28/06/2017 - Gabinete: Vereador Nor Boeno apresenta proposta para área da educação

por Jaime Freitas última modificação 24/01/2018 15h59

Na última sexta-feira, 23, o vereador Nor Boeno foi à Secretaria de Educação discutir com a titular da pasta, Maristela Guasselli, sobre a ideia de ter um projeto que cria, em Novo Hamburgo, o Núcleo Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Nejad), nos moldes do que existe em Campo Bom, destinado a conclusão do Ensino Fundamental e Médio.

Desde de 1998, o Nejad oportuniza jovens e adultos que não puderam ou não tiveram acesso à educação na idade regular. Para mudar a realidade, o poder público de Campo Bom viabiliza e estimula o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.

Sabendo, por meio de hamburguenses interessados, que as vagas são oferecidas exclusivamente aos moradores do município de Campo Bom, o vereador Nor Boeno levou a proposta para a secretária de Educação para juntos pensarem em uma proposta para Novo Hamburgo. Interessada na ideia, Maristela agradeceu ao vereador pela atitude. “Agradeço pela iniciativa de vir falar comigo antes de fazer algum projeto relacionado. Vou analisar o edital de Nejad de Campo Bom e entrar em contato com a secretária de lá, Simone Schneider, para conhecer melhor a proposta”, assegurou.

Os exames são oferecidos para: a conclusão do ensino fundamental – para os maiores de 15 anos; e para a conclusão do Ensino Médio, aos maiores de dezoito anos. Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames, ou seja, ao realizarem os provões o aluno recebe o diploma reconhecido pelo MEC.

As matrículas podem ser feitas separadamente, por disciplinas. Isto é, caso o aluno reprove em uma ou mais matérias no Ensino Médio, é possível fazer a prova e receber o diploma. O Núcleo municipal de Educação de Jovens e Adultos - NEJAD, funciona na Escola Municipal de Ensino Fundamental Borges de Medeiros, na Avenida São Leopoldo, nº 1.565, em Campo Bom.

Texto enviado pela estagiária de Jornalismo do vereador Nor Boeno (PT), Patrícia Pedrozo.

registrado em: