Vereadores aprovam concessão de auxílio financeiro para a Sociedade Gaúcha de Lomba Grande

por Daniele Silva última modificação 22/11/2017 20h16
22/11/2017 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou nesta quarta-feira, 22 de novembro, em primeiro turno, o Projeto de Lei nº 145/2017, que autoriza o Executivo a conceder, mediante convênio, auxílio financeiro à Sociedade Gaúcha de Lomba Grande para subsidiar a realização de atividades artísticas, culturais e campeiras desenvolvidas pela entidade, em especial o 33° Rodeio Interestadual e o 10º Rodeio Internacional. O valor repassado será de R$ 30 mil. A aprovação foi unânime.
Vereadores aprovam concessão de auxílio financeiro para a Sociedade Gaúcha de Lomba Grande

Thanise Melo/CMNH

Por solicitação do vereador Gerson Peteffi (PMDB), o representante da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande Aurélio Strack utilizou a tribuna para pedir a aprovação do projeto. O tradicionalista lembrou que no próximo ano a entidade irá comemorar 80 anos, sendo anterior à criação do Movimento Tradicionalista Gaúcho. “O rodeio leva o nome de Novo Hamburgo a diversas localidades. Por isso, peço o auxílio dos senhores para liberação desse recurso, que não é muito grande, mas indispensável para nós.” Sergio Hanich e Gerson Peteffi, ambos do PMDB, lembraram a realização da Carreteada de Lomba Grande. Serjão lembrou que é preciso aprovar as subvenções com antecedência, uma vez que nos últimos anos o recurso foi liberado somente após a realização desse evento.

O PL nº 145/2017 determina que a entidade, sem fins lucrativos, preste contas sobre a utilização dos recursos até 60 dias após seu recebimento. Caso o recurso seja empreendido em finalidade diversa ao que foi aprovado e sancionado ou a prestação de contas apresente irregularidades, caberá à Sociedade Gaúcha de Lomba Grande a restituição dos valores aos cofres públicos, acrescidos de juros e correção monetária. O Executivo justifica a matéria explicando que, além da promoção da cultura gaúcha, os eventos envolverão campanhas de arrecadação de alimentos, que serão distribuídos a outras entidades voltadas a crianças com idade escolar. O projeto recebeu aprovação das Comissões de Constituição, Justiça e Redação (Cojur) e Competitividade, Finanças, Orçamento, Economia e Planejamento (Cofin) no início da mesma tarde de quarta-feira.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.