11/09/2017 - Gabinete: Nor Boeno participa da diplomação dos vereadores mirins

por Maíra Kiefer última modificação 23/01/2018 19h48

6 de setembro - diplomação vereador mirim (21).JPGA tarde da última quarta-feira, 6 de setembro, foi especial. Isso porque 14 estudantes eleitos receberam o diploma de vereador mirim. A primeira edição do Projeto Vereador Mirim foi organizada pela Escola do Legislativo, em parceria com a Secretaria de Educação (Smed), sendo voltada para alunos do 6º ao 9º ano. Em Novo Hamburgo, sete escolas aderiram à iniciativa que visa incentivar à cidadania e ao conhecimento sobre política. 

Os certificados também foram entregues para seis suplentes que estavam presentes na ocasião. Milena Quevedo Peres, 12 anos, 7º ano, da EMEF Presidente João Goulart, teve seu diploma entregue pelo vereador Nor Boeno. “É divertido! Eu me sinto importante e feliz por ter sido eleita”, diz ela ao falar sobre a sensação de participar do projeto e ficar na suplência.

Cursos profissionalizantes para os alunos foi a proposta de Hosana Embarach Garsk, 14 anos, 7º ano, eleita a vereadora mirim na EMEF Presidente João Goulart, bairro Rincão, com 52 votos. Segundo ela, o motivo pelo qual foi eleita se deu devido as suas propostas maduras em sua campanha. “Os alunos não querem só se divertir, querem algo para seu futuro, algo que acrescente conhecimento”, destaca. Para vencer o pleito, Hosana também contou com a orientação dos professores. “Fiquei meio confusa no começo, mas com os nossos professores nos auxiliando ficou mais fácil. Achei até que eu não ganharia”, disse ela, que gostou da experiência.6 de setembro - diplomação vereador mirim (33).JPG

Feliz em ver a nova geração se envolvendo com a política, o vereador Nor Boeno parabenizou as participantes e percebeu que até mesmo para a eleição mirim é preciso estabelecer métodos, critérios e enfrentar de cabeça erguida. “Por mais confiante que o candidato esteja, bate aquela preocupação: será que eu vou ganhar? A campanha é uma caixinha de surpresas, tanto para nós e, acredito, quanto para eles”, observou o parlamentar. “Fico feliz em saber que, mesmo tão pequenos, já estão se tornando pessoas responsáveis e que pensam no futuro”, acrescentou.

Chamados pela presidente da Câmara, Patricia Beck (PPS), os alunos sentaram-se nas cadeiras da Tribuna de Honra da Casa para acompanhar a diplomação. Durante o ato, comprometeram-se em desempenhar o mandato para firmação dos valores da liberdade e da vida digna, combatendo a intolerância, defendendo a cidadania e batalhando pela construção de uma nação democrática, justa e igualitária.

O PROJETO

O Vereador Mirim foi instituído por meio do Decreto Legislativo nº 5/2017, proposto pela Mesa Diretora e aprovado por unanimidade pelos demais vereadores. Inicialmente, turmas das escolas envolvidas participaram de palestras na Câmara, conhecendo o Palácio Cinco de Abril e aprendendo sobre atribuições e deveres dos parlamentares. Em seguida, material pedagógico elaborado por uma comissão de apoio formada por servidores da Casa foi trabalhado em sala de aula, culminando na eleição dos vereadores mirins. Cada escola teve autonomia para definir seu processo eleitoral e eleger seus dois representantes.
Agora diplomados, os vereadores mirins serão instruídos pelos professores por meio de um novo material pedagógico, dessa vez voltado para a elaboração de projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências. Os estudantes participarão de uma nova sessão no final de novembro, quando poderão apresentar suas matérias legislativas.

registrado em: