Valesca Berlitz dá nome a via pública

por Tatiane Souza última modificação 27/06/2017 01h13
26/06/2017 – O Projeto de Lei nº 62/2017, de Felipe Kuhn Braun (PDT), foi aprovado por unanimidade em segundo turno na sessão desta segunda-feira, 26. O texto dá nome de rua Valesca Berlitz a uma via pública sem denominação oficial, com início na rua Solidariedade e que se estende em direção sudeste/sul até encontrar a rua 16, tratando-se de arruamento da regularização fundiária da Vila Palmeira, no bairro Santo Afonso.

 Histórico

Valesca Berlitz nasceu em 1º de março de 1914, filha de Pedro Boll Filho e Maria Seger. Estudou no Colégio Santa Catarina. Casou-se no ano de 1936 com Arthur Emílio Berlitz, com quem teve quatro filhos. Moradora do bairro São Jorge, Valesca era agricultora, dona de casa e integrante da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, de Hamburgo Velho. Participava ativamente do apostolado da oração e auxiliou para a construção da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e para a Capela Divina Providência, a qual passou a pertencer. Participou também de diversas atividades comunitárias, entre elas do Clube de Mães de Terceira Idade do bairro. Faleceu em 1º de fevereiro de 2010.

Para o projeto virar lei

Para que um projeto se torne lei depois de aprovado em segunda votação, ele deve ser encaminhado à Prefeitura, onde poderá ser sancionado e promulgado (assinado) pela prefeita. Em seguida, o texto deve ser publicado, para que todos saibam do novo regramento. Se o documento não receber a sanção no prazo legal, que é de 15 dias úteis, ele volta para a Câmara, que fará a promulgação e ordenará sua publicação. Quando isso ocorre, é dito que houve a sanção tácita por parte da prefeita.

Há ainda a possibilidade de o projeto ser vetado (ou seja, rejeitado) parcial ou totalmente pela prefeita. Nesse caso, o veto é analisado pelos vereadores, que podem acatá-lo, e então o projeto não se tornará lei, ou derrubá-lo, quando também a proposta será promulgada e publicada pela Câmara.