Vereadores aprovam ponto facultativo na sexta-feira

por Luís Francisco Caselani última modificação 05/09/2017 00h05
04/09/2017 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou na noite desta segunda-feira, 4 de setembro, em primeiro turno, o Projeto de Decreto Legislativo nº 9/2017. De autoria da Mesa Diretora, o texto decreta ponto facultativo no ambiente legislativo na sexta-feira, dia 8, data posterior ao feriado alusivo à Independência do Brasil. As oito horas correspondentes ao expediente deverão ser compensadas pelos servidores, conforme ordem de serviço a ser publicada.

A Mesa Diretora, composta pela presidente Patricia Beck (PPS), seu vice, Naasom Luciano (PTB), e os secretários Felipe Kuhn Braun (PDT) e Vladi Lourenço (PP), esclarece que a medida visa a compensar horas excedentes acumuladas pelos funcionários em razão de sessões e eventos noturnos, assim como garantir uma economia de recursos.

Confira o PDL nº 9/2017 na íntegra.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.