Vereadores aprovam concessão do nome Garopaba a rua no loteamento Santa Catarina

por Luís Francisco Caselani última modificação 14/03/2018 21h23
14/03/2018 – O Legislativo hamburguense aprovou por unanimidade na tarde desta quarta-feira, 14 de março, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 144/2017, de autoria do vereador Professor Issur Koch (PP), que atribui o nome Garopaba a uma via pública sem denominação oficial no loteamento Santa Catarina, no bairro Lombra Grande. A via tem início na divisa sudeste do loteamento, sendo a terceira paralela à rua Ernesto Ricardo Brock. Issur explica que a sugestão do nome da cidade catarinense partiu dos próprios moradores.
Vereadores aprovam concessão do nome Garopaba a rua no loteamento Santa Catarina

Foto: Viccenzo Zang/CMNH

Leia na íntegra o PL nº 144/2017.

Garopaba

O nome Garopaba tem sua origem atrelada ao idioma tupi-guarani, significando “enseada de barcos”. O local foi registrado ainda em 1525, quando serviu de refúgio a expedição naval espanhola durante forte temporal. Anteriormente habitada por indígenas, a área recebeu seu primeiro povoado em 1666, formado por imigrantes açorianos. Em 1793, foi criada a Armação de São Joaquim de Garopaba, elevada no século seguinte às condições de freguesia e, posteriormente, vila. Em 1923, Garopaba passou a integrar o município de Imbituba, chegando à emancipação no dia 19 de dezembro de 1961.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.