08/06/2017 - Gabinete: Felipe propõe programa de adoção de escolas por empresas

por Maíra Kiefer última modificação 24/01/2018 16h16

Na sessão da tarde desta quarta-feira, 7, o vereador Felipe Kuhn Braun (PDT) apresentou o Projeto de Lei n°65, que institui o programa de parceria “A União faz a Educação - Adote uma Escola”, e dá outras providências.

A proposta dispõe, entre outros tópicos, sobre o incentivo de pessoas jurídicas para se tornarem parceiras do Poder Público ao contribuir com melhorias na qualidade de ensino na rede pública municipal. A participação de empresas no programa acontecerá através da doação de equipamentos, livros, uniformes, materiais escolares, carteiras, promoção de palestras sobre saúde, meio ambiente e outros temas de interesse dos alunos, patrocínio de obras de manutenção, reforma e ampliação de prédios escolares ou de outras ações que visem beneficiar o ensino nas escolas municipais.

Braun justifica a implantação do projeto diante da extrema importância que a educação representa na sociedade, na construção da dignidade e cidadania. "Uma educação bem estruturada reflete diretamente na qualidade de vida de um Município. Durante seis anos fazendo palestras, conheci quase todas as 86 escolas da nossa cidade. Percebi que esses locais precisam de melhorias, manutenção constante, ampliações e reformas. Recentemente a prefeitura anunciou uma verba de R$ 5 milhões para atender parte desses colégios, mas sabemos que não é suficiente e que muitos têm um patrimônio que precisa de uma atenção maior porque são prédios com mais de 50 anos. Não queremos tirar a responsabilidade do Poder Público em manter as escolas, mas já existem tantas pessoas que se disponibilizam para auxiliar as escolas, então, o que buscamos através desse projeto é facilitar o caminho para que as empresas possam ajudar ou continuar ajudando a melhorar a educação hamburguense”, relatou Felipe.

* Texto enviado por Elisângela Vanessa Schimidt, estagiária de Jornalismo do vereador Felipe Kuhn Braun.