Vereadores aprovam repasse de R$ 15 mil para a realização da Carreteada de Lomba Grande

por Luís Francisco Caselani última modificação 28/02/2018 20h06
28/02/2018 – Os parlamentares hamburguenses aprovaram por unanimidade na sessão desta quarta-feira, 28 de fevereiro, o Projeto de Lei nº 10/2018, que autoriza o Executivo a conceder auxílio financeiro no montante de R$ 15 mil para a Associação Amigos Carreteiros de Lomba Grande. O objetivo do repasse é subsidiar despesas de custeio e administração da entidade e proporcionar a implementação de projetos e atividades de valorização da agricultura familiar, entre as quais a Carreteada de Lombra Grande, evento que chega em 2018 a sua 15ª edição.

O PL nº 10/2018 havia sido protocolado na Câmara no próprio dia 28, entrando na pauta de votações após pedido de urgência do Executivo. O texto estabelece prazo de 60 dias, contados a partir da liberação da verba, para que a entidade preste contas sobre a utilização do valor. Caso o recurso seja utilizado para outro fim, ou a prestação de contas seja reprovada ou apresentada fora do prazo, a entidade ficará responsabilizada pela restituição do valor transferido, acrescido de juros e correção monetária.

Carreteada

A 15ª Carreteada de Lomba Grande ocorrerá nos dias 3 e 4 de março. O tradicional desfile, com duração aproximada de quatro horas, tem início às 13h30min de sábado, dia 3, na estrada Afonso Strack, 630. De lá, os carreteiros percorrem ruas do bairro até a chegada na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, onde permanecerão acampados até as 17h de domingo. O local receberá diferentes atividades culturais, com comidas típicas e apresentações artísticas e musicais. Os eventos são gratuitos e de livre acesso a todos os interessados. A Carreteada de Lombra Grande integra o calendário de eventos oficiais do Município.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.