Navegação
Educação
escola
Notícias
Quais são seus canais preferidos para conhecer as atividades parlamentares? Você pode escolher no máximo três opções.







Votos: 191 Resultado
Mais enquetes
 
Você está aqui: Página Inicial Notícias 90 anos de emancipação política de Novo Hamburgo são homenageados em sessão solene
Ações do documento

90 anos de emancipação política de Novo Hamburgo são homenageados em sessão solene

04/04/2017 – A emancipação política de Novo Hamburgo, realizada em 5 de abril de 1927, e que completa 90 anos nesse ano, foi homenageada pela Câmara Municipal em sessão solene, por meio do Requerimento nº 263/2017, de autoria da Mesa Diretora da Casa. O evento aconteceu na noite desta terça-feira, 4 de abril, no Plenário Luiz Oswaldo Bender.

Patricia Beck (PPS/presidente), Naasom Luciano (PTB/vice-presidente), Felipe Kuhn Braun (PDT/ 1º secretário) e Vladi Lourenço (PP/2º secretário) e o chefe de gabinete Raizer Ferreira, representando a prefeita Fátima Daudt, compuseram a mesa que conduziu os trabalhos. Os vereadores Nor Boeno e Enio Brizola, ambos do PT, Fernando Lourenço (Solidariedade), Enfermeiro Vilmar (PDT), Professor Issur Koch (PP), Raul Cassel, Inspetor Luz e Sergio Hanich, todos do PMDB, prestigiaram a solenidade. Diversas autoridades e comunidade hamburguense acompanharam a solene.

 

Compuseram a tribuna de honra: o secretário de Segurança, Roberto Jungthon, secretário de Meio Ambiente, Udo Sarlet, secretária de Desenvolvimento Social, Flávia Ruschel Petry, a Reitora da Universidade Feevale, Inajara Vargas, o vice-prefeito de Estância Velha, Luciano Kroeff, e o ex-prefeito de Novo Hamburgo, Miguel Schimitz.

 

Programa Memória

A equipe de Comunicação Social da Casa, especialmente TV Câmara, produziu o Programa Memória (que tem por objetivo mostrar a trajetória de cidadãos hamburguenses e a história de monumentos e locais de destaque na cidade) especial, destacando diversos ângulos da emancipação. Os cidadãos Martin Behrend, Marcos Kroeff, Oscar Adams, João Luz e Ângelo Reinheimer deram importantes depoimentos sobre a história de Novo Hamburgo. O vídeo teve a duração de 30 minutos.

 

A fala dos vereadores

Naasom Luciano lembrou a importância que a cidade tem para Brasil e para o mundo. “Por muitos anos alavancou a economia do nosso Estado”, disse. “Tenho muito orgulho de ter nascido aqui. Amo essa cidade. Queremos dar tudo o que temos de melhor para que todas as pessoas que nasceram ou escolheram NH para viver se sintam acolhidas”, destacou. Convidou a todos os presentes para refletirem sobre qual Novo Hamburgo querem para daqui 10 anos, quando o Município completará 100 anos. “É um futuro próximo”, enfatizou.

 

Felipe Kuhn Braun destacou alguns fatos que merecem ser destacadas ao longo da trajetória do Município, como a chegada das primeiras famílias, a conclusão da primeira ferrovia ligando Novo Hamburgo a Porto Alegre e o desenvolvimento da indústria e do comércio na cidade. “É uma cidade muito atrativa que recebeu muitas famílias, de diversas etnias, dos mais diferentes lugares. É uma cidade plural”, disse. Ele lembrou que quando NH tornou-se Município era o 2º mais rico do Estado. “Sabemos que no decorrer de nossa história, tivemos muitas dificuldades. E nosso Município teve de se reinventar muitas vezes. Com certeza, é uma das terras mais pujantes deste país”, afirmou.

 

Raul Cassel lembrou que Novo Hamburgo foi construída pelos alemães, mas que, ao longo do tempo, o povo se diversificou. “É uma cidade pujante e que alcançou lugar de destaque no Vale do Sinos. Desenvolveu a religiosidade, com inúmeras crenças. Novo Hamburgo é uma cidade de fases e teve de se reinventar, de capital nacional do calçado para uma cidade em que os serviços desenvolveram-se fortemente. Que amanhã, 5 de abril, seja um dia de refletirmos sobre a história de muitas pessoas que através de sua força, seu trabalho, sua família, construíram essa cidade. Parabéns a todos que deixaram o seu legado. Nós, que aqui estamos, somos convocados a tornar essa cidade ainda melhor”, disse o peemedebista que também falou em nome dos colegas de bancada.

 

Enio Brizola falou um pouco mais sobre a história dos calçados hamburguenses e dos trabalhadores que, a partir da década de 1960, ajudaram a produzir milhões de sapatos por ano. Ele também lembrou as dificuldades que o Município passa atualmente. “Devemos invocar uma mobilização geral em nossa cidade, com todas as forças políticas, instituições de ensino, em um esforço de articulação regional que potencialize nosso Município e nossa Região”, disse. Enio lembrou alguns problemas sociais que afligem a população.

 

Representante do Executivo

O chefe de gabinete Raizer Ferreira, representando a prefeita Fátima Daudt, disse que tem muito orgulho em falar deste Município que o acolheu tão bem. “O mais emocionante é sabe que sonhos de desenvolvimento continuam vivos na nova gestão. E que eles dependem também de toda a população”, destacou. Ao final da solenidade, Naasom Luciano entregou uma placa de homenagem aos 90 anos de Novo Hamburgo a Raizer Ferreira.

 

Outras atividades

Essas e as demais atividades que fazem parte da semana especial em comemoração aos 90 anos de Novo Hamburgo estão previstas no Decreto Legislativo n° 1/2017, da Mesa Diretora da Casa. No dia 6 de abril, às 19h, ocorrerá sessão solene em homenagem aos 45 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jacob Kroeff Neto, no Plenário. A proposta é de autoria do vereador Enio Brizola (PT). Para encerrar as atividades, na sexta-feira, dia 7 de abril, será feito o lançamento da nova versão do site do Legislativo – portal.camaranh.rs.gov.br, no Plenarinho. Todos os eventos são abertos ao público.

 

- Leia mais sobre a exposição de fotos antigas de NH e sobre a palestra alusiva aos 90 anos do Município, realizadas na tarde do dia 4 de abril, no Plenário da Câmara. 

 

Veja as fotos das sessões e de outras atividades do Legislativo em www.flickr.com/photos/camaramunicipaldenovohamburgo

Assista à TV Câmara no YouTube em www.youtube.com/user/TVCamaraNH

Siga a Câmara no Twitter – @camaranh

Siga a Câmara no Instagram - @camaranh

 

 


Banners Banners