30/11/2017 - Gabinete: Vereador Nor Boeno expõe problemas de esgoto na Vila Kipling ao presidente da Comusa

por Jaime Freitas última modificação 23/01/2018 18h53

Rede de esgoto trancada – esse foi assunto da conversa entre o vereador Nor Boeno (PT) e o presidente da Comusa, Silvio Klein, na tarde da última segunda-feira, 27de novembro, na sede da autarquia. Na ocasião, o parlamentar apresentou diversos problemas enfrentados pelos moradores da Vila Kipling, no bairro Canudos, entre os quais o alagamento de casas devido à danificação feita por vândalos em bombas de água de esgoto na Estação de Bombeamento de Esgoto Cloacal – EBE, localizada na comunidade. Também estiveram presentes o coordenador de Manutenção Vitor Friedrich e o diretor técnico Linei de Carvalho.

De acordo com Klain, ao contrário do que está sendo divulgado em notícias, as bombas não foram roubadas. “O que aconteceu foi uma depredação na parte elétrica. A bomba estava dentro do esgoto”, relata. Ainda, segundo o presidente da autarquia, quando foram consertar a parte danificada, já havia sido feita outra depredação. “O problema não estaria na falta das bombas, e sim nas pedras estavam trancando os canos de esgoto. Nunca tinha trancado dessa maneira”, alegou.

Sabendo que há uma empreiteira responsável pelo serviço de manutenção do esgoto cloacal, o parlamentar questionou o presidente Comusa sobre a posição da autarquia diante desta situação. Em resposta, Klain afirmou que a empresa já está inteirada do caso e tomando às devidas providências.

Parceria no processo de divulgação de orientações referentes aos cuidados com a rede – essa foi uma das sugestões apontadas durante a reunião. “Seria importante falar com a comunidade para conscientizar os moradores do caso”, propõe Linei.

“Temos de ter uma ação de orientação muito forte junto à população. Isso se faz necessário porque, por exemplo, no mesmo dia em que fomos fazer a desobstrução do esgoto, quebraram a nova caixa de luz”, relatou o coordenador de Manutenção, Vitor Friedrich.

Ao finalizar a visita, pensou-se conjuntamente na criação de um material que esclarecesse duvidas da comunidade sobre a infraestrutura da rede assim como seu funcionamento. “Já foi feito um material semelhante para orientar quem mora na Vila Palmeira, é só adaptar para essa situação da Kipling”, lembrou Friedrich. “Estaremos dispostos a ir nas reuniões de bairro para orientar a população sobre o tema”, ressaltou.

Aberturas de bocas de lobo Após visitas feitas no Loteamento Eucaliptos, em Canudos, o vereador percebeu que a abertura dos bueiros nesta localidade está maior do que o padrão. Em inconformidade com a estrutura, o parlamentar relatou as consequências da grande abertura durante a reunião. “Como a abertura é ampla, além dos lixos que acabam indo para dentro do bueiro, até cachorros de pequeno porte podem cair ali” expôs.

Segundo Silvio Klein, ao contrário da tubulação do esgoto, a da água da chuva é maior. “Isso faz com que os casos de entupimento sejam menores do que o do esgoto cloacal. Podem até acontecer entupimentos, mas são menos frequentes”, salientou o presidente da Comusa.

* Texto e foto encaminhados por Patrícia Pedrozo, estagiária de jornalismo do gabinete do vereador Nor Boeno.

registrado em: