abusivos
por Luís Francisco Caselani publicado 06/11/2023 última modificação 06/11/2023 23h45 — registrado em:
06/11/2023 – Procuradora da Mulher na Câmara de Novo Hamburgo, a vereadora Lourdes Valim (Republicanos) encaminhou projeto de lei propondo a criação da Semana Municipal de Conscientização e Combate ao Relacionamento Abusivo. Aprovado por unanimidade em primeira votação na noite desta segunda-feira, 6, o texto estabelece que as ações ocorram sempre no início de junho, antecedendo o Dia dos Namorados. O objetivo é estimular a reflexão e fomentar debates sobre o tema, com a confecção de materiais informativos e a promoção de palestras, audiências públicas, seminários e conferências.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Comissão é convidada para seminário de direitos humanos da OAB/NH
por Luís Francisco Caselani publicado 17/08/2023 última modificação 17/08/2023 14h05 — registrado em: , , ,
17/08/2023 – Representantes da Subseção Novo Hamburgo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/NH) participaram de reunião extraordinária da Comissão de Direitos Humanos da Câmara (Codir) na tarde desta quarta-feira, 16. A visita teve como objetivo a formalização de um convite ao colegiado. No próximo dia 30, a partir das 18h, a entidade promove o seminário Questões Atuais de Direitos Humanos. O evento ocorrerá no auditório da OAB/NH e contará com a presença de especialistas ligados ao núcleo estadual da Ordem.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Aplicativo que auxilia no letramento de crianças autistas recebe aplausos do Legislativo
por Tatiane Souza publicado 23/08/2023 última modificação 23/08/2023 20h19 — registrado em: , , ,
23/08/2023 – O Aplicativo de Leitura Compartilhada para Crianças com Transtorno do Espectro Autista (Alea) está sendo utilizado em Novo Hamburgo e municípios da região como suporte educacional na aprendizagem de alunos com TEA. A tecnologia foi desenvolvida por pesquisadoras e educadoras do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale e do Laboratório de Objetos de Aprendizagem da Unisinos. A implementação da iniciativa foi reconhecida pela Câmara em moção de aplauso. A proposta, de autoria do vereador Inspetor Luz (MDB), foi aprovada por unanimidade na sessão desta quarta-feira, 23.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
PEC que reconhece guardas municipais como órgãos de segurança recebe apoio da Câmara
por Tatiane Souza publicado 23/08/2023 última modificação 23/08/2023 20h34 — registrado em: , , , , , ,
23/08/2023 – Tramita no Senado Federal proposta de emenda à Constituição (PEC) que inclui as guardas municipais no rol dos órgãos de segurança pública, junto às polícias federal, civil, militar, rodoviária, ferroviária, penal e corpo de bombeiros. Apresentada pelo pernambucano Fernando Bezerra Coelho e subscrita por outras dezenas de senadores, a PEC nº 28/2022 recebeu nesta quarta-feira, 23, o apoio da Câmara de Novo Hamburgo. O endosso foi confirmado com a aprovação unânime de moção elaborada pelo vereador Gustavo Finck (PP).
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Público lota plenário para discutir proposta de alterações no Plano Diretor de Novo Hamburgo
por Jaime Freitas publicado 24/08/2023 última modificação 25/08/2023 01h33 — registrado em: , , , , , , , , ,
24/08/2023 – Um grande público prestigiou as discussões sobre as mudanças no Plano Diretor Urbanístico Ambiental de Novo Hamburgo, propostas pelo Executivo em audiência pública que aconteceu nesta quinta-feira, 24, no Plenário Luiz Oswaldo Bender da Câmara Municipal. A audiência, iniciativa da Comissão de Meio Ambiente e da Comissão Especial para Debater a Revisão do PDUA, foi precedida de reuniões preparatórias realizadas em diversos bairros da cidade para ouvir as demandas e expectativas da população.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Notificação feita pela Codir para retirada de caixa-d’água é atendida uma semana após vistoria
por Maíra Kiefer publicado 23/02/2021 última modificação 24/02/2021 12h28 — registrado em: , , , , ,
23/02/2021 – Após quatro anos de abandono e o risco iminente de queda de uma caixa-d’água enferrujada, com cerca de duas toneladas, a comunidade das proximidades da antiga Fábrica da Cidadania teve seu apelo de remoção do reservatório e da torre atendido. A retirada da estrutura, realizada pela Transportadora Berwanger, começou no final da manhã desta terça-feira, 23, e se estendeu até o meio da tarde. A reivindicação foi acolhida após intervenção da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor da Câmara de Novo Hamburgo (Codir). O grupo, composto pelo presidente Enio Brizola (PT), a relatora Tita (PSDB) e a secretária Lourdes Valim (Republicanos), acompanhado do vereador Ricardo Ritter, o Ica (PSDB), esteve no local na terça-feira de Carnaval, 16, para verificar a situação que angustiava os moradores da região em dias de chuva e ventos fortes. Nessas ocasiões, os vizinhos percebiam rangidos e a movimentação do suporte metálico, situado ao fundo do terreno na rua Bartolomeu de Gusmão, 1300.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Comissão Especial destaca desenvolvimento esportivo e retorno às atividades físicas em NH
por Jaime Freitas publicado 10/03/2021 última modificação 18/03/2021 20h13 — registrado em: , , , ,
10/03/2021 - Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 10, uma reunião da Comissão Especial para tratar do Desenvolvimento Esportivo e do Retorno das Atividades Físicas no município de Novo Hamburgo. Durante o encontro, que aconteceu em formato remoto, foi constituída a nominata de cargos. O presidente é o vereador Darlan Oliveira (PDT). Gustavo Finck (PP), autor do Requerimento n.º 05/2021 que criou a comissão, assumiu a relatoria. A secretária é a vereadora Lourdes Valim (Republicanos).
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias