15/08/2017 - Gabinete: Nor Boeno apoia oficina sobre alimentação saudável

por Maíra Kiefer última modificação 23/01/2018 20h06

A tarde do último sábado, 12 de agosto, foi dedicada aos cuidados com a saúde. Com o apoio do vereador Nor Boeno, a Biblioteca Comunitária da Vila Iguaçu, no bairro Canudos, realizou uma oficina sobre alimentação saudável. Na ocasião, quem participou aprendeu a fazer biomassa de banana verde, conhecida também como manteiga de banana verde. A atividade também contou com a presença da ex-primeira-dama de Novo Hamburgo Jorgia Seibel.

No encontro, dicas sobre alimentação saudável e observações sobre propriedades de plantas foram dadas pela oficineira, Solange Manica, professora aposentada de Biologia e representante da Economia Solidária. "O Caruru é recomendado para mulheres que já passaram dos 30 anos de idade. Normalmente, cresce em boas terras, ricas em potássio, e suas sementes podem ser ingeridas torradas ou em pães e outras receitas", sugeriu. Solange, que se dedica atualmente à alimentação alternativa, também aproveitou o momento para relatar o passo a passo para fazer parte da Economia Solidária, a qual, segundo ela, está em ascensão no Rio Grande do Sul e no Vale do Sinos.

"Atividades assim fortalecem vínculos comunitários, geram renda e ainda levam conhecimento à comunidade sobre práticas simples e úteis que podem mudar a vida de muitas pessoas", observou o vereador.

"Fazer com que a comunidade tenha uma fonte de renda alternativa" é o que Jorgia Seibel, ex-primeira-dama de Novo Hamburgo, também pretende ao reunir mulheres para aprender algo novo. "Nunca paramos de fazer nossos trabalhos na comunidade. Já fizemos, no bairro Santo Afonso, oficinas de sabão, fuxico e bolacha", contou ela, que pretende dar continuidade às atividades na comunidade hamburguense.

Depois de pronta, a manteiga foi experimentada em pães e colocada em recipientes para que pudesse ser levada para casa. Na ocasião, cerca de 14 porções da biomassa foram feitas.

BIBLIOTECA

A Biblioteca Taniele Tavares Vilela faz parte da Associação Cultural da Vila Iguaçu, que tem o objetivo de incentivar à leitura e utilizar o espaço para a realização de atividades que envolvam a comunidade e levem a ela cultura e conhecimento.

A professora da rede municipal e estadual de ensino, Maria Elete Viana, foi protagonista do projeto. "A ideia, desde o início, foi de ter um grupo tocando o projeto, e não apenas uma pessoa", disse Maria Elete, feliz com o trabalho da líder comunitária.

Marli Boeno está dando continuidade ao projeto com o apoio da líder comunitária Seloni Soares.

"Nunca podemos dizer eu fiz. Nós fizemos. Somos um grupo. Um grupo que segue unido com a missão de buscar recursos para manter o espaço em funcionamento", explica Marli, que realiza brechós com doações de roupas e calçados conseguidos com o esforço de todos que lutam para que a vida das pessoas seja transformada por meio do trabalho comunitário.

"A ideia é buscar parcerias com universidades, etc", disse Maria Elete, criadora do projeto. Segundo elas, está marcada uma reunião para definir a atividade de reinauguração da Biblioteca, a qual foi reformada há pouco tempo e segue com retoques sendo feitos.

* Texto enviado por Patrícia Pedrozo, estagiária de Jornalismo do vereador Nor Boeno.

registrado em: