Você está aqui: Página Inicial Notícias 90 anos de emancipação política de Novo Hamburgo são homenageados em sessão solene

04/04/2017 – A emancipação política de Novo Hamburgo, realizada em 5 de abril de 1927, e que completa 90 anos nesse ano, foi homenageada pela Câmara Municipal em sessão solene, por meio do Requerimento nº 263/2017, de autoria da Mesa Diretora da Casa. O evento aconteceu na noite desta terça-feira, 4 de abril, no Plenário Luiz Oswaldo Bender.

Patricia Beck (PPS/presidente), Naasom Luciano (PTB/vice-presidente), Felipe Kuhn Braun (PDT/ 1º secretário) e Vladi Lourenço (PP/2º secretário) e o chefe de gabinete Raizer Ferreira, representando a prefeita Fátima Daudt, compuseram a mesa que conduziu os trabalhos. Os vereadores Nor Boeno e Enio Brizola, ambos do PT, Fernando Lourenço (Solidariedade), Enfermeiro Vilmar (PDT), Professor Issur Koch (PP), Raul Cassel, Inspetor Luz e Sergio Hanich, todos do PMDB, prestigiaram a solenidade. Diversas autoridades e comunidade hamburguense acompanharam a solene.

Compuseram a tribuna de honra: o secretário de Segurança, Roberto Jungthon, secretário de Meio Ambiente, Udo Sarlet, secretária de Desenvolvimento Social, Flávia Ruschel Petry, a Reitora da Universidade Feevale, Inajara Vargas, o vice-prefeito de Estância Velha, Luciano Kroeff, e o ex-prefeito de Novo Hamburgo, Miguel Schimitz.

Programa Memória

A equipe de Comunicação Social da Casa, especialmente TV Câmara, produziu o Programa Memória (que tem por objetivo mostrar a trajetória de cidadãos hamburguenses e a história de monumentos e locais de destaque na cidade) especial, destacando diversos ângulos da emancipação. Os cidadãos Martin Behrend, Marcos Kroeff, Oscar Adams, João Luz e Ângelo Reinheimer deram importantes depoimentos sobre a história de Novo Hamburgo. O vídeo teve a duração de 30 minutos.

A fala dos vereadores

Naasom Luciano lembrou a importância que a cidade tem para Brasil e para o mundo. “Por muitos anos alavancou a economia do nosso Estado”, disse. “Tenho muito orgulho de ter nascido aqui. Amo essa cidade. Queremos dar tudo o que temos de melhor para que todas as pessoas que nasceram ou escolheram NH para viver se sintam acolhidas”, destacou. Convidou a todos os presentes para refletirem sobre qual Novo Hamburgo querem para daqui 10 anos, quando o Município completará 100 anos. “É um futuro próximo”, enfatizou.

Felipe Kuhn Braun destacou alguns fatos que merecem ser destacadas ao longo da trajetória do Município, como a chegada das primeiras famílias, a conclusão da primeira ferrovia ligando Novo Hamburgo a Porto Alegre e o desenvolvimento da indústria e do comércio na cidade. “É uma cidade muito atrativa que recebeu muitas famílias, de diversas etnias, dos mais diferentes lugares. É uma cidade plural”, disse. Ele lembrou que quando NH tornou-se Município era o 2º mais rico do Estado. “Sabemos que no decorrer de nossa história, tivemos muitas dificuldades. E nosso Município teve de se reinventar muitas vezes. Com certeza, é uma das terras mais pujantes deste país”, afirmou.

Raul Cassel lembrou que Novo Hamburgo foi construída pelos alemães, mas que, ao longo do tempo, o povo se diversificou. “É uma cidade pujante e que alcançou lugar de destaque no Vale do Sinos. Desenvolveu a religiosidade, com inúmeras crenças. Novo Hamburgo é uma cidade de fases e teve de se reinventar, de capital nacional do calçado para uma cidade em que os serviços desenvolveram-se fortemente. Que amanhã, 5 de abril, seja um dia de refletirmos sobre a história de muitas pessoas que através de sua força, seu trabalho, sua família, construíram essa cidade. Parabéns a todos que deixaram o seu legado. Nós, que aqui estamos, somos convocados a tornar essa cidade ainda melhor”, disse o peemedebista que também falou em nome dos colegas de bancada.

Enio Brizola falou um pouco mais sobre a história dos calçados hamburguenses e dos trabalhadores que, a partir da década de 1960, ajudaram a produzir milhões de sapatos por ano. Ele também lembrou as dificuldades que o Município passa atualmente. “Devemos invocar uma mobilização geral em nossa cidade, com todas as forças políticas, instituições de ensino, em um esforço de articulação regional que potencialize nosso Município e nossa Região”, disse. Enio lembrou alguns problemas sociais que afligem a população.

Representante do Executivo

O chefe de gabinete Raizer Ferreira, representando a prefeita Fátima Daudt, disse que tem muito orgulho em falar deste Município que o acolheu tão bem. “O mais emocionante é sabe que sonhos de desenvolvimento continuam vivos na nova gestão. E que eles dependem também de toda a população”, destacou. Ao final da solenidade, Naasom Luciano entregou uma placa de homenagem aos 90 anos de Novo Hamburgo a Raizer Ferreira.

Outras atividades

Essas e as demais atividades que fazem parte da semana especial em comemoração aos 90 anos de Novo Hamburgo estão previstas no Decreto Legislativo n° 1/2017, da Mesa Diretora da Casa. No dia 6 de abril, às 19h, ocorrerá sessão solene em homenagem aos 45 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jacob Kroeff Neto, no Plenário. A proposta é de autoria do vereador Enio Brizola (PT). Para encerrar as atividades, na sexta-feira, dia 7 de abril, será feito o lançamento da nova versão do site do Legislativo – portal.camaranh.rs.gov.br, no Plenarinho. Todos os eventos são abertos ao público.

- Leia mais sobre a exposição de fotos antigas de NH e sobre a palestra alusiva aos 90 anos do Município, realizadas na tarde do dia 4 de abril, no Plenário da Câmara.