16/05/2017 – Gabinete: Vereador Nor Boeno acompanha o processo de tratamento de esgoto com macrófitas

por melissa-barbosa — última modificação 24/01/2018 17h37

Na manhã desta sexta-feira,12, o vereador Nor Boeno, integrante da Comissão de Meio Ambiente, foi à Estação de Tratamento da Comusa para saber mais sobre o tratamento biológico de esgoto feito com a planta macrófita aquática. Lá, conversou com o operador Melchior Klain.

O esgoto é despejado onde as macrófitas estão, após passam por um tanque onde é feita a aeração para aumentar o oxigênio da água. Só então a água pode ser despejada no arroio Wiesenthal, que deságua no Rio dos Sinos. Para atestar a eficiência do tratamento, o Ph do esgoto é medido no início e no fim do processo.

Odor forte

Devido ao odor forte do esgoto, o vereador recebeu reclamações de moradores da localidade. Isso porque a estação não fica em uma zona afastada da cidade, em frente à Escola Machado de Assis. Conforme Klain, o processo de tratamento biológico está há cerca de quatro anos em fase de teste. Segundo ele, se esse processo for implantado para tratar o esgoto da cidade, a área para a colocação da macrófita tem que ser grande e até mesmo afastada da cidade devido ao odor forte do esgoto.

Seminário Impactos do Tratamento de Esgoto sobre a Qualidade da Água

No dia 2 de junho, será realizado na Câmara o seminário Impactos do Tratamento de Esgoto sobre a Qualidade da Água, organizado pela Comissão de Meio Ambiente, da qual o vereador Nor Boeno faz parte. A atividade será em parceria com a Universidade Feevale. Os professores Günther Gehlen e Fernando Spilki e o presidente da Comusa, Silvio Klain, falarão sobre as estações de tratamento de água e esgoto da cidade, a utilização das macrófitas para o tratamento do esgoto, o uso de tecnologias e o processo da retirada de resíduos da água.

Para saber mais sobre o seminário clique aqui.  

*Matéria enviada por Patrícia Pedrozo, estagiária de Jornalismo no gabinete de Nor Boeno.

registrado em: