22/09/2017 - Gabinete: Felipe Kuhn Braun lançará dois livros na terça-feira

por Maíra Kiefer última modificação 23/01/2018 19h43

No próximo dia 26 de setembro, o vereador Felipe Kuhn Braun (PDT) lançará dois livros: A morte: antigas tradições e suas representações no sul do Brasil e Alemães no Brasil: 1824 – 1945. O evento será realizado a partir das 20 horas na Fundação Scheffel, no Auditório Adão Adolfo Schmitt (Rua General Daltro Filho, 911 – Hamburgo Velho/ NH).

IMAGEM 7.jpgNo livro A morte: antigas representações e suas tradições no sul do Brasil, além de detalhado material iconográfico, o autor reproduziu documentos relacionados ao assunto, como cartas e telegramas, necrológios (obituários), santinhos e até mesmo propaganda de casas tumulares (diversos deles em alemão gótico e que agora estão traduzidos). Ele compilou este material e publicou as fotografias de falecidos, escultores de lápides, esculturas e decorações encontradas em antigos cemitérios. Além disso, há um capítulo sobre o significado dos símbolos utilizados em lápides e túmulos (nos cemitérios).

“A morte e o luto são considerados tabus, então busquei fazer uma pesquisa histórica sobre como esses assuntos eram tratados há 100 anos. Além disso, o livro conta com registros de 35 cemitérios da região e fotos dos falecidos nos seus caixões, o que era comum em tempos antigos”, comenta Felipe.  

Já na obra Alemães no Brasil: 1824 – 1945, Braun escreve como era a vida das pessoas na Europa e quais foram os motivos que levaram as famílias a emigrar. O jovem escritor também descreve o início das famílias no Brasil, registrando o legado deixado pelos migrantes de origens germânicas e seus descendentes para o país, em especial para a região Sul. 

“São 16 anos de pesquisas, durante este período formei um acervo de 37 mil fotos antigas e publiquei 15 livros, deles deles sobre municípios da região, quatro obras já foram reeditadas e três traduzidas para o alemão, mas ainda não foram publicadas. Sigo pesquisando, escrevendo e publicando, para preservar e compartilhar essas histórias”, resume o escritor.

Texto enviado por Elisângela Vanessa Schimidt, estagiária de Jornalismo do gabinete Felipe Kuhn Braun.