26/05/2017 - Gabinete: Vereador Vladi encaminha Requerimento que implanta motocicletas no SAMU

por Tatiane Souza última modificação 24/01/2018 17h05

Atendendo uma necessidade urgente da população hamburguense, o vereador Vladi Lourenço (PP) apresentou, nesta semana, o Requerimento nº 534/2017 que tem a finalidade de implantar motocicletas na frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) em Novo Hamburgo.
Segundo o parlamentar, o requerimento já está com o Executivo Municipal. “Minha expectativa é que a Indicação seja atendida, afinal de contas, temos exemplos de outros municípios, como São Leopoldo, que utilizam os veículos e têm muitos benefícios, entre eles um menor tempo de resposta nos atendimentos”.

Saiba Mais


Encaminhado ao Executivo Municipal, o Requerimento, conforme Portaria Nº2.971/GM/MS, de 8 de dezembro de 2008, institui o veículo motocicleta (motolância) como integrante da frota de intervenção do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU192), na cidade.
Em função do perfil epidemiológico das ocorrências, as emergências pré hospitalares demandam um tempo de resposta menor, pois as situações tempo-dependentes costumam ser as mais críticas e as responsáveis pelo maior número de sequelas e comprometimentos. Em diversas partes do mundo, estudos mostram a redução morbimortalidade tanto em eventos decorrentes de trauma quanto de causas clínicas, em função do atendimento pré hospitalar com menor tempo resposta. Nesta condição, menores são as sequelas, menores as complicações, menor o tempo de internação e menor o custo total do tratamento. Também costumam ser menor o tempo de reabilitação e o custo desta etapa. Assim a motolância se insere num contexto em que se busca a excelência do atendimento, pois seu tempo resposta é menor. É uma solução para a locomoção mesmo em condições de tráfego ruim nas grandes cidades e também para o difícil acesso em áreas remotas.

Texto - Jéssica Ramos, estagiária de Jornalismo

Foto: Daniele Souza/ CMNH

registrado em: