05/10/2017 - Gabinete: Sugestão da vereadora Marcia Glaser beneficiará entidades sociais

por Luís Francisco Caselani última modificação 05/10/2017 12h38

A vereadora Marcia Glaser (PMDB) enviou ao Poder Executivo a Indicação n° 4380/2017, que sugere que até 6% do Imposto de Renda seja descontado antecipadamente da folha salarial dos servidores públicos e destinado ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e ao Fundo Municipal dos Direitos e Cidadania do Idoso. Para a vereadora, que também é presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Novo Hamburgo (CMDCA), a antecipação permitirá o apoio e a manutenção de projetos sociais na cidade.

Atualmente, o desconto do Imposto de Renda é feito de forma opcional e no final do ano, o que, de acordo com Marcia, acaba gerando um desperdício. "Infelizmente, nesse formato opcional muitas pessoas acabam esquecendo de realizar a doação ou ainda nem sabem que podem fazer isso. Todas as cidades do Vale do Sinos, juntas, arrecadaram em 2014 cerca de R$ 862 mil nesse sistema, mas, se o desconto fosse antecipado, como estou propondo, teríamos um valor próximo a R$ 13 milhões", aponta a vereadora.

Os servidores públicos poderão escolher qual entidade será beneficiada com os 6% de seu Imposto de Renda. Também consta na Indicação da vereadora a sugestão de que o valor seja descontado em três parcelas, nos salários referentes aos meses de setembro, outubro e novembro do exercício seguinte ao da efetivação da doação, para não gerar nenhum ônus aos funcionários.

* Foto de Thanise Melo/CMNH.