26/02/2018 - Vereador Nor Boeno acompanha problemas enfrentados na EMEI Irmã Valéria

por Luís Francisco Caselani última modificação 26/02/2018 22h53
26/02/2018 - Vereador Nor Boeno acompanha problemas enfrentados na EMEI Irmã Valéria

Foto: Patrícia Pedrozo/CMNH

Melhorias na infraestrutura e ampliação da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Irmã Valéria foram os pedidos feitos pelo diretor Eduardo Zanette ao vereador Nor Boeno (PT) na tarde da última quinta-feira, 22 de fevereiro, quando o parlamentar visitou o colégio.

Ao chegar, professores mostraram ao vereador o espaço que estava sendo organizado para receber os alunos para mais um ano letivo. Na ocasião, Zanette relatou que a principal carência é referente à rede elétrica. "A nossa maior necessidade no momento é a rede elétrica. Eu sei que outras escolas precisam também, mas, segundo informações que recebi, elas já estão sendo atendidas", informou. "Mas não podemos nos esquecer de nós, que também precisamos", avisou.

Segundo Josiane Canabarro, uma das professoras que também participou da conversa, houve momentos em que as crianças tiveram de ser retiradas da sala de aula devido a curtos na rede. "Não conseguimos instalar nem ar-condicionado por causa da precariedade", relatou.

Desde quando foi inaugurada, em 2003, a escola segue com a mesma fiação. "A rede era compartilhada com a unidade de saúde, que fica ao lado da escola. Recentemente, foi feita a mudança", informou Zanette. Além da rede antiga, o telhado também se encontra em más condições. No momento em que Nor Boeno chegou à escola, baldes estavam espalhados no espaço devido às goteiras.

Além de problemas na rede elétrica e no telhado, a escola também sofre com a escassez do número de vagas disponíveis, visto que, para a ampliação de turmas, seria necessário um espaço maior. Para o diretor da EMEI, uma das alternativas seria a construção de, pelo menos, duas ou três novas salas de aula. "Tem muitos pais que moram perto, aqui na rua da escola mesmo,  e precisam levar seus filhos para outras EMEIs", relatou.

De acordo com Nor Boeno, além de solicitar melhorias via pedido de providências à Prefeitura, a situação também será levada à secretária de Educação para a busca de soluções conjuntas. "Coloco meu mandato à disposição de vocês para que possamos unir forças e buscar melhorias", disse o vereador.

Atualmente, a escola conta um terreno, conseguido pela escola em 2013 por meio do Orçamento Participativo (OP), para a ampliação de sua estrutura. Apesar da conquista, a instituição de ensino publico não tem verba para construir novas salas de aula.

* Texto de Patrícia Pedrozo, estagiária de jornalismo do gabinete do vereador Nor Boeno.

registrado em: