Você está aqui: Página Inicial Notícias Exposição fotográfica e palestra sobre emancipação abrem Semana alusiva aos 90 anos de Novo Hamburgo

04/04/2017 – Uma exposição de fotografias antigas da cidade que ficará exposta durante todo o mês de abril e a palestra com o jornalista e vereador Felipe Kuhn Braun sobre a emancipação política de Novo Hamburgo abriram a Semana alusiva aos 90 anos de emancipação do Município, realizado em 5 de abril de 1927.

Essas e as demais atividades que fazem parte da semana especial estão previstas no Decreto Legislativo n° 1/2017, da Mesa Diretora da Casa – Patricia Beck, PPS/presidente, Naasom Luciano, PTB/vice-presidente, Felipe Kuhn Braun, PDT/1º Secretário e Vladi Lourenço, PP/2º Secretário. Felipe também divulgou o especial 90 anos de NH, elaborado pelo setor de Comunicação Social da Casa Legislativa e que ficará no ar durante todo o ano e está aberto para sugestões da comunidade - 90anosnh.wixsite.com/especial. Felipe contou que Novo Hamburgo foi a primeira de 40 cidades a se emancipar de São Leopoldo.

Alunos do 3º e 4º ano da Escola de Ensino Fundamental Imperatriz Leopoldina, professores e equipe diretiva, além de diversos cidadãos participaram da palestra. O vereador Enio Brizola (PT) prestigiou o momento e Professor Issur Koch (PP) justificou a ausência.

Felipe, após abrir oficialmente a exposição fotográfica, discorreu no Plenário Luiz Osvaldo Bender sobre diversos fatos curiosos e históricos de Novo Hamburgo. Mostrou aos presentes fotografias antigas que ajudam a compreender o processo histórico e emancipatório. Ele dividiu a palestra em alguns tópicos, como a fundação da localidade de Novo Hamburgo, os imigrantes de diversas etnias, as primeiras famílias, personalidades políticas da época, o desenvolvimento do comércio e da indústria, muito diversificada na época, a estação do trem, o processo emancipacionista, a emancipação de fato e os primeiros anos que sucederam este momento, como as festas de época (carnaval).

Palestra 90 anos 3

Palestra 90 anos 2

Palestra 90 anos 1

Outras atividades da Semana

Logo mais, às 19h, está programada sessão solene em homenagem aos 90 anos do Município. No dia 6 de abril, às 19h, ocorrerá sessão solene em homenagem aos 45 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jacob Kroeff Neto, no Plenário. A proposta é de autoria do vereador Enio Brizola (PT). Para encerrar as atividades, na sexta-feira, dia 7 de abril, será feito o lançamento da nova versão do site do Legislativo – portal.camaranh.rs.gov.br, no Plenarinho. Todos os eventos são abertos ao público.