24/08/2017 - Gabinete: Assessoria de Brizola participa de evento da Justiça Restaurativa

por Luís Francisco Caselani última modificação 23/01/2018 19h59

Na manhã desta quarta-feira (23), o assessor parlamentar do vereador Enio Brizola (PT), Maurício Cornely, participou do evento “Apresentando a Justiça Restaurativa: Ações e Práticas”, promovido pelo Juizado da Violência Doméstica e o Juizado da Infância e Juventude de Novo Hamburgo. A atividade foi realizada no Salão do Júri, no Foro de Novo Hamburgo.

Representando o vereador, que ocupa a presidência da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal, Cornely conheceu o método de construção de paz utilizado pela equipe da justiça restaurativa, através dos círculos de resoluções de conflitos, e que, por meio do diálogo, serve também para fortalecer pessoas e relações.

A Justiça Restaurativa fortalece vínculos familiares, entre colegas de trabalho e entre alunos e/ou professores, além de acolher egressos do sistema prisional e crianças e adolescentes que estejam em situação de acolhimento no Case. A prática desse método pode se dar dentro de fóruns, escolas, centros comunitários, associações, órgãos públicos, empresas, casas de acolhimento, centros de detenção, locais de cumprimento de medidas socioeducativas e outros.

“É uma experiência fantástica que diminuiu muito a criminalidade e os conflitos nas comunidades de Caxias do Sul. Aguardaremos agora o envio do projeto pelo Executivo, para tornar essa experiência uma política pública aqui no nosso município. Nosso mandato é parceiro dessa iniciativa”, ressalta Brizola.

* Texto e foto encaminhados pelo assessor parlamentar do gabinete do vereador Enio Brizola, Maurício Cornely.

registrado em: